Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Hyundai Santa Fe 7 lugares

Ele substitui o Veracruz na missão de carregar grandes famílias

Por Ulisses Cavalcante | Fotos Marco de Bari
Atualizado em 9 nov 2016, 00h47 - Publicado em 4 nov 2013, 21h06
impressoes

O Santa Fe não é xará de uma cidade americana por acaso. A Hyundai sempre esteve de olho no mercado de SUVs daquele país, um dos maiores segmentos dos Estados Unidos, e queria ter um veículo para agradar a esse público. Para isso nasceu o Santa Fe. Em sua terceira geração, ele é agora o SUV mais americano que a Coreia já viu. E isso pode ser um elogio ou um defeito, dependendo do ponto de vista.

O modelo atual substitui a geração anterior e ao mesmo tempo o SUV grandalhão Veracruz, de sete lugares. Para suprir essa ausência, a Hyundai trouxe ao Brasil duas versões, de cinco e sete assentos, ambas com o motor V6 3.3 – fora do país há um 2.4 turbinado e até uma versão diesel, mas não veremos nenhuma delas por aqui.

Nas fotos você vê a versão encarregada de substituir o Veracruz. Com uma terceira fileira de assentos, o novato carrega sete, mas aceita pouca bagagem quando os bancos estão armados. A capacidade volumétrica do porta-malas cai de 585 para 178 litros. Amigável com os ocupantes, a versão top é luxuosa e espaçosa. Mesmo na última fileira a área é satisfatória, embora seja adequada apenas para quem tem menos de 1,65 metro. Há saídas de ar exclusivas para quem viaja atrás e tomadas de 12V. Isso não compensa a falta de um sistema de entretenimento traseiro, mas permite a conexão de equipamentos portáteis. A segunda fila está instalada sobre trilhos elevados, o que permite regular o espaço para as pernas ou dar folga para quem vai na terceira fila.

O banco do motorista é o mais legal. É largo, tem regulagem elétrica com memória e vista privilegiada para um painel repleto de comandos. Embora o design seja moderno e limpo, a quantidade de botões e informações das telas complica a operação. Mesmo assim, faltam funções relevantes nesta faixa de preço. O Veracruz foi aposentado e levou para o retiro a bem-vinda tampa elétrica do porta-malas. Há a função ECO, que amansa o mapa do acelerador, mas faz falta o start-stop para desligar o motor em paradas longas e um detector de presença em pontos cegos.

Continua após a publicidade

Embora o desempenho seja animador, o SUV favorece o conforto. A combinação de couro tingido com plásticos texturizados nos bancos e painel emborrachado dá uma sensação de qualidade acima da média.

O volante elétrico tem três ajustes de rigidez, mas todos leves em excesso – configuração que tira boa parte do feedback da suspensão. A direção leve, somada ao ajuste macio da suspensão, mais o V6 silencioso e suave, americaniza o comportamento do Hyundai. Para completar os trejeitos de ianque, conta com traços opulentos e uma dianteira imponente. É tudo o que o americano quer – e que o antigo Santa Fe não tinha.

O sistema de navegação com monitor de 8 polegadas sensível ao toque é um dos melhores do mercado. Tem navegação semelhante à de smartphones e tablets. Para escolher uma estação de rádio, por exemplo, arrasta- se a página deslizando o dedo pela tela, como se faria num iPad. Há ainda Bluetooth, USB e GPS embutido.

Continua após a publicidade

Os 20 000 reais que separam o Santa Fe de sete lugares da versão de cinco incluem airbags laterais, teto solar, faróis de xenônio direcionais, couro, bancos dianteiros elétricos e aquecidos, sensor de chuva, freio de estacionamento elétrico e lanternas de led.

A tração integral funciona sob demanda. Atua primariamente na dianteira e divide a força em até 50% de acordo com as condições do terreno. É do sistema AWD parte dos créditos pelo comportamento dinâmico elogiável. E isso apesar da maciez das regulagens mais americanizadas.

VEREDICTO

Apesar do alto nível de conforto, o Veracruz oferecia mais espaço. Quem usa sete lugares com frequência vai notar o aperto.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.