Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Comparativo: Hyundai HB20 1.0 Turbo x VW Up! 1.0 TSI

Depois da briga dentro de casa, o novo HB20 1.0 Turbo mede forças com o rival da Volkswagen

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 6 jan 2017, 20h14 - Publicado em 29 jul 2016, 16h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VW Up! TSI x Hyundai HB20 Turbo

    Logo após o lançamento do HB20 com motor 1.0 turbo, comparamos a novidade com a versão equipada com motor 1.6 aspirado. Os resultados foram surpreendentes: o HB20 1.6 não apenas andou mais (e de uma maneira mais linear) como bebeu menos, levando a melhor com certa facilidade, mesmo custando mais caro. Agora é a vez de trazermos o VW Up! TSI para a disputa.

    No segundo semestre de 2015, conversando com uma fonte ligada à fábrica da Hyundai, em Piracicaba (SP), ouvi: “O desenvolvimento do motor HB20 1.0 turbo está quase no fim. Miramos o 1.0 TSI da Volkswagen, mas está impossível chegar junto”. Pelo jeito, pouca coisa foi feita após aquela conversa.

    VW Up! TSI

    Hyundai HB20 1.0 Turbo

    Na aceleração de 0 a 100 km/h, sempre com gasolina, o Up! TSI marcou 11 s. O HB20 1.0 Turbo precisa de um pouco mais de tempo: 11,5 s. Nas retomadas, o câmbio de seis marchas dá vantagem ao Hyundai – o Up!, com cinco, tem relações mais longas. Mas essa diferença nas retomadas, mesmo significativa (quase 3 s na medição de 80 a 120 km/h em 5ª), perde importância ao se comparar os dados de consumo de combustível.

    Continua após a publicidade

    Na estrada, o HB20 1.0 Turbo bebe 1 litro de gasolina a cada 13,4 km. Com esse mesmo 1 litro de gasolina, o Up! anda 16,7 km. Como ambos têm um tanque de 50 litros, em tese, o Up! poderia encarar uma viagem 165 km mais longa sem reabastecer.

    Na cidade, verdadeiro habitat desses hatches divertidos, a vantagem do VW sobre o Hyundai é ainda maior. De acordo com o resultado apresentado em nosso teste de pista (10 km/l), o HB20 roda até 500 km com um tanque. O Up!, 45% mais econômico (média de 14,5 km/l), só pediria uma parada para reabastecimento depois de 725 km.

    VW Up! TSI

    Hyundai HB20 1.0 Turbo

    Continua após a publicidade

    Ou seja, em termos de eficiência (a relação do quanto o carro anda versus o quanto consome), o Up! TSI é avassalador sobre o HB20 1.0 Turbo. Boa parte dessa superioridade está no motor, tecnicamente mais refinado. Além de dispensar o tanquinho de gasolina, tem variador de fase nos dois comandos de válvulas (admissão e escape), injeção de combustível diretamente nas câmaras de combustão, arrefecimento do intercooler por água e ar e da turbina por óleo e água.

    No 1.0 turbinado do HB20, o comando das válvulas de escape é fixo, a injeção é na admissão, o intercooler é do tipo ar/ar e a turbina óleo/água. Em ambos, a pressão de trabalho do turbo é de 0,9 bar.

    VW Up! TSI

    Hyundai HB20 1.0 Turbo

    Continua após a publicidade

    Ao volante, você sentirá mais conforto no HB, por conta da suspensão mais macia. A direção do Up!, mesmo com assistência elétrica, é mais pesada do que a do Hyundai e incomoda por não retornar à posição central após o contorno de curvas.

    Mais compacto, o Up! é 28 centímetros menor no comprimento e boa parte dessa diferença é sentida no porta-malas, com volume de 285 litros ante 300 do HB20. Na cabine, o nível de espaço é equivalente, mas o coreano transmite uma sensação de maior refinamento.

    VW Speed Up!

    Hyundai HB20 1.0 Turbo

    Continua após a publicidade

    O preço das versões consideradas no comparativo, High Up! (R$ 54.863) e Comfort Pluse (R$ 53.180), é equilibrado. Ou seja, se o tamanho do porta-malas não é algo fundamental para você (e olha que a diferença é pequena), não pense duas vezes: vá de Up!

    VEREDICTO

    O HB20 1.0 Turbo é bom, mas não se deu bem nas brigas dentro e fora de caas. Já o Up! 1.0 TSI, esperto e econômico, encararia até o HB20 1.6.

    Teste de Pista (com gasolina)
    Up! High 1.0 TSI HB20 Comfort Style 1.0 Turbo
    Aceleração de 0 a 100 km/h 11 s 11,5 s
    Aceleração de 0 a 1.000 m 32,3 s – 163,8 km/h 33,1 s – 157,6 km/h
    Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) 6,3 s 5,5 s
    Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) 9,4 s 8,1 s
    Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) 14,7 s 11,8 s
    Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,2 / 27,8 / 61,2 m 17,2 / 30,4 / 68,9 m
    Consumo urbano 14,5 km/l 10 km/l
    Consumo rodoviário 16,7 km/l 13,4 km/l
    Ficha Técnica
    Up! High 1.0 TSI HB20 Comfort Plus 1.0 Turbo
    Motor flex, diant., transv, 3 cil., 999 cm3, 12V, 10,5:1, 74,5/76,4 mm, 105/101 cv a 5.000 rpm, 16,8/16,8 mkgf a 1.500 rpm flex, diant., transv., 3 cil., 998 cm3, 12V, 9,5:1, 71,0 x 84,0 mm, 105/98 cv a 6.000 rpm, 15/13,8 mkgf a 1.500 rpm
    Câmbio manual, 5 marchas, tração diant. manual, 6 marchas, tração diant.
    Direção elétrica hidráulica
    Suspensão McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.) McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
    Freios disco ventilado (diant.) e tambor (tras.) disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
    Pneus 185/60 R15 185/60 R15
    Dimensões comprimento, 364 cm; largura, 164,5 cm; altura, 150,4 cm; entre-eixos, 242 cm; peso, 987 kg; tanque, 50 l;porta-malas, 285 l comprimento, 392 cm; largura, 168 cm; altura, 147 cm; entre-eixos, 250 cm; peso, 1.053 KG kg; tanque, 50 l; porta-malas, 300 l
    Preço R$ 54.863 R$ 53.180
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.