Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Hyundai Veracruz era grande e potente; relembre o primeiro teste

Com lugar e conforto para sete, o crossover tinha sempre tração 4x4, mas gostava mesmo é de um bom asfalto

Por Paulo Campo Grande
27 jan 2024, 14h04
Veracruz 3.8 V6, modelo 2007 da Hyundai, testado pela revista Quatro Rodas.
Modelo topo de linha da marca, o Veracruz é maior que os irmãos Tucson e Santa Fe. (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Publicado originalmente em dezembro de 2007

Em casa com mais de dois filhos, é comum que o caçula chegue num momento em que o orçamento doméstico já ultrapassa o previsto. No caso do Hyundai Veracruz foi diferente. O terceiro crossover da família, lançado no fim de 2006, já chegou com a estrada asfaltada pelo bom momento vivido pela marca. Com visual mais cosmopolita (e americano), ele é maior que seus irmãos Tucson e Santa Fe e teve suas linhas criadas no novo centro de design da marca, localizado, não por acaso, na Califórnia.

O Veracruz chegou ao Brasil em julho e concorre com modelos como Jeep Grand Cherokee Limited e Volkswagen Touareg V6, vendidos na mesma faixa de preço. Mas essa proximidade se deve mais à coincidência entre os preços que ao que eles entregam. Isso porque os rivais são utilitários esportivos na melhor acepção da palavra — equipados com sistemas de transmissão mais robustos, com opção de marcha reduzida –, enquanto o Veracruz é um crossover, sem ambições de se aventurar por trilhas off-road pesadas.

Veracruz 3.8 V6, modelo 2007 da Hyundai, testado pela revista Quatro Rodas.
(Marco de Bari/Quatro Rodas)
Nome mexicano

O primeiro nome do Brasil foi Ilha de Vera Cruz. Mas a Hyundai não sabia disso, quando batizou o crossover. Ela se inspirou na cidade de Veracruz, que fica no México. Tucson e Santa Fé, aliás, também são nomes de cidades, só que americanas. Tucson fica no Arizona e Santa Fé, no Novo México.

Compartilhe essa matéria via:

Em condições normais de temperatura, pressão e rodagem, o Veracruz tem tração 4×2 dianteira. O modo 4×4 entra apenas se for convocado pelo motorista (basta apertar um botão). E serve apenas para vencer obstáculos, descer ladeiras ou trafegar por trechos arenosos ou lamacentos, em velocidades inferiores a 30 km/h.

Continua após a publicidade
Veracruz 3.8 V6, modelo 2007 da Hyundai, testado pela revista Quatro Rodas.
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

O Veracruz não veio ao mundo para exibições de valentia. Sua missão é transportar pessoas com conforto. Para isso, ele é dotado de bancos de couro, sistema de som, teto solar elétrico e ar-condicionado digital. Ele oferece lugar para sete, em três fileiras de bancos (a terceira é escamoteável). Todos os ocupantes são contemplados com saídas individuais de ar-condicionado e airbags ” são dez ao todo.

O motorista conta com piloto automático, computador de bordo e coluna de direção regulável em altura e profundidade (a variação não é muito ampla, porém). No capítulo segurança: ABS e controles de tração e de estabilidade, de série.

Interior do Veracruz 3.8 V6, modelo 2007 da Hyundai, testado pela revista Quatro Rodas.
(Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Ao volante, ele continua sendo familiar. Os comandos estão à mão, são fáceis de manusear e suas funções são percebidas de forma intuitiva. O acabamento é agradável ao toque e também aos olhos. À noite, a iluminação suave, nas cores azul e branca, transmite uma atmosfera tranquila.

Mostradores do Veracruz 3.8 V6, modelo 2007 da Hyundai, testado pela revista Quatro Rodas.
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Em pisos bem conservados, o Veracruz roda com maciez e silêncio. No asfalto liso, o único barulho que incomoda a bordo é o do controle remoto de abertura das portas batendo no painel. Já as ruas esburacadas, embora as irregularidades não cheguem a perturbar a suspensão, provocam ruídos nas peças do acabamento.

Banco dianteiro de couro do Veracruz 3.8 V6, modelo 2007 da Hyundai, testado pela revista Quatro Rodas.
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Apesar das dimensões ” são 4,80 metros de comprimento, 1,75 de altura e 1,90 de largura ” o motorista tem a sensação de estar ao volante de um automóvel. Você só lembra que o Veracruz é um crossover grande quando freia e faz curvas.

Continua após a publicidade
Banco traseiro de couro do Veracruz 3.8 V6, modelo 2007 da Hyundai, testado pela revista Quatro Rodas.
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

A suavidade de comportamento, o desempenho do motor V6 de 270 cv e as quase 2 toneladas de peso formam uma combinação que pode surpreender os desavisados. Na hora de parar, o Veracruz pede que o motorista pise no freio com energia. E, nas curvas, que se respeite a velocidade aconselhada. Isso porque o Veracruz tende a sair de frente, quando seu limite é ultrapassado. Em nosso teste, no entanto, o crossover se saiu bem nas provas dinâmicas. A carroceria rola pouco para um crossover de grandes dimensões. A suspensão garante o equilíbrio. E os freios, paradas em espaços seguros.

Banco traseiro de couro do Veracruz 3.8 V6, modelo 2007 da Hyundai, testado pela revista Quatro Rodas.
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Para ir da imobilidade até os 100 km/h, o Veracruz precisou de apenas 9,5 segundos. Mas, nas ruas, ele reage melhor quando já está embalado. Levando-se em conta porte e categoria, nas medições de consumo ele se mostrou relativamente econômico, com as médias de 6,5 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada. Como se viu, a família Hyundai não está precisando fazer economia, mas nos dias atuais o comedimento nessa área é sempre bem-vindo e correto.

Porta-malas do Veracruz 3.8 V6, modelo 2007 da Hyundai, testado pela revista Quatro Rodas.
(Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Veredicto – O Veracruz cumpre o que promete, como crossover de luxo, e oferece conforto a bordo, sem descuidar da segurança. Pelo mesmo preço, porém, existem utilitários no mercado que, embora não sejam tão completos, têm aptidões para encarar as trilhas off-road com maior desenvoltura.

Ficha técnica – Hyundai Veracruz

  • Preço original: R$ 175.000
  • Preço corrigido: R$ 437.138 (IPCA)
  • Motor: gasolina, dianteiro, transversal, v6. em linha, 24V, DOHC, 3.778 cm3, 270 cv a 6.000 rpm, 36,2 kgfm a 4.500 rpm
  • Câmbio: automático, 6 marchas, tração integral sob demanda
  • Direção: hidráulica; 3,3 voltas entre batentes, 11,3 m diâmetro de giro
  • Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
  • Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
  • Pneus: 245/60 R18
  • Dimensões: comprimento, 484 cm; largura, 193 cm; altura, 175 cm; entre-eixos, 280 cm; porta-malas, 1.103 litros; peso, 1.965 kg
Motor do Veracruz 3.8 V6, modelo 2007 da Hyundai, testado pela revista Quatro Rodas.
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Teste – Hyundai Veracruz

Teste – Honda ZR-V

Aceleração
0 a 100 km/h: 9,5 s
0 a 1.000 m: 30,7 s

Retomadas
D 40 a 80 km/h: 4,7 s
D 60 a 100 km/h: 5,0 s
D 80 a 120 km/h: 6,4 s

Continua após a publicidade

Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 35,8 / 59,0 dBA
80/120 km/h: 55,3 / 60,8 dBA

Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 15,4/26,9/63 m

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.