Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ford F-150: o best-seller americano

Andamos na nova geração da picape, o peso pesado que há décadas é o veículo mais vendido dos Estados Unidos

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 25 mar 2024, 08h14 - Publicado em 23 jun 2015, 13h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ford F-150
    A picape é um exagero: são 6,2 metros de comprimento ()

    Assistir a um jogo da NBA abraçado a um balde de pipoca, ir à noite de pijama ou camisola ao shopping ou supermercado, fazer churrasco de hambúrguer no fim de semana: junte as três situações e ainda assim não terá um símbolo mais americano que uma Ford F-150.

    Nos Estados Unidos, você olha para o lado e vê passando ao menos uma das 13 gerações da Série F – “F Series”, como dizem lá. As empresas de TV a cabo têm, as de entrega expressa também, assim como executivos, aventureiros, médicos, fazendeiros, aposentados. E ela ainda é unissex: tem muita mulher dona de F-150.

    Fomos até a casa da Ford, em Detroit (EUA), para entender melhor esse hit americano. A explicação começa com seu catálogo, que mais parece um menu configurável de lanchonete. São quatro motores (três V6 e um V8), cabines simples (RegularCab), estendida (SuperCab) ou dupla (SuperCrew), 4×2 ou 4×4 e cinco versões (XL, XLT, Lariat, King Ranch e Platinum, como a das fotos), mas repletas de opcionais e acessórios.

    Continua após a publicidade

    E ainda falta a Raptor, que deve ser lançada até o final de 2016, com esperados 450 cv e 70,5 mkgf de torque, além de toda a preparação nos freios, suspensão e outras partes mecânicas para enfrentar corridas off-road com toda a naturalidade.

    Ford F-150
    Leds contornam as lanternas. O vidro traseiro possui uma parte basculante ()

    O câmbio é sempre uma caixa automática de seis marchas. Porte e preço variam bastante. Dependendo da versão, a nova F-150 tem comprimento de 5,32 metros (3,11 de entre-eixos) a 6,36 metros (4,16 metros de entre-eixos, mais que um Sandero inteiro, com 4,06).

    A tabela de preços, lógico, reflete a distância de conteúdo e porte entre as versões, variando de US$ 25 800 a US$ 63 690.

    Continua após a publicidade

    “A Ford analisa muito o comportamento do consumidor. Com o tempo, vimos que, além de se tornar um símbolo tão marcante quanto a águia americana, a F Series passou a servir como indicador de ascensão social. A cada passo que se avança na profissão, compra-se uma F-150 mais cara”, diz Jeff Greenberg, responsável da área de desenvolvimento da Ford americana. “Há muita gente que aprendeu a dirigir numa picape da F Series, quando adolescente, e hoje tem uma versão top.”

    Esse sucesso junto ao público, claro, é alardeado com orgulho pela marca do oval. É quase um discurso padrão dos seus executivos: “A F-150 é a picape mais vendida do mundo, e aqui nos Estados Unidos é líder de vendas anuais há mais de 30 anos”. Desde 1948, já foram vendidas mais de 33 milhões de unidades. Mesmo assim, o comando da empresa deu uma bela sacudida nessa nova geração de sua best-seller.

    DIETA DE ALUMÍNIO

    Com legislação cada vez mais rígida quanto a emissões, a Ford tratou de submeter a picape a uma rigorosa dieta à base de alumínio e outros materiais nobres de alta leveza e resistência. A ideia é reduzir o esforço do motores para baixar o consumo e, consequentemente, as emissões de gases.

    Ford F-150
    Painel digital e central multimídia são exclusividades das versões mais caras ()
    Continua após a publicidade

    Dependendo da versão, a perda de peso comparada à geração anterior passou dos 100 kg, segundo a marca. No chassi de longarinas, por exemplo, a construção do tipo escada (com oito travessas ligando as barras longitudinais) e a aplicação de um aço especial garantem, além do emagrecimento, uma rigidez torcional 23% superior.

    De fato, ao volante, a picape, apesar de descomunal, não range mesmo ao iniciar uma subida logo após uma curva de 90 graus, situação normal em rampas de garagem de prédio, por exemplo. Quando montada em um veículo com alto nível de rigidez torcional, a suspensão também desempenha melhor seu papel, uma vez que a variação de geometria é menor.

    Isso ficou muito claro na aceleração, durante o test-drive, quando o V8 5.0 a gasolina de 385 cv foi exigido repentinamente e a picape respondeu com um comportamento digno de esportivo, disparando em linha reta sem exigir movimentação do volante para corrigir a trajetória.

    Ford F-150
    Console gigante isola os ocupantes da frente ()
    Continua após a publicidade

    A cabine impressiona mais pela vastidão do que pelo layout do painel, que, apesar de completo, é um tanto monótono e óbvio.

    Em contraponto, externamente, faróis e lanternas com contornos irregulares e leds no interior conferem um ar futurista à F-150, uma picape que, apesar do sucesso que faz em sua terra natal, segue sem a mínima possibilidade de ser vendida no Brasil, segundo a Ford. Uma grande pena. Literalmente.

    VEREDICTO

    No Brasil, nenhuma picape desse porte tem dinâmica com nível de excelência ao menos próximo do da nova F-150. Nem a própria Ford Ranger.

    FICHA TÉCNICA
    Motor dianteiro, longitudinal, V8, 32V
    Cilindrada 4 949 cm3
    Diâmetro x curso 92,2 x 92,7 mm
    Taxa de compressão 10,5:1
    Potência 385 cv a 5 750 rpm
    Torque 53,5 mkgf a 3 850 rpm
    Câmbio automático, 6 marchas, tração 4×4
    Dimensões comprimento, 619 cm, altura, 196,3 cm; largura, 202,9 cm; entre-eixos, 415,8 cm;
    Peso 2 236 kg
    Porta-malas/caçamba 939 kg
    Tanque 136 litros
    Suspensão dianteira duplo A
    Suspensão traseira eixo rígido
    Freios discos ventilados nas 4 rodas
    Direção elétrica
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.