Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Hyundai HB20 Limited Plus é 1.0 completão que faz mais de 17 km/l

Sempre com motor 1.0 aspirado de até 80 cv, o modelo faz mais de 17 km/l na estrada e tem desempenho na média da categoria

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 abr 2024, 17h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Hyundai HB20 Limited Plus chegou como uma versão complementar à Limited, ganhando mais equipamentos por uma pequena diferença de preço. Pouco tempo depois, a Limited base saiu de cena. Assim, o Limited Plus assumiu de vez os papéis de HB20 mais completo abaixo dos R$ 100.000 e o mais caro com motor 1.0 aspirado.

    https://www.youtube.com/watch?v=9XBOqpX9ajw

    Na aparência, a única novidade da versão é a adoção de maçanetas cromadas. Todo o restante é idêntico ao da antiga Limited, com linhas já conhecidas desde a profunda reestilização, em 2022. 

    Como em todas as versões mais baratas, os faróis são simples, monoparábolas e com iluminação halógena até mesmo nas luzes diurnas (DRL), mas têm acendimento automático. De lado, as rodas são de 15 polegadas com pneus 185/60 e acabamento diamantado. A traseira também não tem qualquer novidade e segue com lâmpadas comuns nas lanternas – apenas a versão topo de linha tem leds.

    Hyundai HB20 Limited Plus
    Hyundai HB20 Limited Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Por dentro o HB20 se destaca frente a rivais como Chevrolet Onix e Volkswagen Polo, com um acabamento significativamente superior. Os plásticos utilizados, apesar de rígidos, têm boa qualidade e a montagem demonstra cuidado, sem vãos irregulares ou rebarbas aparentes. Há ainda uma mistura de texturas e tonalidades, como a faixa prateada central.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Os bancos são de tecido comum, em uma simplicidade que não acompanha o restante do acabamento. Porém, o tecido dos bancos não os desqualificam, já que há um ponto negativo que se sobressai: as abas laterais são mais largas do que deveriam e prejudicam o apoio das costas e da lombar, mesmo em pessoas menores. 

    Hyundai HB20 Limited Plus
    Hyundai HB20 Limited Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Bem equipado e espaçoso, mas quadro de instrumentos engana

    A central multimídia tem tela de 8 polegadas e Android Auto e Apple CarPlay sem fio, mas a tela poderia ser mais voltada ao motorista, já que ela acaba por captar luzes e reflexos vindos das janelas direitas que atrapalham a visualização. 

    Já o quadro de instrumentos, que é uma novidade da versão Limited Plus, precisa ser explicado com mais cuidado. Apesar de a marca comunicar que ele é digital, não é bem assim. Há uma pequena tela de 4,2 polegadas central para computador de bordo, como diversos outros modelos do mercado.

    Hyundai HB20 Limited Plus
    Hyundai HB20 Limited Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Os demais elementos brincam com outros mostradores também digitais, mas ainda mais simples, como os de velocidade e conta-giros, e iluminação, como é o caso das barras laterais que aumentam em quantidade ao se elevar velocidade e rotações do motor. 

    Entre os equipamentos, há também ar-condicionado, piloto automático, chave presencial com partida do motor por botão, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, ESP, assistente de partida em rampa e seis airbags. Não há sistemas de ADAS, mas é perdoável para uma das versões mais baratas do modelo.

    Hyundai HB20 Limited Plus

    Assim como a lista de itens de série, o espaço do HB20 também é bom. Atrás é possível levar dois ocupantes de estatura mediana sem problemas – mas, um terceiro terá um desafio ao precisar disputar espaço lateral com os demais, já que a cabine é estreita. Falta alguma conveniência para quem vai atrás, já que não há sequer uma porta USB. Ao menos, o apoio de braço das portas é estofado.

    Hyundai HB20 Limited Plus
    Hyundai HB20 Limited Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    As bagagens também vão sem aperto no compartimento de 300 litros. É uma boa capacidade e na média do segmento, mas não há abertura interna do porta-malas, apenas externa e pela chave.

    Desempenho na média e mais de 17 km/l na estrada

    O HB20 Limited Plus é a versão topo de linha com o motor 1.0 aspirado flex, que rende 75 cv com gasolina e 80 cv com etanol. O torque é de 9,4 kgfm com gasolina e 10,2 kgfm com etanol. O câmbio é sempre manual de cinco marchas que, vale dizer, tem engates fáceis e confortáveis.

    Nos nossos testes, feitos com gasolina, o modelo foi de 0 a 100 km/h em 14,8 segundos, número na média da concorrência. O único rival que fica deslocado – para pior – é o Polo MPI, que cumpre a mesma prova em 16,5 segundos.

    Hyundai HB20 Limited Plus
    Hyundai HB20 Limited Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O consumo também é o que se vê na média da concorrência, mas muito bom. Ele fez 13,5 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada, com gasolina.

    Continua após a publicidade

    Na prática, o HB20 é um carro de desempenho limitado, sem qualquer pretensão esportiva. Porém, é suficiente para a proposta, já que ele não dá qualquer indício de esportividade, ou algo do gênero. Por outro lado, ele não te fará passar sufoco. 

    Hyundai HB20 Limited Plus
    Hyundai HB20 Limited Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Na estrada até haverá necessidade de algumas reduções para que o hatch tome fôlego em aclives mais acentuados, mas não na mesma proporção dos rivais, já que a quinta do HB20 tem relação mais curta. Ou seja, quando na última marcha, o modelo manterá rotações maiores e, por consequência, terá potência e torque mais disponíveis.

    A direção, que até tem um ajuste direto, é focada no conforto, assim como a suspensão, que é macia e encara a buraqueira sem pancadas, sem movimentos abruptos na compressão e na descompressão dos amortecedores. As vibrações do motor são reduzidas, mas o isolamento acústico peca quanto aos barulho vindos do motor e das caixas de rodas.

    Hyundai HB20 Limited Plus
    Hyundai HB20 Limited Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Ou seja, ele pode não ter o desempenho de uma versão com motor turbo, mas é um carro com uma convivência muito tranquila e equilibrada, e acerta no conforto para rodagens urbanas e rodoviárias. 

    Quanto custa?

    O HB20 Limited Plus parte dos R$ 92.190. Pode parecer caro pra um carro com motor 1.0 aspirado, mas essa é a realidade atual do mercado brasileiro e, diante disso, ele mostra-se como uma das opções zero quilômetro mais atraentes da categoria.

    Seus principais rivais equivalentes, como Onix LT e 208 Style, são ainda mais caros: passam dos R$ 95.000 – vale dizer, porém, que o 208 tem itens mais chamativos, como faróis full led e teto panorâmico. Já o Polo MPI é mais barato, mas também perde em desempenho, conteúdo e acabamento.

    Hyundai HB20 Limited Plus
    Hyundai HB20 Limited Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Veredicto

    O HB20 Limited Plus é uma boa opção e atende bem diversas situações: solteiros, famílias, frotas de empresas, transportes por aplicativos, entre outros. Ele tem suas mancadas, é claro, mas compensa com bom espaço, mecânica robusta e barata, boa lista de equipamentos e é econômico.

    Teste – Hyundai HB20 1.0 1.0

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 14,8 s
    0 a 1.000 m: 36,08 – 145,23 km/h
    Retomadas
    D 40 a 80 km/h: 8,3 s
    D 60 a 100 km/h: 12,8 s
    D 80 a 120 km/h: 21,9 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0: 13,9/24,6/55,2 m
    Consumo
    Urbano: 13,5 km/l
    Rodoviário: 17,4 km/l
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx.: 35,8/66,8 dBA
    80/120 km/h: 64,9/69,4 dBA
    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h: 95 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h: 3.250 rpm
    Volante: 2,7 voltas
    Seu Bolso
    Preço básico: R$ 92.190
    Garantia: 5 anos

    Condições de teste: alt. 660 m; temp., 21 °C; umid. relat., 66%; press., 1.012,5 kPa. Realizado no TMT Campo de Provas

    Ficha Técnica – Hyundai HB20 1.0

    Motor: flex, diant., transv., 3 cil. em linha, 998 cm3; 12V,  80/75 cv a 6.000 rpm, 10,2/9,4 kgfm a 4.500 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
    Direção: elétrica
    Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
    Pneus: 185/60 R15
    Peso: 993 kg
    Dimensões: comprimento, 401,5 cm; largura, 172 cm; altura, 147 cm; entre-eixos, 253 cm; porta-malas, 300 litros; tanque, 50 litros

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.