Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

GAC Aion Y tem pegada de minivan, mas busca clientes do Dolphin Plus

Aion Y será o GAC mais barato, com proposta semelhante à do BYD Dolphin - ainda que seja mais espaçoso

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 jul 2025, 10h25
Aion Y
A carroceria do Y é monovolume com porte de SUV médio (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A missão de rivalizar com o BYD Dolphin era do Ora 03. Mas agora esse páreo terá um novo competidor. O Aion Y é o modelo de entrada da GAC para venda no varejo, custando R$ 184.990, na versão topo de linha, Elite, se posicionando próximo do Dolphin Plus (versão mais potente e equipada).

São 204 cv entregues pelo motor elétrico dianteiro, assim como no caso do rival. Porém, seu torque é menor: 22,9 kgfm contra 31,6 kgfm. O Aion Y tem ainda bateria de 63,2 kWh, com alcance máximo de 318 km (Inmetro), superior ao do Dolphin Plus, com 291 km.

AION Y
A carroceria do Y é monovolume com porte de SUV médio (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os concorrentes também se parecem no comportamento dinâmico, mas o Y tem suspensão um pouco mais firme (o que é bom) e a direção mais indireta (o que não é bom – pode ser confortável, mas suas respostas são lentas).

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A cabine tem visual moderno, com um painel de dois andares e superfície macia ao toque. O quadro de instrumentos é uma tela digital de 10,25” e a central multimídia tem 14,6”. Ela concentra diversos comandos do carro, alguns redundantes, como a abertura das janelas, mas outros não. É o caso dos faróis de led, ativados apenas pela tela. A haste para esse comando foi trocada pelo seletor de marchas. Um ponto negativo é a conexão com Android Auto e Apple CarPlay, feita apenas por cabo.

Aiony
Tendência entre os chineses, seletor de marchas é uma haste atrás do volante (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A versão elite é a única com recursos ADAS, sendo equipada com piloto automático adaptativo, assistente e alerta de permanência em faixa e frenagem autônoma de emergência. Sua lista de equipamentos ainda tem câmera de visão 360o, seis airbags, ar-condicionado digital, banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial, entre outros.

Continua após a publicidade

Veredicto Quatro Rodas

Forte concorrente nas faixas de preço de entrada, no segmento de elétricos.

Ficha Técnica – GAC Aion Y

Preço: R$ 184.990, na versão Elite
Motores: elétrico dianteiro, 204 cv e 22,9 kgfm
Bateria: fosfato de ferro e lítio, 63,2 kWh
Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão:  McPherson ind. (diant.), barra de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
Pneus: 215/50 R17
Dimensões: compr., 453,5 cm; larg., 187 cm; alt., 165 cm; entre-eixos, 275 cm; peso, 1.727kg; porta-malas, 361 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 8,5 s; veloc. máx., 150 km/h
*Dados de fábrica

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.