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Fiat Mobi Way On: em busca do sucesso que ainda não veio

Fiat lança versão aventureira do Mobi na tentativa de incrementar as vendas tímidas da estreia

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 23 nov 2016, 21h39 - Publicado em 12 set 2016, 21h28
Fiat Mobi Way On
Apliques de plástico: ar off-road ()

A vida do Mobi não começou exatamente do jeito que a Fiat queria. Apesar do crescimento gradual em vendas – em agosto, foram 3.840 emplacamentos, 837 a mais que o principal concorrente, o VW Up! – o subcompacto ainda está longe da meta da montadora de vender 9.000 veículos por mês e brigar pela liderança do segmento de populares, hoje dominado pelo Chevrolet Onix.

A Fiat acha que esse cenário pode mudar em breve, e aposta em uma receita já consagrada na chegada do Mobi Way, a ponto de a marca apostar que o aventureiro urbano responderá por 35% do mix de vendas.

Ao contrário da maioria dos modelos desse tipo, o Mobi Way não é diferente apenas no visual, reforçado por apliques plásticos nos para-choques, barras longitudinais no teto e molduras nos para-lamas. Frente ao Mobi tradicional, a nova versão ganhou suspensão elevada em 15 mm com novas molas e amortecedores, barra estabilizadora e coxim hidráulico no motor.

Fiat Mobi Way On
Tampa de vidro é leve, mas o acesso ao porta-malas é ruim ()
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As mudanças deixaram o Way mais valente para encarar as lombadas e buracos das ruas e até trechos de terra batida sem dificuldades, mesmo sem pneus de uso misto.

Só não espere levar tantos amigos para passear no fim de semana. O Mobi comporta quatro adultos de estatura média com dificuldade e o diminuto porta-malas de 235 litros não acomoda nem bagagens de médio porte.

Se serve de consolo, o interior tem bancos dianteiros confortáveis (com encostos de cabeça embutidos como os do Up!) e plásticos texturizados de bom gosto, que tentam disfarçar a simplicidade da cabine. A lista de equipamentos de série é baseada nas versões Like e Like On, trazendo itens como ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, coluna de direção com regulagem de altura e rodas de aço aro 14 com calotas.

Fiat Mobi Way On
Interior simples tem acabamento na média do segmento ()
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A Way On acrescenta alarme, faróis de neblina, retrovisores elétricos com seta integrada, rádio com Bluetooth, rodas de liga e um exclusivo console de teto com porta-óculos e espelho convexo para monitorar as crianças no banco traseiro. O sistema de conectividade Live On, que transforma o celular em central multimídia operada por comandos no volante, ainda não começou a ser oferecido – a previsão era para agosto.

Fiat Mobi Way On
Console de teto com espelho auxiliar é exclusivo do Way On ()

Assim como a maioria dos populares, o compacto sofre para embalar quando carregado, exigindo constantes reduções de marcha para não perder o ritmo nas ladeiras. Some a esse comportamento o nível de ruído elevado em altas rotações (situação comum em retomadas, por exemplo) e o câmbio com engates longos, herança do Uno, com o qual o Mobi também compartilha o motor 1.0 Fire de 75 cv/73 cv.

Pelo menos até o fim do ano, quando o Uno (e apenas ele, segundo fontes ligadas à Fiat) ganhará o inédito motor tricilíndrico 1.0 GSE. Diante de prós e contras, o Mobi Way é o mais atraente da linha, mas ainda derrapa no preço: a versão Way sai por R$ 39.300 e a Way On custa salgados R$ 43.800, intermediária entre o Uno Way 1.0 (R$ 40.970) e o Uno Way 1.4 (R$ 44.170).

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VEREDICTO

O Mobi aventureiro é mais atraente do que a versão comum, mas a falta de espaço e o preço salgado fazem do Uno um melhor negócio.

Teste de Pista (com gasolina)
Aceleração de 0 a 100 km/h 17,3 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 36,3 s – 131 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) 10,3 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) 18,3 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) 34,5 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,1 / 26,7 / 66,6 m
Consumo urbano 11,9 km/l
Consumo rodoviário 16 km/l
Ficha Técnica
Motor gas., diant., transv., 4 cil., 999 cm3, 8V, 75/73 cv a 6.250 rpm, 9,9/9,5 mkgf a 3.850 rpm
Câmbio manual, 5 marchas, tração dianteira
Suspensão McPherson (diant.) / eixo de torção (tras.)
Freios a disco (diant.) / tambor tras.)
Direção hidráulica, 9,9 m (diâm. giro)
Rodas e pneus liga leve, 175/65 R14
Dimensões comprimento, 359,6 cm; altura, 155,5 cm; largura, 168,5 cm; entre-eixos, 230 cml peso, 940 kg; tanque, 47 l
Preço ar-cond., Bluetooth, vidros e travas elétricas, faróis de neblina
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