Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ford Bronco é o jipão raiz que, finalmente, pode estar chegando ao Brasil

Fomos à Argentina conhecer o Ford mais divertido à venda no mundo. Ao que tudo indica, é questão de tempo para ele chegar aqui

Por Eduardo Passos (de Buenos Aires, Argentina)
28 jun 2024, 08h01
Ford Bronco: estreia na Argentina soa como preparativo para lançamento no Brasil
Ford Bronco: estreia na Argentina soa como preparativo para lançamento no Brasil (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

A Ford tem o costume de lançar antes, na Argentina, carros que em seguida chegam ao Brasil. Seus próprios executivos explicam a dificuldade de adaptar motores de veículos esportivos ao etanol que compõe nossa gasolina. “São meses de trabalho”, disse o ex-presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, recentemente.

Logo, as atenções estão voltadas para o Ford Bronco, pois esse que é o Broncão “raiz” está sendo lançado hoje no país vizinho, pelo equivalente a R$ 580.000. Há algumas semanas, visitamos as instalações da Ford no país, e fez-se questão de que os jornalistas brasileiros tivessem um contato com o modelo. A Ford foi muito calculista ao “não confirmar nem negar” a chegada do Bronco ao mercado nacional, e daí há quem veja sinais…

Ford Bronco
Ford Bronco tem inúmeras versões, com inúmeros estéticas e opcionais (na foto, o Bronco Everglades) (Divulgação/Ford)

Quem é o Broncão?

Lançado em 1966, o Ford Bronco já surgiu com traços do que se tornariam os SUVs de hoje. Foram cinco gerações até 1992, quando, muito mais urbano do que antes, o Bronco foi aposentado e o Expedition assumiu seu lugar. Com a estratégia da Ford de resgatar nomes icônicos do passado, o Bronco renasceu em 2021, mas com proposta diferente. Agora ele é feito para quem vive na cidade mas, quando chega o final de semana, quer aventura de verdade (com conforto se possível). 

Continua após a publicidade
Ford Bronco
Dianteira e formato da carroceria é onde há maior referência ao passado (Divulgação/Ford)

Vale lembrar que o Bronco Sport, já vendido no Brasil, aproveita só o nome e aspectos visuais. Assim, convencionou-se a chamar de “Broncão” o jipe que tem versões de duas portas mas, na América do Sul, só chegará na de quatro, maior do que um Toyota SW4.

Pre-production 2021 Bronco two-door SUV takes its rugged off-road design cues from the first-generation Bronco, the iconic 4x4 that inspired generations of fans.
O Bronco de duas portas ao lado de seu “avô” (Divulgação/Ford)

O motor escolhido foi o V6 2.7 biturbo a gasolina, com 334 cv e 57,3 kgfm. Ele leva o carro de 0 a 100 km/h em 5,8 s e a velocidade máxima só não supera os 200 km/h por segurança. E, mesmo assim, o maior destaque acaba sendo a transmissão automática de 10 marchas, com tração 4×4, reduzida e bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro.

Continua após a publicidade
Ford Bronco
Ele faz jus ao apelido de “Broncão raiz” (Divulgação/Ford)

A esportividade vai ficando mais em segundo plano quando os itens para off-road do Bronco são elencados: pneus de lama de 35”, rodas com encaixes para beadlocks (travas que permitem esvaziar o pneu para escalar paredões), amortecedores avançados da FOX, proteção reforçada do assoalho… Tudo de série no Bronco Wildtrak.

Também está incluída a outra metade do seu charme, que é permitir ao jipeiro ao volante ser acompanhado por uma turma que desfrutará da natureza como poucos. As evoluções na fabricação permitiram o uso de teto e portas removíveis; com uma chave que vêm de fábrica, basta tirar um parafuso, o chicote elétrico e puxar a porta. 

Ford Bronco
Despir o Bronco é simples e torna as coisas mais legais (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Em 20 minutos, o carro está completamente aberto e as peças ficam guardadas em bolsas próprias (do lado de fora, claro). Durante a rota, o vento na cara se soma ao sistema de som Hi-Fi da Bang&Olufsen, com seus 10 alto-falantes, e bancos com couro ou vinil sob medida, seja para dar conforto ou para evitar entrada de água e poeira. As várias entradas USB protegidas por borracha também seguem essa lógica.

Já o motorista pode usar controle de cruzeiro adaptativo, aquecer seu volante e logo sair da estrada. Daí em diante, sugere a Ford, a multimídia de 12” tem sistema Sync4, mais adequado para a vastidão do mapa do que Android Auto e Apple Carplay, também disponíveis.

Ford Bronco

Ford Bronco
Interior é luxuoso, mas sem perder a função de vista (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Nele, é possível contar com um GPS mais robusto, mas também cruzar detalhes como as câmeras que mostram onde as rodas estão passando. Isso é útil em subidas muito íngremes, ao passo que o bloqueio dos diferenciais corrigem obstáculos onde uma roda sai do chão. Acontece bastante, como pudemos constatar. E acontece bastante também de existir uma planície no caminho, e o motor V6 acabar tendo que entregar bastante performance, independentemente do caminho.

Ford Bronco
Ford Bronco: se vier, deve custar pouco mais de R$ 500.000 (Divulgação/Ford)

No fim das contas, o Ford Bronco Wildtrak é a resposta sob medida ao Jeep Wrangler, que vende-se entre R$ 450.000 e R$ 500.000. São carros de luxo, cujo preço vem também da robustez e engenhosidade do que oferecem. Se antes isso era questão de trabalho, hoje o mundo é outro: poder se sujar de barro ao volante é privilégio, ainda maior se com a diversão que o Broncão promete.

Ford Bronco
Ford Bronco Wildtrak estreia hoje na Argentina (Divulgação/Ford)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.