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Fiat Toro 2.2 diesel chega por R$ 206.990 para bagunçar as picapes médias (de novo)

Novo motor de 200 cv deixa a Toro quase 3 s mais rápida e a coloca no mesmo patamar de potência das picapes médias a diesel

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 fev 2025, 10h00
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 (Divulgação/Fiat)
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Depois do fim do Jeep Compass diesel e do lançamento do Commander 2.2, a Fiat Toro 2.2 turbodiesel começa a chegar às lojas para encerrar essa fase de mudanças nos motores diesel da Stellantis. Para a picape, porém, essa mudança tem um valor especial.

A Fiat Toro está completando nove anos de mercado neste mês e, agora, tem potencial para “causar” com as picapes médias como aconteceu na sua estreia. As dimensões da Toro não mudaram nada, ela continua sendo uma picape intermediária em termos de porte, mas agora acompanha o ganho de potência e torque das picapes maiores. Desempenho não é problema.

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Sai o motor 2.0 Multijet de 170 cv e 35,7 kgfm que acompanhava a Fiat Toro desde o lançamento e chega o 2.2 Multijet turbodiesel com 200 cv e 45,9 kgfm. São 30 cv e 10,2 kgfm a mais em um motor da mesma família, a Pratola Serra, e que também chega importado da Itália com praticamente as mesmas tecnologias.

Se os 170 cv eram suficientes para enfrentar as picapes médias há 9 anos, hoje é a potência dos modelos mais fracos. Com os 200 cv, porém, a Toro 2.2 turbodiesel se alinha à Chevrolet S10 (207 cv), Toyota Hilux (204 cv), Mitsubishi Triton (205 cv) e supera Nissan Frontier (190 cv), JAC Hunter (191 cv) e a irmã Fiat Titano (170 cv). E custa muito menos.

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A Fiat Toro 2.2 turbodiesel está disponível em duas versões. A Volcano parte dos R$ 206.990 e só fica devendo assistentes autônomos de segurança e adereços estéticos para a versão topo de linha Ranch, que custa R$ 224.990. Custa menos que a Ford Ranger Black, lançada há poucos meses e que hoje custa R$ 229.900, mesmo com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, câmbio automático de seis marchas e apenas tração 4×2.

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Como antes, toda Toro 2.2 turbodiesel tem tração integral permanente, com opção de bloqueio do diferencial central (para distribuir a força 50/50 entre os eixos) e emulação de reduzida com o câmbio automático de nove marchas.

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O que fizeram, a fim de aproveitar melhor a força extra, foi alongar a relação final do diferencial em 14%, o que automaticamente alonga todas as marchas no mesmo percentual. Isso foi feito para todos os 2.2 turbodiesel, inclusive para a Ram Rampage, quem empresta os discos de freio dianteiros maiores. A Toro, porém, continua com freio a tambor na traseira enquanto a Rampage tem disco sólido.

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O consumo, nas aferições padronizadas pelo Inmetro, teve uma discreta melhora no ciclo rodoviário de 13 km/l para 13,6 km/l, enquanto o consumo urbano foi mantido em 10,5 km/l. Ao mesmo tempo, o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h baixou de 12,4 s para 9,6 s – o melhor ganho entre todos os carros da Stellantis que fizeram a mesma troca de mecânica.

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Uma sensação também comum a todos é que a força extra e o câmbio ajustado fazem com que a Fiat Toro pareça mais bem disposta, sem necessitar que o giro do motor aumente muito antes das trocas de marcha. Parece que a picape ficou mais leve e o ronco do motor 2.2 é mais encorpado, mais parecido com o das outras picapes.

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Pode ter a ver com o tempo que eu não dirigia uma Toro a diesel, mas onde a picape mais me impressionou mesmo foi no test-drive em pista de terra. A Fiat Toro filtrou muito melhor as irregularidades do piso do que o Jeep Commander que eu havia dirigido no mesmo lugar no dia anterior.

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Também mostra vantagens frente às picapes médias, que usam eixo rígido na traseira. Os únicos ajustes feitos pela Fiat foi para corrigir alguma aspereza e compensar o peso extra do motor na dianteira.

Se a proposta original do projeto da Fiat Toro era entregar o mesmo conforto de um SUV e a versatilidade da caçamba (cuja tampa ainda abre para os lados), hoje dá para dizer que ela superou sua missão.

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Conteúdo das versões da Fiat Toro diesel 2025:

  • Fiat Toro Volcano 2.2 TD:

Quadro de instrumentos digital com 7 polegadas, sensores de estacionamento traseiros, direção elétrica, vidros e travas elétricos, iluminação na caçamba, piloto automático, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, faróis full LED, central multimídia de 8,4 polegadas, aletas para troca de marcha, volante revestido de couro, câmera de ré, apoio de braço frontal, barras longitudinais no teto, capota marítima, sensores de estacionamento frontais, carregador sem fio para smartphones, Fiat Connect Me, 7 airbags, bancos de couro, banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial com partida do motor por botão e remota pela chave, rodas de liga leve aro 18, sensor de chuva, faróis automáticos, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, iluminação ambiente na cabine, e maçanetas e moldura das portas cromadas.

Opcional: Pack Tech 2 (R$ 5.890) – central multimídia vertical de 10,1 polegadas, frenagem automática de emergência, farol alto automático, assistente de saída de faixa.

  • Fiat Toro Ranch 2.2 TD:

Equipamentos da versão anterior, mais central multimídia vertical de 10,1 polegadas, frenagem automática de emergência, farol alto automático, assistente de saída de faixa, bancos de couro marrom com bordados, painel com acabamentos em marrom, tapetes de carpete bordados, santo-antônio e estribo cromados, para-barro e barra de proteção para o vidro traseiro.

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Preços da Fiat Toro 2025:

  • Fiat Toro Endurance Turbo 270 Flex AT6 2025: R$ 155.990
  • Fiat Toro Freedom Turbo 270 flex AT6 2025: R$ 165.990
  • Fiat Toro Volcano Turbo 270 flex AT6 2025: R$ 182.990 
  • Fiat Toro Volcano turbo diesel 4X4 AT9 2025: R$ 206.990 
  • Fiat Toro Ranch Turbodiesel 4X4 AT9 2025: R$ 224.990 
  • Fiat Toro Ultra Turbo 270 flex AT6 2025: R$ 194.490 

Ficha técnica – Fiat Toro Volcano 2.2 TD

  • Motor: diesel, diant., transv., 4 cil., 2.184 cm3, 16V, 83,8 x 99 mm, 15,7:1, 200 cv a 3.500 rpm, 45,9 kgfm a 1.500 rpm
  • Câmbio: automático 9 marchas, tração integral
  • Suspensão: McPherson (diant.) /multibraço (tras.)
  • Freios: disco ventilado (diant.)/ tambor (tras.)
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: liga leve, 225/60 R18
  • Dimensões: compr., 494,5 cm; larg., 184,4 cm; alt., 168,1 cm; entre-eixos, 298,2 cm; vão livre do solo, 22,5 cm; peso, 1.910 kg; tanque, 60 l; caçamba, 937 l; capacidade de carga, 1.000 kg
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