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Hyundai Creta Limited Safety melhora segurança sem pesar no preço

Nova versão ganha itens de segurança ativa e quadro de instrumentos digital, e pode significar uma iminente mudança na linha Creta

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 dez 2023, 17h01 - Publicado em 21 dez 2023, 17h00
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  • O Hyundai Creta ganhou, no último mês de agosto, as novas versões Comfort Plus, com foco estético, e Platinum Safety, focada em segurança. Uma terceira versão, porém, estreou sem qualquer comunicação por parte da marca: a Limited Safety, que ganha um interessante pacote de segurança.

    A falta de aviso sobre a nova configuração é curiosa, já que o Creta Limited Safety pode ser facilmente enquadrado como o de melhor custo-benefício na gama. Por R$ 147.890, ele tem uma lista de equipamentos atraente para quem busca por um SUV abaixo dos R$ 150.000, e sai por apenas R$ 1.500 a mais em relação à Limited, que serve de base.

    Mas isso pode indicar algo sobre o futuro da linha Creta. Assunto para daqui alguns parágrafos.

    Hyundai Creta Limited Safety
    Hyundai Creta Limited Safety (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Por fora, (quase) tudo igual

    Nas ruas será difícil identificar um Creta Limited Safety entre os vários Limited e Platinum (ou Platinum Safety, agora). A dianteira tem grade prateada com acabamento fosco, mesmo tom utilizado no aplique do para-choque.

    Os faróis automáticos têm assinatura diurna e noturna em leds, e são halógenos. Apesar da iluminação mais antiga (e barata) e de ser por projetores, combinação que costuma tirar eficiência do conjunto, o Creta entrega boa visibilidade noturna, com iluminação eficiente. Na nova versão, há facho alto adaptativo.

    Hyundai Creta Limited Safety
    Hyundai Creta Limited Safety (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    Na traseira, nada muda em relação às demais versões com motor 1.0 turbo. Estão lá as lanternas com assinatura em leds e o aplique prateado no para-choque. A lateral mantém as mesmas rodas das versões Limited e Platinum, com 17 polegadas e pneus 215/60. É neste ângulo, contudo, que está a única diferença estética do Limited Safety: as maçanetas são na cor do carro, não cromadas.

    Acabamento e espaço seguem como argumentos

    O bom acabamento sempre foi um dos destaques do atual Hyundai Creta, mesmo em suas versões básicas e intermediárias. É fato que não há materiais emborrachados ou revestidos no painel, diferente de seus rivais Jeep Renegade e Honda HR-V, mas há evidente cuidado na qualidade e no encaixe das peças.

    Hyundai Creta Limited Safety
    Hyundai Creta Limited Safety (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Há uma boa mistura de texturas e materiais, com plásticos em preto brilhante, que imitam aço escovado e até que imitam couro perfurado, em uma porção central do painel. Junto, há até costuras falsas para que a (boa) encenação do falso couro fique ainda mais realista. Dá resultado. Os bancos são em tecido, que poderiam ser de melhor qualidade.

    O espaço também tem seu lugar entre os pontos positivos do Creta. Quem vai atrás não tem problemas de falta de espaço para as pernas, muito pelo contrário. O mesmo vale para a cabeça. No caso de um terceiro ocupante, o assento central dá conta, até porque o túnel central do assoalho é baixo e permite acomodação. O problema ficará para a disputa de ombros.

    Creta Limited tem o mesmo visual da versão Platinum
    Creta Limited tem o mesmo visual da versão Platinum. Com porte de SUV médio, o Creta oferece mais espaço que o rival, para passageiros e bagagens (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    Também quem for atrás terá, entre as comodidades, saídas de ar-condicionado, um pequeno porta-objetos e uma porta USB, do tipo A, mais antigo.

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    As bagagens também irão sem aperto: o porta-malas do Creta tem 422 litros. É uma boa capacidade, menor apenas que de Renault Duster, que tem 475 litros, e do Nissan Kicks, com seus 432 litros.

    Lista de equipamentos mais recheada

    A versão Limited, que serve de base para a Limited Safety, já tem um ótimo pacote de equipamentos de série. Há piloto automático, câmera de ré, volante com ajustes de profundidade e altura, ajuste eletrônico manual do facho dos faróis, seis airbags, monitoramento de pressão dos pneus, chave presencial e carregador de celulares por indução.

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    Quadro de instrumentos digital tem tela de 7 polegadas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A lista segue com ar-condicionado automático digital (de apenas uma zona) e central multimídia com tela de 8 polegadas e Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Há duas portas USB na dianteira, ambas do tipo A, mais antigo. Já está na hora de pensar em trocá-las pelo tipo C.

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    Como diferencial, além dos já citados faróis altos adaptativos, a nova versão adiciona: detector de fadiga, alerta de colisão com frenagem automática de emergência para carros e pedestres, sistema de permanência e centralização do veículo na faixa, e quadro de instrumentos digital, com tela de 7 polegadas. Um pacote bastante significativo pela diferença de preço.

    Mecânica de sempre

    O modelo é equipado com motor 1.0 turbo de três cilindros, sempre com 120 cv e 17,5 kgfm, independentemente do combustível utilizado (etanol ou gasolina). O câmbio é automático de seis marchas.

    Motor do Creta é menor, de três cilindros, e o freio de estacionamento é convencional; rodas são de 17 polegadas
    Motor do Creta é menor, de três cilindros, e o freio de estacionamento é convencional; rodas são de 17 polegadas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Segundo nossos testes, feitos com gasolina, o Creta vai de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos – mesmo número obtido por um Volkswagen T-Cross 1.0 turbo. O consumo é bom, mas poderia ser melhor. Alcançou as médias de 11,5 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, números piores que os 11,7 km/l urbanos e 16,9 km/l rodoviários do T-Cross.

    A entrega de desempenho é satisfatória no Creta, especialmente para uso urbano, onde o motor trabalhará em rotações mais altas. Na estrada, há maior exigência de reduções de marcha, já que o SUV perde o fôlego com alguma frequência – afinal, ainda estamos falando de um motor 1.0 turbo. No geral, não gerará emoções, nem boas, nem ruins.

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    O câmbio tem bom escalonamento, focado no conforto, com trocas rápidas, suaves e silenciosas. O mesmo foco é dado à direção, sem qualquer pretensão esportiva, e à suspensão, que absorve muito bem as imperfeições do solo.

    Hyundai Creta
    No Hyundai, faróis e lanternas misturam leds com lâmpadas comuns (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Qual o sentido?

    Como dito há pouco, o Creta Limited Safety custa apenas R$ 1.500 a mais em relação à Limited comum, ou seja, parte de R$ 147.890. Assim, a pouca diferença faz com que a versão Limited não faça sentido algum.

    Isso pode indicar uma possível mudança na linha do Creta, onde a Limited Safety tomará o lugar da Limited, em breve. Ou, em outra hipótese, a Limited comum absorverá o novo pacote Safety. Essa mudança só deverá acontecer, porém, quando os estoques da Limited acabarem.

    A marca não confirma, mas é uma hipótese plausível, até porque isso já aconteceu com a Platinum. Ela desapareceu do site da Hyundai e cedeu o lugar para a Platinum Safety. Essa dança das cadeiras acontece ainda com a proximidade da versão Limited Safety, em equipamentos, com a antiga Platinum comum. Ou seja, a Limited Safety já fez a sua primeira vítima.

    Veredicto

    O Creta Limited Safety não tem itens “luxuosos” como câmeras laterais, faróis de led ou piloto automático adaptativo, mas oferece ótimo pacote de tecnologia e segurança. Somando-se aos bons acabamento e espaço, além da dirigibilidade agradável, ele pode ser considerado um dos melhores SUVs abaixo dos R$ 150.000. Já na linha Creta é, sem dúvidas, a versão com melhor custo-benefício.

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    Teste Quatro Rodas – Hyundai Creta Limited Safety

    Ficha Técnica – Hyundai Creta Limited Safety

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