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Por Redação
22 nov 2013, 12h48
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Por Péricles Malheiros

14 413 km

Por muito tempo, motor turbo foi sinônimo de esportividade. Mas essa história vem mudando rapidamente. Hoje, o turbo tem presença garantida nos carros mais eficientes do mercado, ou seja, aqueles com boa relação entre desempenho e consumo. O Classe A é prova dessa tendência. Pisou fundo, ele responde com disposição. Aliviou o pé, ele bebe bem pouco. É inegável também que nunca as fábricas capricharam tanto na hora de rechear seus carros com dispositivos que auxiliam o motorista a dirigir da maneira mais econômica possível.

No A 200, a tela central pode exibir um gráfico de barras coloridas – o eixo vertical mostra o consumo (em litros/100 km) e o horizontal o tempo (uma barra é criada a cada 5 minutos de utilização do carro). Adicionalmente, o computador de bordo, à frente do motorista, pode exibir o consumo de combustível (de cada viagem e acumulado) ou ainda um segundo gráfico, monocromático, com percentuais de aceleração, velocidade constante e desaceleração. Há ainda uma página dedicada à autonomia restante do tanque.

O editor Péricles Malheiros, fã confesso da ecocondução, tem no Classe A o melhor companheiro da atual frota de Longa Duração. “Assim que entro no A, fixo a função de monitoramento de consumo na tela central. É a melhor maneira de perceber a redução de consumo proporcionada pelo sistema start-stop”, diz. No entanto, em dias de calor e tráfego intenso o start-stop é desativado pela maioria dos motoristas. “Em situações de anda e para constante, o compressor do ar-condicionado se desliga junto com o motor e apenas a ventilação se mantém funcionando. Ainda que a recirculação esteja ativada, não demora muito para a temperatura da cabine subir”, diz o redator-chefe Zeca Chaves.

Os ruídos junto ao sistema de ajuste de altura do cinto do motorista e da caixa de direção – ambos dados como resolvidos na revisão dos 8 000 km – estão, na verdade, mais graves.

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Consumo

No mês (29,8% na cidade) – Gasolina 11,3 km/l
Desde jul/13 (40,7% na cidade) – Gasolina 10,3 km/l

Principais ocorrências

3810 km Ruído no sistema de ajuste de altura do cinto do motorista e na suspensão dianteira

Diário

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