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Comparativo: Peugeot 208 Style 1.0 é melhor que o Chevrolet Onix LT 1.0?

O Peugeot 208 estreia entre os 1.0 com bons equipamentos e visual caprichado. Mas será páreo para o aclamado Onix?

Por Guilherme Fontana
6 set 2022, 04h00
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  • Dezoito anos se passaram desde que o Peugeot 206 abandonou o motor 1.0 e a marca deixou de equipar seus carros com motores “mil”. Agora, a francesa sucumbiu ao mercado e passou a usar motorização 1.0 no moderno 208.

    Para saber se o modelo terá força no concorrido degrau de entrada do mercado, convocamos o Chevrolet Onix, vice-líder da categoria. O líder Hyundai HB20, recém-atualizado, não teve unidades com motor 1.0 aspirado disponibilizadas a tempo de serem alinhadas neste confronto.

    208
    Aerofólio e sensores de ré são de série no 208 Style (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O comparativo reúne a segunda versão mais barata de cada um dos hatches. Ou seja, o 208 Style, de R$ 82.990, enfrenta o Onix LT, de R$ 77.690 – ambos equipados com motor 1.0 aspirado de três cilindros.

    No caso do Onix, o propulsor entrega 82/78 cv e 10,6/9,6 kgfm (etanol/gasolina), sempre com câmbio manual de seis marchas. Já no 208, o motor Firefly, emprestado do “primo” Fiat Argo, rende até 75/71 cv e 10,7/10 kgfm (etanol/gasolina), e tem câmbio manual de cinco marchas.

    Na pista, o Chevrolet foi mais rápido e mais econômico, em nossos testes feitos com gasolina. Ele levou 13,2 segundos para ir de 0 a 100 km/h, enquanto o 208 fez a mesma prova em 14,3 segundos.

    208
    Bancos de tecido são confortáveis, mas espaço traseiro não é o forte do Peugeot 208 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    208
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    E obteve as marcas de 13,9 km/l, na cidade, e 17,6 km/l, na estrada, contra as médias de 11,2 km/l e 14,1 km/l, do Peugeot, respectivamente. A diferença de torque entre os motores é pequena. Mas no Onix o pico chega mais tarde: 4.100 rpm, ante 3.250 rpm do 208.

    A agilidade do Chevrolet, portanto, pode ser creditada ao seu número de válvulas (12, contra 6 do 208), o que ajuda no crescimento do giro do motor.

    208 Peugeot
    Mesmo de lado, visual é um dos destaques do 208 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O 208, por outro lado, se mostra mais disposto por ter o torque mais cedo, exigindo menos trocas de marchas. Apesar de uma marcha a mais (a sexta é overdrive, voltada à redução de giro), o câmbio do Onix apresenta um buraco entre segunda e terceira marchas.

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    E a caixa do 208, além de bem escalonada, se mostrou mais rápida e precisa (melhor até mesmo que no Fiat Argo, que compartilha motor e câmbio com o Peugeot).

    208
    208 traz belos e eficientes faróis full-led, mas seu porta-malas é acanhado (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    208
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Ambos têm a direção leve e confortável para todas as situações, mas o 208 se destaca pela suspensão, que torna a convivência bem mais agradável na cidade. Até pouco tempo atrás seria impensável dizer isso, mas o Peugeot tem um acerto robusto de suspensão, que vence o asfalto lunar brasileiro sem prejuízos ao conforto dos ocupantes e sem barulheiras.

    É um acerto bem próximo de um Fiat. Já o Onix vai bem em asfalto liso, com bom balanço da carroceria, mas tem ajuste mais rígido, com pancadas mais secas em imperfeições. Também é possível ouvir o trabalho da suspensão.

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    208
    208 tem menor potência e uma marcha a menos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    208
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Outro problema está na altura em relação ao solo, especialmente na dianteira, que o torna presa fácil de lombadas e valetas.

    CONECTIVIDADE  A lista de equipamentos, por sua vez, tem um peso bem definido para cada modelo. Ambos trazem ESP, mas o Onix LT vem com seis airbags, contra quatro do 208.

    O GM tem ainda limitador de velocidade, ar-condicionado e assistente de partida em rampa.

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    208
    Rodas são de 16” e pintadas de preto, e o teto panorâmico de vidro é de série (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    208 Peugeot

    A central multimídia, com tela de 8 polegadas, mostra uma grande fraqueza do Onix: por problemas na cadeia global de semicondutores, o modelo tem sido equipado apenas com Apple CarPlay via cabo, deixando de oferecer Bluetooth e Android Auto.

    O problema deverá ser resolvido nos próximo meses e, com esses recursos, o modelo sobe R$ 2.500.

    Na unidade testada, produzida anteriormente ao corte no conteúdo, os itens estavam presentes, assim como um pacote com faróis automáticos, chave presencial, rodas de liga leve e câmera de ré, que elevam o preço inicial aos R$ 83.190.

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    Onix Lt
    Onix tem câmera de ré, mas dispensa os sensores (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Uma terceira opção com esse conteúdo, mas sem os de conectividade, sai por R$ 80.690.

    PACOTE COMPLETO  A O 208 Style não tem opcionais. Assim, oferece de série, além dos itens de fábrica do Onix, rodas de liga leve, faróis full-led (único na categoria, contra parábola simples do rival), teto solar panorâmico, carregador de celulares por indução, multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e tela de 10 polegadas, câmera de ré e sensores de ré. São seis alto-falantes (no Onix, são quatro, sem saídas traseiras) e há ajuste de altura e profundidade no volante, indisponíveis no rival.

    Onix LT Chevrolet
    Onix mostra mais simplicidade nos bancos, mas leva a melhor no espaço traseiro (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Onix LT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    As diferenças entre os hatches crescem ainda mais no quesito visual. Por fora, o 208 exibe traços mais modernos, rodas pretas e aerofólio.

    É um conjunto que inspira maior refinamento, assim como no interior. O painel tem formas quase futuristas, com o volante de pequeno diâmetro, apliques em preto brilhante e imitação de fibra de carbono.

    Onix LT
    GM tem faróis halógenos, mas leva vantagem no porta-malas maior (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Onix LT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Os materiais, apesar de rígidos, mostram boa qualidade e montagem caprichada. O quadro de instrumentos, no entando, poderia ser mais atraente – é simples demais e destoa do restante.

    Já o Onix, apesar do desenho ainda atual do painel, evidencia os materiais e a montagem com menos refinamento e texturas de aspecto mais barato. Seu quadro de instrumentos, porém, é mais elaborado.

    Onix LT
    Mais potente, o Onix tem a sexta marcha como overdrive (FErnando Pires/Quatro Rodas)

    Onix LT Chevrolet

    CONTORCIONISMO  Ainda por dentro, nenhum deles tem o espaço interno como trunfo, mas o 208 leva pequena desvantagem.

    O modelo tem menos espaço para quem vai atrás, problema que a marca disfarça com um discreto baixo relevo nas costas dos bancos dianteiros, além do porta-malas menor: são 265 litros, contra 303 l do Onix.

    O Peugeot também incomoda na hora de acessar o banco traseiro, já que o vão de acesso é pequeno e exige certo contorcionismo na entrada e na saída. No Chevrolet, as portas maiores não deixam com que isso aconteça.

    Onix LT
    As rodas são menores e mais simples, de 15”, e há limitador de velocidade (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Onix LT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    As vantagens em espaço e economia de combustível do Chevrolet Onix não conseguem abafar o ótimo pacote de equipamentos, conectividade e de tecnologia do Peugeot 208, além do melhor acabamento e de um estilo que salta mais aos olhos.

    Mais do que isso, o francês fabricado na Argentina também está mais preparado para condução urbana em asfaltos ruins e ruas com elevações e valetas.

    Assim, o Peugeot 208 Style vence o comparativo.

    Veredicto Quatro Rodas

    Mesmo menos econômico e espaçoso em relação ao Onix, o 208 vence a disputa pelo conjunto. O francês combina estilo moderno e bom acabamento com um belo pacote de tecnologia e conectividade.

    Teste Comparativo Quatro Rodas

    208 1.0 Onix 1.0
    0 a 100 km/h 14,3 s 13,2 s
    0 a 1.000 m 35,88 s – 143,9 km/h 35 s – 150 km/h
    Velocidade máxima n/d n/d
    Retomadas
    D 40 a 80 km/h 8,1 s 7,4 s
    D 60 a 100 km/h 12,4 s 11,1 s
    D 80 a 120 km/h 22,7 s 18,01 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0 14/25,6/58,6 m 15,5/27,5/61,4 m
    Consumo
    Urbano 11,2 km/l 13,9 km/l
    Rodoviário 14,1 km/l 17,6 km/l
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx. 40,8/71,3 dBA 41,2/64,5 dBA
    80/120 km/h 63/68,5 dBA 63,2/68,6 dBA
    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h 100 km/h 96 km/h
    Rotação do motor
    a 100 km/h em 5a marcha
    3.000 rpm 2.800 rpm
    Volante 3 voltas 2,7 voltas
    Seu Bolso
    Preço básico R$ 82.990 R$ 77.690
    Concessionárias 118 553
    Revisões até 50.000 km R$ 4.034 R$ 4.272

    Condições de teste: alt. 660 m; temp., 26/26 °C; umid. relat., 46/44%; press., 1.012,5/1.012,5 mmHg

    208
    O painel do 208 Style não tem materiais macios, mas os plásticos demonstram qualidade superior em relação ao Onix, além do desenho mais moderno – com exceção do quadro de instrumentos. A multimídia tem tela de 10 polegadas e Android Auto e Apple CarPlay sem fio. (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    208
    (FErnando Pires/Quatro Rodas)
    208
    (FErnando Pires/Quatro Rodas)

    Ficha Técnica – Peugeot 208 Style 1.0

    Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 6V, 999 cm³, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm (etanol/gasolina) a 3.500/3.250 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
    Direção: elétrica
    Suspensão: McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
    Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
    Pneus: 195/55 R16
    Peso: 1.102 kg
    Dimensões: comprimento, 405,5 cm; largura, 196 cm; altura, 145,3 cm; entre-eixos, 253,8 cm; porta-malas, 265 l; tanque de comb., 47 litros

    Onix Lt
    Apesar do quadro de instrumentos mais elaborado, o painel do Onix é mais simples no desenho e nos materiais utilizados. A central multimídia de 8 polegadas é menor e, temporariamente, não oferece Android Auto e Bluetooth – apenas Apple CarPlay com conexão por fio. (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Onix LT
    (FErnando Pires/Quatro Rodas)
    Onix LT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Ficha Técnica – Chevrolet Onix LT2 1.0

    Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 12V, 999 cm³, 82/78 cv a 6.400 rpm, 10,6/9,6 kgfm (etanol/gasolina) a 4.100 rpm
    Câmbio: manual, 6 marchas, tração dianteira
    Direção: elétrica
    Suspensão: McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
    Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
    Pneus: 185/65 R15
    Peso: 1.037 kg
    Dimensões: comprimento, 416,3 cm; largura, 173,1 cm; altura, 147,5 cm; entre-eixos, 255,1 cm; porta-malas, 303 litros; tanque de combustível, 44 litros

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