Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Hyundai HB20 Premium Automático

Com a chegada da linha 2016, o modelo ganhou para-choque com desenho exclusivo, bem diferente do que foi aplicado no facelift dos HB20 "normais"

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 23 nov 2016, 20h21 - Publicado em 26 dez 2015, 19h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Hyundai HB20X Premium Automático 01
    Grade frontal tem desenho exclusivo com moldura cromada ()

    Em outubro, o HB20 “normal” chegou remodelado às concessionárias. Em meados de novembro, foi a vez da versão com roupagem aventureira. Mais adornado, o HB20X evidencia as mudanças aplicadas à linha 2016 – até porque a categoria em que atua é assumidamente cosmética. O facelift deixou o HB20X mais exclusivo que seus irmãos, sobretudo por conta da grade dianteira, com moldura cromada,  acabamento menos esportivo e mais refinado. Na traseira, porém, a Hyundai pesou a mão: o novo layout do para-choque até agrada, mas os olhos insistem em focar apenas os gigantescos e desproporcionais discos refletores. Até quem é da casa desaprovou o tamanho das peças: “Eles são ainda maiores que os da Captiva. Prefiro os refletores horizontais do HB20 normal, menor e mais bem integrados à capa do para-choque”, disse um funcionário da Hyundai que, lógico, pediu sigilo sobre seu nome. Concordo com ele em tudo.

    Hyundai HB20X Premium Automático 05
    No facelift, refletores gigantes foram adicionados ? traseira ()

    O HB20X será vendido em dois níveis: Style, com câmbio manual e automático, e Premium, só automático. A distribuição de equipamentos entre as versões tem algumas estranhezas, como o fato de guardar apenas para o nível máximo os belos e estreantes faróis com projetores e led, algo tão definidor do visual do carro,  além de itens básicos como banco traseiro bipartido e iluminação no porta-luvas. Os preços vão de R$ 55.395 (Style manual) a R$ 62.395 (Premium automático), com opção de banco de couro e central blueMedia (R$ 66.485).

    A versão cedida para test-drive, top de linha, incluía ainda os dois únicos opcionais: revestimento de couro marrom e sistema multimídia compatível com smartphones Android e Apple – para este, por enquanto, não há possibilidade de operação de sistemas de navegação.

    Hyundai HB20X Premium Automático 03
    Agora, direção tem assistência elétrica e câmbio ganhou duas marchas extras ()
    Continua após a publicidade

    Mecanicamente, as novidades são as mesmas do HB20. O motor 1.6 aposenta o tanquinho de gasolina para partidas a frio e as transmissões têm sempre seis marchas. Em ambos, a sexta funciona como uma marcha desmultiplicadora. Tomando como base os números do HB20 1.6 automático, isso se traduz em viagens com menor índice de consumo e ruído, já que a 100 km/h a rotação do motor é de apenas 2.250 rpm – no modelo 2015, com um automático de quatro marchas, o motor girava a 2 600 rpm. Enquanto o novo HB consome 10,8 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, o antigo fazia, respectivamente, 10,6 km/l e 13,6 km/l de gasolina.

    Hyundai HB20X Premium Automático 02
    Motor perdeu o tanquinho de gasolina para partidas a frio ()

    Hyundai HB20X Premium Automático 04
    A 100 km/h, a rotação do motor é de apenas 2.250 rpm ()

    Para reduzir ainda mais os níveis de emissões e de consumo, a Hyundai providenciou pneus de baixa resistência à rolagem e trocou a assistência hidráulica por uma elétrica, que não rouba potência do motor.

    Ficha técnica
    Preço R$ 62.000 (estimado)
    Motor flex,diant., transv., 4 cilindros, 1.591 cm³, 128/122 cv (gasolina/etanol) a 6.000 rpm, 16,5/16 mkgf a 5.000/4.500 rpm
    Câmbio automático, sequencial, 6 marchas
    Suspensão independente McPherson (diant.), independente eixo de torção (tras.)
    Freios disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
    Rodas e pneus liga leve, aro 16, 195/60 R16
    Dimensões 395,5 cm (comprimento), 171 cm (largura), 155 cm (altura), 250 cm (entre-eixos), 1.113 kg (peso), 300 l (porta-malas), 50 l (tanque de combustível
    Equipamentos de série ar digital, airbags frontais, laterais e de cortina, faróis com projetor, rodas aro 16, direção elétrica
    Continua após a publicidade

     

    Comparativo
    1.0 manual 1.6 manual 1.6 aut.
    Aceleração (0 a 100 km/h) 17,1 s 10,6 s 12 s
    Retomada (40 a 80 km/h – 60 a 100 km/h – 80 a 120 km/h) 9,6 – 16,8 – 28,5 s 7,4 – 10,9 – 15,8 s 5,7 – 7,3 – 9,1 s
    Frenagem (60 – 80 – 120 km/h) 15,3 – 30,2 – 66,6 m 15,8 – 27,6 – 66 m 16,7 – 29,6 – 70,1 m
    Consumo (urbano – rodoviário) 12 – 17,5 km/l 11,2 – 16,7 km/l 10,8 – 14,3 km/l

     

    VEREDICTO QUATRO RODAS

    Versão do hatch normal com roupa aventureira, o HB20X ganhou personalidade própria.

    ★★★★

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.