Mesmo trafegando em uma faixa de preços mais elevada e longe de serem populares, os hatches compactos ainda são considerados os carros de entrada do país. E é por isso que as versões mais baratas são as que têm maior participação nas vendas destes modelos – regra que vale também para o Hyundai HB20, recém-renovado na linha 2023.
QUATRO RODAS já testou a versão topo de linha Platinum Plus 1.0 turbo automática e agora levamos pra nossa pista uma opção mais barata, a Comfort, que traz o conhecido motor 1.0 aspirado de até 80 cv e 10,2 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Ela parte de R$ 80.490 e deverá responder por uma parcela significativa das vendas, isso graças ao seu conteúdo.
É o mesmo conjunto mecânico que equipa a versão de entrada Sense, que não dispõe de itens como a central multimídia de oito polegadas com Apple Car Play e Android Auto e os retrovisores elétricos do Comfort. A linha do HB20 apresenta três versões de entrada equipadas com o propulsor aspirado: além da Sense e da Comfort, a Limited é a mais cara com esse conjunto mecânico.
Essa versão, além da multimídia, oferece alarme, chave com telecomando canivete, retrovisores elétricos e todos os itens já disponíveis na opção de entrada (Sense), como controle de tração e estabilidade, seis airbags, assistente de partida em rampa e até piloto automático, que não está presente em rivais como Chevrolet Onix, Peugeot 208 e do recém-lançado Citroën C3.
O 208 1.0 na versão Style, que custa R$ 82.990, leva vantagem por oferecer teto solar panorâmico, rodas de liga leve e faróis full led (item exclusivo do Peugeot no segmento). E ele e o Citroën C3 ainda dispõem de multimídia com tela de 10 polegadas.
Como anda o HB20 1.0?
A boa fama envolvendo a robustez mecânica é um dos destaques do HB20. Não por menos, o conjunto mecânico da versão aqui apresentada está presente no modelo desde o seu lançamento, há dez anos. De fato, é um conjunto que ainda rende elogios.
O câmbio tem engates precisos e curtos, agradável para condução urbana. O atributo de ter marchas “curtas” permite até uma tocada voltada para a esportividade – embora este não seja, nem de perto, o propósito dos 80 cv do hatch.
O propulsor Kappa 1.0 não é o mais potente da categoria entre os aspirados, mas também não está entre os que menos rendem. O Onix alcança 82 cv quando abastecido com etanol, 2 cv a mais que o HB20. Já C3, 208 e Argo equipados com o motor firefly, oferecem até 75 cv.
Porém, essa diferença de potência não ajudou o HB20 1.0 a ter um desempenho superior em nossos testes, feitos com gasolina. Sua aceleração de 0 a 100 km/h foi realizada em lentos 14,7 segundos. Enquanto isso, o 208 cumpriu a prova em 14,3 segundos e, o Onix, em 13,2 segundos.
Porém, além de diferenças pequenas, é preciso destacar que o desempenho não é um fator decisivo no momento da compra neste segmento, mas o consumo de combustível, sim.
E nesse quesito o compacto da Hyundai está muito bem cotado: ele fez médias de consumo de 13,5 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada. Isso o torna um dos hatches mais econômicos do país, perdendo por pouco para o rival Chevrolet Onix, que fez 13,9/17,6 (urbano/rodoviário) em nossas medições.
Além disso, mais uma curiosidade: o motor aspirado é mais econômico que o 1.0 turbo que também equipa o HB20 em suas versões mais caras. O turbinado, em nossos testes, teve as médias de consumo de respectivamente 13,2/15,1 km/l, na cidade e estrada.
No dia-a-dia o motor aspirado tem bom fôlego e cumpre bem os requisitos, e ainda traz a vantagem de ser um pouco menos ruidoso em relação ao propulsor turbo, principalmente em ponto morto. Medimos 35,8 decibéis em ponto morto para o aspirado, enquanto o turbo emite 37 decibéis. E esse silêncio ajuda no conforto a bordo.
Bem mais notável é a leveza da direção, que casa com a proposta de um veículo prático e dócil. Os pedais completam a experiência com comandos sem esforço e com uma sensibilidade apurada.
O HB20 1.0 chegou a ganhar a categoria até R$ 75.000 do Melhor Compra 2022 e o custo das revisões até 60.000 km foi um fator decisivo. O valor total do pacote é de R$ 3.470, enquanto os outros dois rivais “menores” cobram mais. O Mobi tem custo de R$ 5.080 e, o Kwid, de R$ 3.728.
Vantagens como bom conteúdo, motor confiável e econômico, e baixo custo de manutenção, aliadas com um design moderno e mais atraente, tornam o HB20 1.0 2023 um concorrente forte e difícil de ser superado. E isso explica o fato de atualmente ser o carro mais vendido do Brasil.
Teste – Hyundai HB20 1.0 Comfort 2023
Aceleração
0 a 100 km/h: 14,7 s
0 a 1.000 m: 36,08 – 145,23 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 8,3 s
D 60 a 100 km/h: 12,8 s
D 80 a 120 km/h: 21,9 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 13,9/24,6/55,2 m
Consumo
Urbano: 13,5 km/l
Rodoviário: 17,4 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 35,8/66,8 dBA
80/120 km/h: 64,9/69,4 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 95 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 3.250 rpm
Volante: 2,7 voltas
Seu Bolso
Preço básico: R$ 80.490
Garantia: 5 anos
Condições de teste: alt. 660 m; temp., 21 °C; umid. relat., 66%; press., 1.012,5 kPa. Realizado no TMT Campo de Provas
Ficha Técnica – Hyundai HB20 Comfort 1.0 2023
Motor: flex, diant., transv., 3 cil. em linha, 998 cm3; 12V, 80/75 cv a 6.000 rpm, 10,2/9,4 kgfm a 4.500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 175/70 R14
Peso: 993 kg
Dimensões: comprimento, 401,5 cm; largura, 172 cm; altura, 147 cm; entre-eixos, 253 cm; porta-malas, 300 litros; tanque, 50 litros