Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Hyundai HB20S Platinum Plus é o HB20 mais caro e que faz até 17,1 km/l

Versão topo de linha tem tecnologia, acabamento e dirigibilidade de modelos superiores, mas é o único HB20 a ultrapassar os R$ 120.000

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 abr 2023, 10h11 - Publicado em 23 fev 2023, 16h50
Hyundai HB20S Platinum Plus
Hyundai HB20S Platinum Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Assim como o Hyundai HB20, o HB20S, a variante sedã da linha compacta, também passou por uma profunda reestilização em 2022. Para o sedã, porém, a mudança trouxe mais do que apenas novidades visuais e tecnológicas, ela promoveu um reposicionamento do modelo, que ganhou atributos de sedãs médios – e também um preço mais próximo deles.

O HB20S continua concorrendo com Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos e Volkswagen Virtus em suas versões mais baratas. O reposicionamento vem nas mais caras, em especial a Platinum Plus, testada por QUATRO RODAS, que ganha o título de HB20 mais caro à venda no Brasil e o único a ultrapassar os R$ 120.000, começando em R$ 123.790. Este parte para a briga em um degrau acima, com Honda City e Nissan Versa.

Hyundai HB20S Platinum Plus
Hyundai HB20S Platinum Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por fora é fácil identificar o HB20S Platinum Plus, já que ele faz valer seu status de versão topo de linha com algumas exclusividades. Entre elas estão os faróis, com assinatura e DRL em led, projetores e facho baixo e alto automáticos.

Embora os projetores deixem a aparência mais refinada, a iluminação halógena, combinada aos projetores, perde eficiência. É o tipo de iluminação que funciona melhor em refletores comuns. Ainda na dianteira, a enorme grade tem a trama com acabamento em preto brilhante e há faróis de neblina, também com projetores.

De lado, o novo HB20S em sua versão topo de linha tem cromados nas maçanetas e na base das janelas, e rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado.

Continua após a publicidade
Hyundai HB20S Platinum Plus
Hyundai HB20S Platinum Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A traseira é o ponto alto do sedã recém-renovado, que ganhou ares mais refinados e parece fazer parte de um segmento superior. As lanternas são interligadas como em todas as demais configurações, mas, como exclusividade, apenas a Platinum Plus tem iluminação em led que vai de um lado a outro, passando pela tampa traseira.

Acabamento caprichado e bom espaço

O acabamento é destaque no HB20S, com materiais e construção superiores aos seus rivais. Ele só não ganha no Honda City neste quesito. Os materiais são rígidos, mas de boa qualidade e aparência, e a montagem demonstra cuidado, sem grandes rebarbas aparentes ou vãos irregulares. Na versão mais cara, os plásticos são em cinza, contrastando com a faixa central em preto brilhante.

Hyundai HB20S Platinum Plus
Hyundai HB20S Platinum Plus (Divulgação/Hyundai)

Os bancos, com material que imita couro perfurado, são quase brancos. Um problema para o dia-a-dia de famílias, já que tende a demonstrar mais sujeiras e manchas, mas uma vantagem no refinamento. Uma opção mais escura, ou em preto, cairia bem. Já no apoio de braço das portas, que usa o mesmo material, faz falta uma espuma. Apoiar o cotovelo em plástico rígido incomoda.

Continua após a publicidade

Além do preço e da tecnologia, os sedãs compactos também têm se aproximado dos médios em espaço. É possível levar até três pessoas no banco traseiro do HB20, mas quem estiver nas extremidades será melhor servido, com bom espaço para pernas e cabeça. O espeço é digno de modelos maiores.

Hyundai HB20S Platinum Plus
Hyundai HB20S Platinum Plus (Divulgação/Hyundai)

Já no porta-malas, o sedã da Hyundai só ganha de um rival: o Onix. São 475 litros, contra 469 l do concorrente da GM. Já City (519 l), Versa (482 l) e Cronos (525 l) têm mais espaço no compartimento de bagagens.

O diferencial aqui fica para a abertura da tampa traseira, que além das formas tradicionais, como botão/alavanca interna e botão da chave, pode ser aberta por presença. Basta estar com a chave, seja em mãos, no bolso ou na bolsa/mochila, aproximar-se da traseira e esperar o veículo emitir quatro bips. A tampa será aberta automaticamente.

Hyundai HB20S Platinum Plus
Hyundai HB20S Platinum Plus (Divulgação/Hyundai)
Continua após a publicidade

Tecnologia é um diferencial

Além do acabamento, o HB20S Platinum Plus também se distancia dos rivais inferiores (Onix e Cronos) pelo nível de equipamentos e tecnologia, próximos dos superiores (City e Versa). Em todas as versões há seis airbags, ESP, assistente de partida em rampas, piloto automático e central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Hyundai HB20S Platinum Plus
Hyundai HB20S Platinum Plus (Divulgação/Hyundai)

Antes de continuar, vale uma observação sobre a central multimídia. É o mesmo tamanho de tela presente no Onix, com uma boa qualidade de imagem, mas que poderia ser maior. Além disso, a tela poderia ser mais voltada ao motorista, o que evitaria os incômodos reflexos laterais captados por ela. Isso prejudica a visualização.

Voltando aos equipamentos, o sedã ganha, no decorrer das versões, câmera de ré, chave presencial, volante com regulagem de altura e profundidade, sensores de estacionamento traseiros e quadro de instrumentos “digital”, com uma combinação de telas e mostradores.

Hyundai HB20S Platinum Plus
Hyundai HB20S Platinum Plus (Divulgação/Hyundai)
Continua após a publicidade

Como exclusividade na versão Platinum Plus, há monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital de uma zona, aletas para trocas manuais de marcha, start-stop e dois tweeters. Há o pacote de auxílios à condução, com frenagem automática de emergência, monitoramento de pontos cegos, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga e alerta de tráfego cruzado.

O carregador de celular por indução também é exclusivo, e fica quase que escondido abaixo dos comandos do ar-condicionado. Poderia ficar mais à mostra. Por último, há um sistema que alerta quando o veículo à frente se movimenta. Ou seja, caso você se distraia em semáforos ou congestionamentos e o veículo à sua frente se movimente, o HB20S emitirá um alerta visual e sonoro.

Hyundai HB20S Platinum Plus
Hyundai HB20S Platinum Plus (Divulgação/Hyundai)

Como anda e quanto bebe?

O HB20S Platinum Plus é equipado sempre com motor 1.0 turbo flex de 120 cv e 17,5 kgfm, e câmbio automático de seis marchas. Mesmo longe de um desempenho esportivo, o conjunto garante agilidade ao sedã em circuitos urbanos e rodoviários, com boas acelerações, retomadas e ultrapassagens, isso graças ao bom e precoce torque (a 1.500 rpm).

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Ele só não é mais rápido por culpa do câmbio, que privilegia o consumo e o conforto acústico, e trabalha sempre com marchas mais altas – consequentemente, com giros mais baixos. Assim, quando é exigido mais desempenho, ele leva algum tempo para reduzir à marcha ideal. Nada que incomode tanto e que não seja compensado com os bons números de consumo.

Hyundai HB20S Platinum Plus
Hyundai HB20S Platinum Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em nossos testes, feitos com gasolina, o sedã foi de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos – abaixo dos 10,4 s do City (1.5 aspirado) e acima dos 10,2 s do Onix Plus (1.0 turbo). As médias de consumo ficaram em 12,7 km/l em ciclo urbano e 17,1 km/l em ciclo rodoviário.

A dirigibilidade do HB20S é mais um ponto de lembrança para os sedãs médios, já que é refinada, com foco no conforto e há um ótimo trabalho no isolamento acústico. A suspensão é macia, absorve bem as imperfeições de asfaltos ruins e trabalha em silêncio. Mesmo assim, ele é “colado” ao chão em curvas, com estabilidade elogiável.

Veredicto

Com a reestilização recente, o HB20S passa a olhar para dois públicos diferentes: o que precisa de um sedã de entrada e o que deseja um médio, mas não consegue chegar lá. Ele servirá muito bem as duas extremidades. Quanto aos mais de R$ 120.000 cobrados pelo Platinum Plus, considerando o atual cenário brasileiro, não dá para criticar tanto diante de seus predicados em espaço, acabamento, tecnologia e mecânica. É um bom rival diante de City e Versa.

Teste do Hyundai HB20S Platinum Plus

  • Aceleração
    0 a 100 km/h: 10,3 s
    0 a 1.000 m: 31,8 s – 163,4 km/h
  • Velocidade Máxima: 173 km/h*
  • Retomada
    40 a 80 km/h: 4,7 s
    60 a 100 km/h: 6,5 s
    80 a 120 km/h: 7,6 s
  • Frenagens
    60/80/120 km/h – 0 m: 13,1/23,6/53,7 m
  • Consumo
    Urbano: 12,57km/l
    Rodoviário: 17,1 km/l

Ficha técnica do Hyundai HB20S Platinum Plus

Preço: R$ 123.790
Motor: flex., diant., trans., 3 cil., 12V, turbo, 998 cm³; 120 cv a 6.000 rpm, 17,5 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas; tração dianteira
Suspensão: independente, McPherson/eixo de torção (diant./tras.)
Freios: disco ventilado (diant.)/ tambor (tras.)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga-leve, 195/55 R16
Dimensões: comprimento, 432,5 cm; largura, 172 cm; altura, 147 cm; entre-eixos, 253 cm; vão livre do solo, 16 cm; porta-malas, 475 l; peso, 1.137 kg; tanque: 50 l

 

 

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.