Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Impressões ao dirigir: novo VW Tiguan, logo mais no Brasil

Versão de 7 lugares está confirmada para o início de 2018; produção virá do México

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 mar 2017, 16h36 - Publicado em 29 mar 2017, 16h10
Segunda geração foi apresentada no ano passado na Europa
Segunda geração foi apresentada no ano passado na Europa (Divulgação/Volkswagen)

É oficial: a VW vai vender o novo Tiguan no Brasil. O SUV será lançado no final do ano, mas as vendas começam somente em 2018. A versão de estreia será a topo de linha, equipada com motor 2.0 TSI de 220 cv e carroceria de 7 lugares.

Mas há outras opções que a fábrica estuda trazer – como uma versão de 5 lugares e duas motorizações: 2.0 TSI de 180 cv e 1.4 TSI de 115 cavalos. A transmissão será sempre automática de sete marchas, com dupla embreagem e tração integral 4Motion.

Fomos a Wolfsburg, Alemanha, onde fica a sede mundial do Grupo VW e avaliamos a versão 2.0 de 220 cv, de cinco lugares, no padrão mais completo Highline. Visualmente, o novo Tiguan é bem diferente de seu antecessor. O SUV ganhou linhas mais retas, faróis de led e dimensões maiores, que fazem toda a diferença.

Visualmente, a impressão é de que o TIguan cresceu
Lanternas traseiras ganham formato de L (divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade
VW Tiguan
Faróis são de leds; impressão é de que o Tiguan cresceu (divulgação/Volkswagen)

Por dentro, o estilo segue o visual conhecido em outros modelos da marca, como o Golf, por exemplo. A semelhança está no painel, no console no volante e nos bancos. Mas seu painel é um pouco mais inclinado, projetado na base, envolvendo mais o motorista.

O acabamento da versão Highline é primoroso. Inclui painel bicolor com apliques que imitam fibra de carbono e bancos que, apesar de revestidos em tecido, possuem o centro forrado com material que imita camurça.

Continua após a publicidade
VW Tiguan
Interior segue o padrão VW, com opção de painel totalmente digital e configurável (divulgação/Volkswagen)

Nas laterais das portas, a VW não economizou. Além do plástico de boa aparência, há enxertos de tecido, na parte superior; couro, nos apoios de braços e feltro revestindo os porta-trecos, para abafar ruídos.

O aumento das dimensões se refletiu no espaço interno. Na versão avaliada, cinco pessoas viajam com conforto. Na dianteira, tanto o motorista quanto o passageiro têm bancos com ajuste de altura e, na traseira, os bancos podem ser reclinados, em três posições, e descocados em até 18 cm liberando espaço no porta-malas. Com os bancos avançados a capacidade de bagagem é de 615 litros (contra 470 l disponíveis na geração anterior).

Continua após a publicidade
VW Tiguan
Bancos traseiros podem ser reclinados e deslocados (divulgação/Volkswagen)

Ao volante, o Tiguan se comporta como um típico VW. A direção é leve, mas precisa. E a suspensão é firme. Em linha reta, o conjunto oferece conforto, mas nas curvas não abre mão da estabilidade, segurando a tendência da carroceria oscilar.

O desempenho da versão 2.0 é interessante. Nas saídas, o SUV poderia ser um pouco mais esperto. Mas depois que embala, ele vai bem. Nas autoestradas alemãs, onde existem trechos em que a velocidade é liberada, chegamos a 220 km/h. Segundo a fábrica, a versão avaliada por nós acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 s. Mas esse número nos pareceu otimista.

Continua após a publicidade
Motor 2.0 TSI é um velho conhecido nosso
Motor 2.0 TSI é um velho conhecido nosso, com 220 cv e 35,7 mkgf (divulgação/Volkswagen)

O novo Tiguan é o primeiro SUV do Grupo VW, desenvolvido sobre a plataforma modular MQB, que serve de base para o Golf e também será usada nos novos modelos que serão produzidos no Brasil, como o novo sedã Virtus.

Mas o Tiguan que chegará ao nosso mercado virá da planta da VW no México. Como o lançamento ainda está longe, a VW não fala sobre os preços do carro. Mas, estima-se que ele virá acima do atual modelo, que hoje custa a partir de R$ 128.270 (na versão 1.4 TSI com tração dianteira).

Continua após a publicidade
Na Europa, todas as versões possuem tração integral 4motion
Na Europa, todas as versões possuem tração integral 4Motion (divulgação/Volkswagen)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.