Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Correio técnico: suspensão de eixo rígido precisa de alinhamento?

Sistema simples, mas antiquado, tem algumas peculiaridades

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 13 abr 2023, 00h06 - Publicado em 17 jun 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Renault Kwid
    Suspensão por eixo rígido não é tão eficiente para segurar a carroceria em curvas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    É verdade que suspensão do tipo eixo rígido, como a traseira do Renault Kwid, não precisa de alinhamento? Sergio Ricardo Alves Nogueira, por e-mail

    Sim, porque seu projeto não prevê esse tipo de ajuste. O mesmo acontece no sistema por eixo de torção, que é o mais popular do mercado por ser simples e robusto.

    Direção por cabos pode tornar alinhamento e balanceamento obsoletos
    Deve-se checar a o alinhamento a cada 10.000 km ou após cair em buracos ou colidir bruscamente com o meio-fio (Divulgação/Honda)

    Já a suspensão com eixo rígido é mais comum em picapes feitas sobre chassi de longarina, apesar de também equipar o hatch da Renault e o Chery QQ.

    Continua após a publicidade

    Mas é possível que o eixo traseiro desses veículos fique desalinhado após sofrer um impacto severo, como ao cair em um buraco ou colidir lateralmente contra o meio-fio.

    Nesse caso, a solução não é o alinhamento: o correto é que um especialista analise a extensão das avarias e faça ou desempenamento da peça ou mesmo a troca de todo o conjunto.

    Já nos automóveis com suspensão traseira independente o alinhamento é previsto e necessário como ocorre no eixo frontal.

    Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.