Equinócios acontecem quando os raios solares incidem diretamente sobre a linha do equador, fazendo com que o dia tem exatamente as mesmas 12h de duração da noite e marcam o início do outono e da primavera. Na Chevrolet, a mudança com o lançamento do Equinox EV restá em ter um mesmo modelo com motor a combustão e elétrico.
Mesmo modelo, mas não o mesmo carro. O Equinox com motor 1.5 a gasolina ainda usa a plataforma do antigo Cruze e custa R$ 227.990, enquanto o EV é baseado na moderna arquitetura Ultium, dedicada aos elétricos da marca e que por pouco não custa o dobro.
Na pré-venda, o Chevrolet Equinox EV custa R$ 419.000, mais que os R$ 418.950 do Volvo C40 Ultimate, com 408 cv, e perto dos R$ 437.950 do BMW iX1 com 313 cv. O que um Chevrolet pode oferecer a mais?
Não é potência. O principal motor do Equinox EV é o dianteiro, assíncrono, de 244 cv, mas ainda existe um motor síncrono de 91 cv na traseira para compor a tração AWD e o fato de ser síncrono aumenta a precisão do seu funcionamento. Combinados, porém, entregam 292 cv e 46 kgfm.
Embora chegue importado do México, o Equinox EV foi desenvolvido com foco no mercado dos Estados Unidos, outro país continentaL. A bateria de 85 kWh tem capacidade cerca de 30% maior que a dos rivais europeus e a autonomia no padrão do Inmetro acompanha: 443 km por carga, quase 80 km a mais que o Volvo.
Demandas dos EUA também fizeram este Chevrolet ser enorme: tem 4,84 m de comprimento (8 cm a mais que um Jeep Commander e 4 cm a menos que um Trailblazer), 2,95 m de entre-eixos, 1,95 m de largura e 1,65 m de altura.O porta-malas com 441 litros pode ser um pouco desproporcional, porque preferiram liberar mais espaço para as pernas no banco traseiro.
Vai do cliente preferir espaço de sobra para as pernas em detrimento a um banco traseiro mais confortável, com assento mais longo, e um ambiente com acabamento melhor. Há saídas de ar dedicadas, apoio de braço central embutido no encosto e mais nada, nem um acabamento melhor. Em termos de qualidade dos materiais, a área traseira parece mais simples que a do Equinox 1.5.
A dianteira tem um ambiente melhor. Painel e portas têm revestimento macio com partes em um tom de azul fosco que cria um aspecto interessante. A tela de 17,7 polegadas chama a atenção e quase disfarça que o ar-condicionado automático nem sequer tem duas zonas de temperatura, falta grave.
Também não tem Android Auto ou Apple Carplay, pois, como os Volvo, roda uma versão do Android dedicada aos carros que permite instalar quase todos os aplicativos que podem ser usados no Android Auto com menos chances de ter problemas. A integração com o quadro de instrumentos também é melhor.
Neste primeiro contato com o Chevrolet Equinox EV, ainda no Campo de Provas da marca em Indaiatuba (SP), aparentou ser melhor que o Blazer EV em alguns aspectos.
O tamanho menor (o entre-eixos 15 cm mais curto, em especial) não é uma desvantagem, pois faz o Equinox EV ser mais manobrável e sua suspensão é um pouco mais firme deixa seu comportamento mais agradável ao passar por ondulações. Se não é tão divertido pela tração principal vir do motor dianteiro, o desempenho é equivalente: cumpre o 0 a 100 kmh em 5,8 s, mesmo tempo que a fábrica declara pro Blazer EV.
Se o Equinox EV ainda precisa mostrar a que veio para lidar com a concorrência das marcas de luxo, gera um desconforto dentro de casa. É R$ 60.000 mais barato que o Blazer e é, aparentemente, mais interessante.
Veredict0 – O Equinox EV peca por ser muito normal. Não faz nada muito diferente que outros elétricos que custam menos e têm mais status.
Ficha técnica – Chevrolet Equinox EV
Preço: R$ 419.000
Motor: dois elétricos, dianteiro com 244 cv e traseiro com 91 cv; total de 292 cv, 46 kgfm (combinados)
Bateria: NMC, 85 kWh; recarga AC a 22 kW: 4,7h; DC a 150 kW, 48 min (15 a 80%). Autonomia, 443 km
Câmbio: aut., 1 marcha, tração integral
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multibraços (tras.)
Freios: disco ventilado nas quatro rodas
Pneus: 245/55 R19
Dimensões: comprimento, 484 cm; largura, 195,4 cm; altura, 164,6 cm; entre-eixos, 295,4 cm; peso, 2.336 kg; porta-malas, 441 litros
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 5,8 s; velocidade máxima de 188 km/h
*Dados de fábrica