Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Fiat Toro x Renault Oroch: qual a melhor picape intermediária?

Novidades do segmento se aproximam no porte, mas são bem diferentes entre si

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 14 fev 2023, 18h44 - Publicado em 4 mar 2016, 13h23

Fiat Toro x Renault Duster Oroch

Além de serem as duas principais novidades no segmento de picapes, Fiat Toro e Renault Oroch têm porte intermediário, duas características em comum que podem levar o pretendente de uma a pensar na outra.  De perto, porém, elas são bem diferentes entre si. A Oroch tem motores 1.6 e 2.0 flex, enquanto a Toro tem motores 1.8 flex e 2.0 diesel. A Oroch tem câmbio manual de seis marchas. A Toro oferece câmbio manual de seis marchas e automáticos de seis e nove marchas. Apesar do porte, até nas medidas elas são diferentes: enquanto a Oroch tem 4,69 metros de comprimento, a Toro mede 4,91 metros.

Nos preços, a Oroch começa em R$ 64.000 e vai a R$ 72.400. A Toro parte de R$ 76.500 e chega a R$ 116.500. Mas, há um momento elas se aproximam, quando se compara a Toro básica (Freedom 1.8 Flex, R$ 76.500) com a Oroch top de linha (2.0 Dynamique, R$ 72.400). Veja a seguir como elas se saem em um comparativo:

Continua após a publicidade

Preço:

qr-674-carro-oroch-07-tif.jpeg?1444862354

Fiat Toro Flex - frente

A Renault custa menos. Com a diferença de R$ 4.100 é possível instalar o kit visual Outsider (que inclui protetor frontal com faróis adicionais, alargador de para-lamas, capota marítima e grade de proteção do vidro traseiro), na Oroch, por R$3.190 e ainda sobra R$ 910. Ponto para a Renault.

Motorização:

Renault Duster Oroch - Motor 2.0

Fiat Toro Flex - motor

Continua após a publicidade

A Oroch tem motor mais forte: 148 cv de potência e 20,9 mkgf de torque contra os 139 cv e 19,3 mkgf da Toro, sempre com etanol. Na Oroch, o câmbio é manual. Na Toro é automático. Nos não pudemos testar a Toro 1.8, já que a Fiat ainda não liberou o veículo, nem divulgou os números de consumo para fazer uma comparação. Mas a fábrica fala que ela faz de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos, com gasolina. Já a Oroch conseguiu o tempo de 11,8 segundos, na nossa medição. Aqui dá empate: a Oroch tem melhor desempenho, mas a Toro vem com câmbio automático.

Vida a bordo:

Renault Duster Oroch - espaço traseiro

Fiat Toro - caçamba

No espaço interno, a Oroch transporta com mais conforto quem viaja no banco traseiro. Mas a Toro tem uma caçamba maior (830 litros contra 683 litros). Comparando as versões flex, a capacidade de carga é igual (650 kg) em ambas – a Toro turbodiesel pode levar até 1 tonelada, segundo a Fiat. Outro empate.

Equipamentos:

Ambas têm ar-condicionado, trio elétrico, piloto automático e sensor de estacionamento de série. A Oroch traz ainda central multimídia e rodas de liga-leve, como itens diferenciais. Mas a Toro conta com um pacote de segurança invejável que inclui controle de tração (ASR), controle de estabilidade (ESC) e assistente de partida em rampas, além de chave canivete e faróis e lanternas com led. Ponto para a Toro.

Continua após a publicidade

Estilo e acabamento:

qr-674-carro-oroch-02-tif.jpeg?1444862275

Fiat Toro Flex - painel

A Toro tem design mais atual e sofisticado e seu interior tem acabamento de qualidade superior, bem próximo ao do Jeep Renegade. Já a Oroch herda a simplicidade e despojamento do Duster, com falhas como a posição ruim dos botões do ar-condicionado e plásticos duros por toda a cabine. Vitória da Fiat.

Pós-venda:

As duas têm planos de revisões do preço fixo e três anos de garantia. Mas a cobertura da Fiat é extensível por mais um ou dois anos, mediante pagamento. A rede Fiat é maior, tem 600 concessionários no país, enquanto a da Renault soma 294 pontos de venda. Mais um ponto para a Toro.

Ao volante:

qr-674-carro-oroch-06-tif.jpeg?1444862329

Continua após a publicidade

Fiat Toro Flex - traseira

A Toro é mais na mão. Sua carroceria mais firme facilita o trabalho da suspensão, que é mais eficiente, e da direção, que é elétrica e leve como a de um automóvel. A Oroch, aliás, tem a direção um pouco mais dura, sua carroceria torce mais e a suspensão é mais rígida. Ponto para a Toro.

Conclusão:

Apesar de mais cara, a Toro entrega mais que sua rival e, por isso, vence o comparativo.

Ficha Técnica
Toro Freedom 1.8 Duster Oroch Dynamique
Motor: flex, diant., 4 cil., 16V, 1.747 cm3, 80,5 x 85,8 mm, 12,5:1, 138/135 cv a 5.750 rpm, 19,3/18,8 mkgf a 3.750 rpm flex, diant., 4 cil., 16V, 1.998 cm3, 82,7 x 93,0 mm, 11,2:1, 148/143 cv a 5.750 rpm, 20,9/20,2 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira manual, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica, 12,2 m (diâmetro de giro) hidráulica, 10,7 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.) McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: discos ventilados (diant.), tambor (tras.) discos ventilados (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 215/65 R16 215/65 R16
Peso: 1.619 kg 1.346 kg
Dimensões: comprimento, 491,5 cm; largura, 184,4 cm; altura, 168 cm; entre-eixos, 299 cm; porta-malas, 820 l; tanque de combustível, 60 l comprimento, 469,3 cm; largura, 182,1 cm; altura, 169,5 cm; entre-eixos, 282,9 cm; porta-malas, 683 l; tanque de combustível, 50 l

 

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.