Honda HR-V: moeda forte, surpresa zero
Na simulação de venda do HR-V, deu a lógica. Como um bom japonês, o SUV compacto da Honda mostra baixo índice de desvalorização
Carros japoneses, em especial os da Honda e Toyota, têm o que os lojistas chamam de entrada franca. O dono é quem escolhe como seu carro ficará na loja: em consignação, como parte de pagamento de outro veículo (novo ou usado) ou mesmo uma venda simples. O segredo dos queridinhos do mercado de usados está na alta confiabilidade. O HR-V, ainda um estreante nesse mercado, manteve a boa fama.
Em nossa simulação, feita para medir o quanto de dinheiro se perdeu em relação ao pago no novo e também a receptividade do mercado, o HR-V foi muito bem. Visitamos duas autorizadas Honda (a H Point, onde foi adquirido, em maio de 2015, e uma outra aleatória, a Dealer) e outras três autorizadas de marcas concorrentes (Jeep Sinal, Toyota Grand Motors e Ford Navesa), além de outras duas lojas multimarcas independentes (Auto M e Via Morumbi).
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Na H Point, o vendedor que nos atendeu fez a boa oferta de R$ 70.000, tanto para a compra simples como para a troca por um HR-V novo. Mais tarde, a Ford Navesa ofereceu o mesmo valor, mas não fazia a compra simples, apenas a troca por um EcoSport. Na Toyota Grand Motors, onde fingimos interesse em um RAV4, proposta de R$ 67.000. Na Jeep Sinal, onde dissemos ter a intenção de comprar um Renegade, oferta de R$ 65.000, mesmo valor declarado pelos vendedores das multimarcas Auto M e Via Morumbi.
A melhor proposta partiu da Honda Dealer, R$ 71.000. Ainda que atrelada à condição de troca por um carro zero-quilômetro, foi interessante ver que a rede faz ofertas justas pelos usados da marca, já contabilizando sua margem de lucro na operação. Em meados de maio, na tabela Fipe, nosso carro estava cotado em R$ 77.458. Para um proprietário de HR-V chegar mais perto desse valor, não tem jeito: só vendendo para particulares.
| Valor pago em maio de 2015 | R$ 81.600 |
|---|---|
| Valor atual do modelo novo | R$ 91.800 |
| Valor do usado na Tabela FIPE | R$ 77.458 |
| Melhor oferta na simulação | R$ 71.000 |
| Pior oferta na simulação | R$ 65.000 |
| CONSUMO | |
|---|---|
| No mês: | 7,8 km/l com 30,6% de rodagem na cidade |
| Desde maio de 2015: | 8,2 km/l com 24,8% de rodagem na cidade |
| Combustível: | etanol |
| GASTOS NO MÊS | |
| Combustível: | R$ 865 |
| FICHA TÉCNICA | |
| Versão: | EX 1.8 |
| Motor: | dianteiro, transversal, 4 cil., flex, 139/140 cv a 6 300 rpm, 17,4/17,3 mkgf a 5 000 rpm |
| Câmbio: | automático CVT, 7 marchas, tração dianteira |
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