O Argo, lançado em maio de 2017, foi uma grata surpresa. Faz pouco tempo, mas já dá para afirmar: o desenho e o acabamento são seus pontos fortes. O hatch também se destaca pela boa oferta de espaço na cabine, um pouco acima do que se encontra no segmento.
Com a chegada do Cronos, prevista para o início de março, começa o segundo capítulo dessa história.
Os preços do Cronos variam entre R$ 53.990 na versão 1.3 MT e chega aos R$ 69.990 na versão Precision 1.8 AT. Na prática, a versão de entrada está abaixo do Argo Drive 1.3 MT, de R$ 54.990. O Cronos Drive 1.3 MT custa R$ 55.990.
Não é só o nome e o porta-malas destacado da carroceria que diferenciam o Cronos do Argo. Com um par de vincos extra, o capô é exclusivo, terminando um pouco mais avançado em relação à grade. Esta também é exclusiva, com a parte negra em formato de ondas senoidais.
Um pouco mais abaixo, na linha inferior do para-choque, outra diferenciação: a grade é mais afilada e longa, pois não divide espaço com os faróis de neblina, estes reposicionados mais para as laterais, logo abaixo dos faróis principais.
Como não poderia deixar de ser, a traseira é o destaque. Dentre os atuais sedãs compactos do mercado, o Cronos é dono de uma das mais equilibradas proporções de volumes. E o visual caprichado reforça essa impressão.
As lanternas de led e bipartidas conferem um aspecto requintado. Visto pela traseira, o Cronos lembra muito o Audi A3.
Nosso primeiro contato foi com a versão top de linha, Precision 1.8 automática, aqui apresentada. Bem equipada, traz, de série, controles de estabilidade e tração e indicador de pressão dos pneus, e custa R$ 69.990.
Versão | Preço |
Cronos 1.3 manual | R$ 53.990 |
Cronos Drive 1.3 manual | R$ 55.990 |
Cronos Drive 1.3 automatizado | R$ 60.990 |
Cronos Precision 1.8 manual | R$ 62.990 |
Cronos Precision 1.8 automático | R$ 69.990 |
Mas os pacotes com rodas aro 17, ar digital, couro, chave presencial, retrovisor interno eletrocrômico, airbags laterais e câmera de ré são opcionais que podem levar o preço final do Cronos a cerca de R$ 80.000.
A cabine do Cronos é parecida com a do Argo. Se no hatch isso significa uma oferta de espaço um pouco acima da média, entre os sedãs a história muda.
Ao manter os mesmos 2,52 metros de entre-eixos do Argo, o Cronos fica próximo de rivais como o Hyundai HB20S (2,50 metros) e Chevrolet Prisma (2,53).
O comprimento, no entanto, explica o maior porte do Cronos: são 4,36 metros ante 4,23 do HB20S e 4,28 do Prisma.
Estes números também explicam o enorme porta-malas do Cronos: 525 litros, maior até do que o do seu concorrente mais recente, o Volkswagen Virtus, com 521 litros.
Internamente, apenas sutis mudanças diferenciam o Cronos do Argo. A superfície da faixa decorativa central do painel é fosca, na cor vinho – a do hatch é prateada.
Para acompanhar o desenho das novas portas traseiras, mais alongadas, o banco também é exclusivo.
Assim como o Argo, o Cronos tem um acerto macio de suspensão. Mas a engenharia da marca italiana se apressa em destacar que molas e amortecedores são próprios, com calibragem para se adequar à massa e dinâmica do sedã.
Ao volante, o Cronos repete o bom equilíbrio entre conforto e estabilidade do Argo. No limite de contorno das curvas de raio longo, a tendência é sair de frente, mas a carroceria inclina em nível aceitável, que não bota medo.
Nas frenagens mais fortes, repetição do bom equilíbrio: a dianteira até mergulha, mas a traseira não flutua, se mantendo sob controle.
Os pneus de perfil baixo (205/45 R17), no entanto, fazem com que parte das imperfeições do asfalto cheguem à cabine em nível pouco acima do ideal.
Potente (até 139 cv) mas defasado, o motor 1.8 tem bloco de ferro fundido e comando de válvulas simples (apesar do cabeçote multiválvulas) e sem variação.
Aspirado, seu fornecimento de força é linear. Até o seu ronco, mais abafado, foge do convencional.
Na pista de testes, sempre com gasolina, o Cronos seguiu a lógica: números muito parecidos com o Argo 1.8 AT6. O desempenho está dentro da média: aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 s e retomada de 80 a 20 km/h em 8,3 s (números bem melhores que os do Chevrolet Cobalt 1.8, mas inferiores ao do Virtus 1.0 TSI).
Mesmo com freios a tambor no eixo traseiro, o sedã também não decepcionou nas provas de frenagem e consumo (12.0 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada).
O Virtus, com quem vai brigar, tem uma receita mecânica oposta: motor pequeno, turbinado e com injeção direta. Quem vence essa briga? Nós já fizemos o comparativo – clique aqui para acessá-lo.
Teste de pista (com gasolina)
Cronos Precision 1.8 AT6 |
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Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,2 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 32,6 s – 160 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) | 5,0 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) | 6,6 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) | 8,3 s |
Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 em m | 16,1/26,9/64,7 |
Consumo urbano e rodoviário | 12,0 km/l e 14,2 km/l |
Ficha Técnica
Fiat Cronos Precision 1.8 AT6 |
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Preço | R$ 72.000 (estimado) |
Motor | flex, diant., transv., quatro cilindros, 1.747 cm3, 16V, aspirado, 139/135 cv a 5.750 rpm, 19,3/18,8 mkgf a 3.750 rpm |
Câmbio | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Suspensão | McPherson (dianteiro)/ eixo de torção (traseiro) |
Freios | discos ventilados (dianteiro)/ tambor (traseiro) |
Direção | elétrica. diâmetro de giro 10,5 m |
Rodas e pneus | 205/45 R16 |
Dimensões | comprimento, 436,4 cm; largura, 172,6 cm; altura 151,6 cm; entre-eixos, 252,1 cm; peso, 1.271 kg; tanque, 48 l; porta-malas, 525 l |