Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Comparativo: Peugeot 5008 e VW Tiguan no jogo de sete assentos

Comparamos os (muitos) pontos em comum e as (poucas) diferenças entre Peugeot 5008 e VW Tiguan

Por Leonardo Felix
Atualizado em 23 set 2019, 14h14 - Publicado em 23 set 2019, 13h39
_I5A3270.CR2
Em comum, faróis de led e luzes diurnas – e espaço para sete pessoas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O preço do Peugeot 5008 foi modificado algumas semanas após a publicação desta matéria. A alteração não altera o resultado do comparativo.

A grande maioria dos carros de sete lugares não é feita para você viajar por muitos quilômetros com sua família, cachorro e dois amigos extras.

Além dos assentos adicionais acomodarem com conforto somente crianças, o espaço restante no porta-malas vai comportar algumas malas médias, e olhe lá.

_I5A3410.CR2
A tampa não é elétrica, mas sua pouca altura facilita seu fechamento (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Mas esse segmento oferece uma versatilidade única para roteiros curtos com sete ocupantes, além de geralmente terem porta-malas generosos quando a fileira extra é rebatida.

Essas especificidades fazem com que esse segmento normalmente seja carente de novidades na faixa “mais barata”, mas recentemente duas novas opções chegaram ao país: Volkswagen Tiguan e Peugeot 5008 Griffe.

Continua após a publicidade
_I5A4111.CR2
Manobras no Tiguan são facilitadas pelo vidro traseiro maior (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Além da contemporaneidade, a dupla se equivale em tamanho, preços, itens de série e custos de propriedade nas versões topo de linha.

Por conta disso, convocamos o Tiguan R-Line (R$ 187.990) e o 5008 Griffe Pack (R$ 179.990)* para um duelo tão familiar quanto tecnológico.

*No mês de publicação da matéria na revista o preço do 5008 Griffe Pack era de R$ 184.790

Sem as mãos

Foi-se o tempo em que chave presencial, câmera de ré e bancos elétricos eram diferenciais na faixa próxima dos R$ 200.000. O que impacta para os clientes agora são itens que oferecem tanto conforto quanto segurança.

Continua após a publicidade

Isso explica o fato de ambos os SUVs terem controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e painel digital.

_I5A8036.CR2
O teto preto é de série em todas as versões do Peugeot 5008. (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Peugeot agrega assistente de permanência em faixa, carregador do celular por indução, alerta de veículo no ponto cego, facho alto automático, teto solar panorâmico e leitor de placas.

Dessa lista, o Tiguan só pode oferecer o teto solar, que custa R$ 4.990 a mais e torna a revisão mais cara (sua lubrificação deve ser feita a cada 10 mil km).

Também há estacionamento automático e tampa do porta-malas elétrica, mas o melhor diferencial do SUV alemão está debaixo do capô.

Continua após a publicidade
_I5A2261.CR2
Interior envolvente e bem acabado tem massagem para os bancos dianteiros e carregador de celular por indução, mas controle do ar-condicionado feito só pela tela é confuso. (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O 2.0 turbo EA888 usado no Tiguan é tão versátil que ele empurra do pequeno Polo GTI ao enorme Atlas.

No SUV, ele gera 220 cv e 35,7 mkfg, mais do que suficientes para deslocar a 1,7 tonelada até os 100 km/h em meros 7 segundos. Na mesma prova o 5008 e seus modestos 165 cv e 24,5 mkgf levou 10,5 segundos.

A ampla diferença de desempenho do Tiguan se repetiu nas retomadas, com vantagem de quase 2,5 s na medição de 80 a 120 km/h.

Só que, o que o Tiguan anda, ele bebe: foram 8,7 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada, enquanto o Peugeot fez 10,4 km/l e 13,8 km/l nas mesmas provas.

Continua após a publicidade
_I5A2332.CR2
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

E por mais divertido que o Tiguan seja com sua suspensão firme (e independente nas quatro rodas), tração integral e ronco abafado, um SUV de sete lugares não é exatamente um veículo de apelo esportivo.

Ele precisa ser seguro, confortável e agradar outras seis pessoas.

_I5A8152.CR2
Manobras no Tiguan são facilitadas pela vigia traseira maior (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O acesso à terceira fileira é igual em ambos: ou seja, difícil. É preciso rebater e puxar a fileira intermediária, e pedir a quem for ficar no meio para que não jogue o assento todo para trás, sob risco de você dar adeus aos seus joelhos.

Continua após a publicidade

Mas que zona

No fator temperatura, o Tiguan se destaca por oferecer ajuste climático para a segunda fileira – ambos têm saída de ar para quem vai no meio, mas não para quem senta na terceira fileira.

Mas só o Peugeot limita a incidência solar para quem vai atrás por meio de cortinas manuais embutidas nas portas traseiras.

Mais difícil é entender o plano de manutenção do Tiguan. Apesar das três primeiras revisões serem gratuitas, há muitos itens cobrados à parte, como os caros jogos de velas (R$ 686,52) e o fluido da transmissão integral (R$ 747,38).

Por conta disso, manter o Volkswagen por 60.000 km ou três anos custa R$ 459 a mais.

O seguro também é ligeiramente mais caro no Tiguan, mas é um gasto necessário: se bater, a cesta de peças custa mais que o dobro do Peugeot.

Comparativo: Peugeot 5008 e VW Tiguan no jogo de sete assentos
A central multimídia do Tiguan tem interface maior e permite a customização entre diferentes motoristas. (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Ainda assim, o Tiguan se garante como campeão por oferecer mimos extras aos ocupantes e entregar segurança (real e aparente) junto com um desempenho acima da média.

Seu motor tem fôlego de sobra em ultrapassagens, enquanto a tração integral reduz sustos em viagens por pisos escorregadios. Manter o Volkswagen pode ser um pouco mais caro, mas com ele há a garantia de uma relação mais duradoura – e divertida.

_I5A2386.CR2
O porta-malas com os dois bancos extras rebatidos tem vastos 686 litros. (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Veredicto

Ambos são confortáveis e equipados, mas o desempenho e alguns detalhes separam o bom 5008 do excelente Tiguan.

Ficha Técnica – Peugeot 5008 Griffe Pack

  • Preço: R$ 179.990
  • Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, injeção direta, 16V, turbo, 1.598 cm³; 77 x 85,8 mm, 10,5:1, 165 cv a 6.000 rpm, 24,5 mkgf a 1.400 rpm
  • Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (dianteira)/eixo de torção (traseira)
  • Freios: disco ventilado (dianteira) / disco sólido (traseira)
  • Direção: Elétrica, 11,2 metros (diâmetro de giro)
  • Rodas e pneus: liga leve, 235/50 R19
  • Dimensões: comprimento, 464,1 cm; largura, 184,4 cm; altura, 164,0 cm; entre-eixos, 284 cm; peso, 1.632 kg; tanque, 56 litros; porta-malas, 237 litros (7 lugares) 780 litros (5 lugares)

Ficha de testes

Aceleração
0 a 100 km/h: 10,4 s
0 a 1.000 m: 31,6 s – 167,7 km/h

Velocidade Máxima: 206 km/h*

Retomada (em D):
40 a 80 km/h: 4,6 s
60 a 100 km/h: 5,7 s
80 a 120 km/h: 7,4 s

Frenagens
0/80/120 km/h – 0 m: 16,9/28,6/62,1 metros

Consumo
Urbano: 10,4 km/l
Rodoviário: 13,8 km/l

*Dado de fábrica

Seu bolso
Seguro: R$ 3.420
Revisões (6): R$ 4.747
Peças: R$ 11.885

Ficha técnica – Volkswagen Tiguan R-Line 

  • Preço: R$ 187.990
  • Motor: gasolina, dianteira, transversal, 4 cilindros, injeção direta e indireta, 16V, turbo, 1.984 cm3; 82,5 x 92,8 mm, 9,6:1, 220 cv a 4.300 rpm, 35,7 mkgf a 1.600 rpm
  • Câmbio: automatizado, dupla embreagem, 6 marchas, tração integral
  • Suspensão: McPherson (dianteira)/multibraço (traseira)
  • Freios: disco ventilado (dianteira) / disco sólido (traseira)
  • Direção: Elétrica, 11,9 metros (diâmetro de giro)
  • Rodas e pneus: liga leve, 255/45 R19
  • Dimensões: comprimento, 470,1 cm; largura, 183,9 cm; altura, 165,8 cm; entre-eixos, 279 cm; peso, 1.785 kg; tanque, 60 litros; porta-malas, 230 litros (7 lugares)/ 685 litros (5 lugares)

Ficha de testes

Aceleração
0 a 100 km/h: 7 s
0 a 1.000 m: 27,8 s – 186,4 km/h

Velocidade máxima: 223km/h

Retomadas
40 a 80 km/h: 3 s
60 a 100 km/h: 4,1 s
80 a 120 km/h: 4,9 s

Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 14,7/25,5/57,7 metros

Consumo
Urbano: 8,7 km/l
Rodoviário: 11,8 km/l

Seu bolso
Seguro: R$ 3.653
Revisões (6):R$ 5.206
Peças:R$ 20.418

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.