Ao fazer uma picape que reúne as características típicas desse tipo de veículo, como robustez e grande capacidade de carga, mas também qualidades de automóveis, como conforto e dirigibilidade, a Fiat declarou guerra simultaneamente a vários segmentos do mercado. Essa lista inclui picapes de outras dimensões e, especialmente, os SUVs. Afinal, a Toro divide com eles alguns dos mais eficientes apelos de venda da atualidade, como a capacidade de enfrentar terrenos irregulares e a posição de dirigir elevada.
Foi por isso que decidimos comparar o lançamento da Fiat com um SUV – no caso, o Jeep Renegade, que sai da mesma linha de montagem em Goiana (PE), e do qual a Toro é derivada. A Fiat diz que sua picape tem só 30% do conteúdo do Jeep. Na prática, ambos têm muito em comum, como o conjunto mecânico.
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A Toro é oferecida em quatro versões (Freedom 1.8 flex 4×2 automática, Freedom 2.0 diesel 4×2 manual, Freedon 2.0 diesel 4×4 manual e Volcano 2.0 diesel 4×4 automática), com preços entre R$ 79.240 e R$ 120.670). O Renegade conta com oito opções, resultado da combinação de cinco padrões de acabamento, dois motores e três câmbios, que vão de R$ 71.990 a R$ 134.990.
As ofertas se aproximam em dois momentos: quando a Toro Freedom 1.8 flex (R$ 79.240) encontra o Renegade Sport 1.8 (R$ 78.390) e a Toro Volcano (R$ 120.670) encara o Renegade Longitude diesel (R$ 121.990). Neste comparativo, o confronto acontece entre as versões mais caras, diesel (o Jeep que aparece nas fotos é um Sport 2.0 diesel 4×4).
O fato de a coincidência de preços aparecer entre a versão top de linha da picape e uma intermediária do SUV se deve ao que as fábricas chamam de posicionamento de marca. Como a Jeep é a marca premium do grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles), seus carros custam mais caros. Em função disso, surgem diferenças importantes entre as unidades alinhadas aqui. Uma delas é conceitual. Ter um Jeep na garagem dá mais cartaz (as marcas investem na imagem e cobram por isso).
As outras são de ordem prática. Por ser premium, o Jeep tem acabamento mais bem cuidado, com materiais de melhor qualidade. Seu painel, por exemplo, é emborrachado, macio e de melhor aparência, na comparação com o de plástico da Toro. Além disso, este Renegade vem com alguns equipamentos que não existem na Toro (como a iluminação ambiente da cabine) ou são opcionais (como as rodas de liga leve). A Toro tem rodas de aço, de série. No mais, os dois modelos trazem pacotes de equipamentos de série semelhantes.
Eles vêm com ar-condicionado dual zone, sistema de eletrônico de estabilidade, central multimídia, freio auxiliar de partida em rampas e trio elétrico, entre outros itens. As demais diferenças ficam por conta das características particulares de cada um. Enquanto a Toro tem protetor de caçamba, o Renegade traz controle eletrônico anticapotamento.
Em relação a motor e câmbio, esses dois componentes entram naqueles 30% que a fábrica anuncia como partes comuns, assim como a direção, a suspensão dianteira e a fiação elétrica. O sistema de direção é do tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica, e a suspensão dianteira é McPherson. Atrás, o Renegade segue com essa estrutura McPherson e a Toro adota o sistema multilink.
Surpresa na pista
Nas versões alinhadas neste comparativo, Toro e Renegade são equipados com os mesmos motor 2.0 diesel de 170 cv e câmbio automático de nove marchas. Mas o Renegade tem um sistema de tração que permite ao motorista selecionar cinco modos de uso, para diferentes terrenos (automático, neve, areia, lama e pedra), além de fixar os modos 4×4 e 4×4 reduzido, enquanto o da Toro tem apenas três opções: automático, 4×4 e 4×4 reduzido.
Na pista de testes, apesar do mesmo conjunto mecânico, o Renegade se mostrou mais rápido. Nas acelerações de 0 a 100 km/h, o SUV ficou com o tempo de 11 segundos, enquanto a picape fez o mesmo em 12,4 segundos. De 60 a 100 km/h, em Drive, ele retomou em seis segundos, contra os 6,9 segundos da rival. E o mérito do Renegade ficou ainda maior diante das medições de consumo, onde se pode dizer que houve um empate técnico. O Jeep conquistou as médias de 11,9 km/l, na cidade, e 14,5 km/l, na estrada, e a Toro conseguiu 11,5 km/l e 14,1 km/l, respectivamente. A Toro é mais pesada, mas só 36 kg. Segundo dados de fábrica, ela pesa 1.672 kg, contra 1.636 kg do Renegade.
A Toro é maior em todas as direções: comprimento, altura e largura. No que diz respeito ao espaço interno, porém, há outra constatação surpreendente, a favor do Renegade. A Toro tem a maior distância entre eixos, que em princípio determina o espaço da cabine. São 2,99 metros de comprimento, contra os 2,57 metros do Renegade. Mas comparando as medidas internas, fornecidas pelas fábricas, descobre-se que o espaço interno de Jeep e Fiat são parecidos. O Renegade, por exemplo, tem mais distância para ombros, no banco traseiro e para a cabeça dos ocupantes nas duas filas. Mas a Toro oferece mais largura para os bancos da frente e mais distância para as pernas de quem viaja atrás. Os dois carros levam cinco ocupantes. Mas o encosto do banco traseiro do Renegade é mais inclinado e confortável que o da Toro.
A picape se recupera em vida a bordo quando o aspecto analisado é o porta-malas. Sua caçamba tem espaço para 820 litros de bagagem e 1.000 kg de carga, enquanto o SUV tem porta-malas para 260 litros, com capacidade de carga de 400 kg.
A Toro toma a frente no comportamento dinâmico. Ela se apresenta mais equilibrada, segura e confortável, absorvendo melhor as irregularidades do piso, transmitindo mais segurança nas curvas e rodando com mais suavidade e silêncio a bordo.
Até aqui o confronto está equilibrado. O Renegade leva vantagem em acabamento e rendimento. A Toro se sai melhor no espaço interno e no comportamento dinâmico. Mas pensando na relação custo-benefício, a Fiat ainda tem uma carta na manga. Para a Toro, a montadora ampliou os limites dos serviços de pós-venda, oferecendo garantia de fábrica de três anos, extensível por mais um ou dois anos mediante pagamento, e plano de revisões pré-pagas, à vista ou em parcelas. E o cliente pode escolher quantas revisões quer pagar antecipadamente. A Jeep tem cobertura de três anos. Além disso, a rede Fiat é maior. São 600 concessionárias contra 129 da Jeep.
O embate entre picape e SUV foi duro, mas, graças à maior cobertura dos serviços pós-venda, a Toro consegue sair vencedora com ligeira vantagem diante do Renegade.
AVALIAÇÃO DO EDITOR
Motor e Câmbio – Apesar do mesmo conjunto mecânico, o Renegade foi ligeiramente mais rápido. No consumo, houve empate técnico.
Dirigibilidade – A Toro tem comportamento mais equilibrado.
Segurança – Os dois contam com airbags dianteiros e ESC, de série. O Renegade tem ainda controle eletrônico anticapotamento.
Seu bolso – A Toro se destaca pela garantia extensível e as revisões pré-pagas.
Conteúdo – O Renegade traz alguns recursos exclusivos, mas na Toro há equilíbrio na oferta dos principais itens.
Vida a bordo – O Jeep acomoda melhor cinco pessoas, mas tem porta-malas pequeno, de 260 litros. A Toro leva cinco ocupantes e ainda 820 litros de bagagem na caçamba.
Qualidade – A Toro tem estrutura de monobloco reforçada e o Renegade é superior nos materiais de acabamento.
VEREDICTO QUATRO RODAS
A vitória da Toro foi apertada, mas merecida. Além de demonstrar virtudes capazes de agradar a quem procura um SUV, ela ainda apresentou características que só as picapes possuem, como a capacidade de carga e volume da caçamba. Por fim, revelou ter a melhor relação custo-benefício.
Fiat Toro Volcano diesel | Jeep Renegade Longitude diesel | |
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ACELERAÇÃO | ||
de 0 a 100 km/h: | 12,4 s | 11 s |
de 0 a 1.000 m: | 33,7 s – 152,7 km/h | 32 s – 160,3 km/h |
VELOCIDADE MÁXIMA: | 188 km/h | 180 km/h |
RETOMADAS | ||
de 40 a 80 km/h (em D): | 4,9 s | 5 s |
de 60 a 100 km/h (em D): | 6,9 s | 6 s |
de 80 a 120 km/h (em D): | 8,4 s | 7,7 s |
FRENAGENS | ||
60 / 80 / 120 km/h a 0: | 16,8 / 29,3 / 69,4 m | 15m9 / 28,6 / 67,6 m |
CONSUMO | ||
Urbano: | 11,5 km/l | 11,9 km/l |
Rodoviário: | 14,1 km/l | 14,5 km/l |
RUÍDO INTERNO | ||
Neutro / RPM máximo: | 49,5 / 58,5 dBA | 44,9 / 71,1 dBA |
80 / 120 km/h: | 63,3 / 68,9 dBA | 60,5 / 66,9 dBA |
AFERIÇÃO | ||
Velocímetro real a 100 km/h: | 90 km/h | 94 km/h |
Rotação do diferencial a 100 km/h em 5ª marcha: | 1.600 rpm | 1.750 rpm |
Volante: | 2,7 voltas | 2,7 voltas |
SEU BOLSO | ||
Preço: | R$ 120.670 | R$ 121.990 |
Garantia: | 3 anos | 3 anos |
Concessionárias: | 600 | 129 |
Fiat Toro | Jeep Renegade | |
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Motor: | diesel, diant., transv., 4 cil., 16V, turbo, 1.956 cm³, 83 x 90,4 mm, 16,5:1, 170 cv a 3.750 rpm, 35,7 mkgf a 1.750 rpm. | diesel, diant., transv., 4 cil., 16V, turbo, 1.956 cm³, 83 x 90,4 mm, 16,5:1, 170 cv a 3.750 rpm, 35,7 mkgf a 1.750 rpm. |
Câmbio: | automático, 9 marchas, 4×4 | automático, 9 marchas, 4×4 |
Direção: | elétrica, 12,9 m (diâmetro de giro) | elétrica, 10,8 m (diâmetro de giro) |
Suspensão: | McPherson (diant.), multilink (tras.) | McPherson nos dois eixos |
Freios: | discos ventilados (diant.), tambor (tras.) | discos ventilados (diant.) e sólidos (atrás) |
Pneus: | 225/65 R17 | 215/65 R16 |
Peso: | 1.672 kg | 1.636 kg |
Peso/potência: | 9,8 kg/cv | 9,6 kg/cv |
Peso/torque: | 46,8 kg/mkgf | 45,8 kg/mkgf |
Dimensões: | comprimento, 491,5 cm; largura, 184,4 cm; altura, 174,3 cm; entre-eixos, 299,0 cm; tanque de combustível, 60 l | comprimento, 423,3 cm; largura, 179,8 cm; altura, 168,8 cm; entre-eixos, 257,0 cm; tanque de combustível, 60 l |
Equipamentos de série: | ar-condicionado dual zone, câmera de ré, central multimídia, ESC, auxiliar de partida em rampas, piloto automático, quadro de instrumentos com display colorido, rodas de aço e protetor de cárter. | ar-condicionado dual zone, câmera de ré, central multimídia, ESC, auxiliar de partida em rampas, quadro de instrumentos colorido, rodas de liga leve, controle anticapotamento e aletas para troca de marchas no volante. |