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Comparativo: Audi RS Q3 e Porsche Macan se enfrentam

Ainda que prestes a passar por mudanças, Audi RS Q3 e Porsche Macan são ótimas pedidas para quem está à procura de um SUV de sangue quente

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 nov 2018, 20h56 - Publicado em 12 nov 2018, 20h42
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Chama atenção a proximidade da chegada de mudanças no visual (Leo Sposito/Quatro Rodas)

Tecnicamente, o rival direto do Macan GTS na Audi é o SQ5 – os dois têm o mesmo porte e motor –, mas escolhemos o RS Q3 pela similaridade da situação de ambos em nosso mercado: a proximidade da chegada de mudanças no visual.

Diferentemente do que se vê em outros modelos, como o TT e o A3, por exemplo, a Audi pegou leve demais ao aplicar o tratamento RS no Q3, o seu SUV de entrada. No que se refere ao visual, a versão esportiva mais parece um Q3 levemente tunado.

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A nova geração do RS Q3 deve chegar em 2020, com layout da cabine muito mais digital que o atual (Leo Sposito/Quatro Rodas)

A bordo da unidade prateada cedida para teste, passeei absolutamente despercebido por São Paulo. Já com o Macan… Nas ruas, os olhos ainda se voltam para o SUV de entrada da Porsche.

Aliás, fiquei com a impressão de que olham mais por se tratar de um Porsche do que um Macan. O fato é que o poder de atração é maior do que o do discreto Audi RS Q3.

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O Macan com facelift chega ainda em 2018. Painel terá multimídia tão larga quanto o console central (Leo Sposito/Quatro Rodas)
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Dentro, empate técnico. Os dois são sóbrios ao extremo. A enorme quantidade de botões que contornam o console central até poderia dar um ar de ousadia maior ao Macan, mas o RS Q3 dá o troco com seu volante de base reta.

É bom ressaltar que essa monotonia vai acabar. Tanto a nova geração do Q3 como o facelift da linha 2019 do Macan virão com uma nova (e maior) central multimídia.

Em termos de espaço, claro, deu Macan. Com seus 4,69 metros de comprimento e 2,81 de entre-eixos, é muito mais amplo na cabine e no porta-malas, de 500 litros. O RS Q3 tem 4,41 metros de comprimento, 2,6 de entre-eixos e 356 litros de volume no porta-malas.

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As rodas são aro 20, com pneus 255/35 (Leo Sposito/Quatro Rodas)

O conteúdo é parecido em ambos: airbags laterais e de cortina, faróis e lanternas de led, banco do motorista elétrico, ar digital bizona, rodas de liga leve (aro 20 no
RS Q3 e aro 21 no Macan) e teto solar (panorâmico no Audi e convencional no Porsche).

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Tecnicamente, similaridades e diferenças. As caixas de câmbio são praticamente as mesmas, mudando o registro de batismo: PDK no Porsche, S Tronic no Audi. Diferentes no nome, mas idênticas no conceito, elas são baseadas num sistema de dupla embreagem para coordenação das sete marchas do câmbio.

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Rodas aro 21 pintadas de preto (Leo Sposito/Quatro Rodas)

Para lidar melhor com o calor resultante da energia de atrito, as embreagens são imersas numa caixa de óleo. Assim, trabalham com baixo nível de ruído e, o mais importante, sem patinar mesmo em bruscas acelerações e retomadas.

A transmissão é do tipo integral, monitorada e operada eletronicamente nos dois SUVs, de modo a garantir a melhor distribuição da força do motor entre os eixos dianteiro e traseiro.

Discutindo a relação

Se o conceito do câmbio é o mesmo, no motor, as apostas são diferentes. A Audi foi de cinco cilindros em linha: um 2.5 20V turbo com 340 cv e 45,9 mkgf de torque. A Porsche, por sua vez, equipa o Macan GTS com um grande V6 3.0 com 360 cv e 51 mkgf de torque.

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Vendo apenas esses números, dá para antecipar um melhor desempenho do Porsche, certo? Errado. A conta só fecha com o dado de peso: são 1.655 kg no RS Q3 e 1.895 kg no Macan.

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Parece um Q3 normal, mas é muito mais do que isso (Leo Sposito/Quatro Rodas)

A diferença, equivalente ao peso de três adultos, é suficiente para dar ao Audi vantagem nas relações peso/potência, peso/torque e torque específico: respectivamente, 4,9 kg/cv, 36,1 kg/mkgf e 18,5 mkgf/l do RS Q3 ante 5,3 kg/cv, 37,2 kg/mkgf e 17 kg/l.

Ainda que pequenas, tais diferenças foram confirmadas pelos testes realizados em nosso campo de provas, em Limeira (SP), com ligeira vantagem do RS Q3 sobre o Macan (veja os resultados ao lado).

Entre carros esportivos, ficar abaixo dos 5 segundos na prova de aceleração de 0 a 100 km/h é motivo de orgulho. E só o Audi conseguiu tal feito, com 4,8 s – o Porsche registrou 5,0 s cravados.

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Paradas de sucesso

A passagem pela pista de teste também teve surpresa, dessa vez, negativa para o RS Q3. Os discos de freio perfurados do Audi não foram páreo para os ventilados convencionais do Porsche. Mesmo tendo a tarefa de segurar um carro mais leve, resultaram números de frenagem piores.

Com média de 10,5 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada, dá para dizer que o Macan leva vantagem sobre o RS Q3 (respectivamente, 8,3 km/l e 11,6 km/l), afinal a maioria dos motoristas roda prioritariamente em perímetro urbano.

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Pinças de freio vermelhas mostram que esse Porsche não é nada manso (Leo Sposito/Quatro Rodas)

Ao volante, a diferença entre os rivais é menos clara que o degrau de preço: R$ 350.465 no Audi e R$ 490.365 no Porsche. Extremamente dóceis  quando conduzidos de modo tranquilo e violentos quando provocados, eles também têm suas peculiaridades.

O RS Q3 tem reações mais imediatas ao volante, enquanto o Macan se comunica com o piloto de maneira mais filtrada, sobretudo no que diz respeito a suspensão.

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No fim das contas, o Macan sai vencedor deste encontro por justificar o preço R$ 140.000 mais alto com um desempenho quase tão bom quanto o do rival, uma excelente oferta de espaço e conforto para a família e, acima de tudo, o status da marca Porsche – maior que o da Audi, especialmente neste caso, em que nem parece se tratar de um RS.

Veredicto

Nessa faixa de preço, status conta ponto. Mesmo sendo bem mais caro, o Macan fará o dinheiro investido valer mais.

Ficha técnica

Audi RS Q3 Porsche Macan GTS
Preço R$ 350.465 R$ 490.365
Motor gas., diant., transv., cinco cilindros em linha, 2.480 cm3, 20V, turbo, 340 cv a 5.300 rpm, 45,9 mkgf a 1.600 rpm gas., diant., long., V6, 2.997 cm3, 24V, biturbo, 360 cv a 6.000 rpm, 51 mkgf a 1.650 rpm
Câmbio automatiz., dupla embreagem, 7 marchas, tração integral automatiz., dupla embreagem, 7 marchas, tração integral
Suspensão McPherson (diant.) e multilink (tras.) Braços sobrepostos (diant. e tras.)
Freios disco vent. (diant. e tras.) disco vent. (diant. e tras.)
Direção elétrica, diâm. de giro 11,8 m elétro-hidr., diâm. de giro 11.9 m
Pneus 255/35 R20 265/40 R21 (diant.) e 295/35 (tras.)
Dimensões compr., 441,1 cm; largura, 184,1 cm; alt., 158,0 cm; entre-eixos, 260,3 cm; peso, 1.655 kg; tanque, 64 l; porta-malas, 356 l compr., 469,2 cm; largura, 192,6 cm; alt., 160,9 cm; entre-eixos, 280,7 cm; peso, 1.895 kg; tanque, 68 l; porta-malas, 500 l

Teste

Toyota Camry VW Passat
Aceleração de 0 a 100 km/h 4,8 s 5,0 s
Aceleração de 0 a 1.000 km/h 24,2 s – 216,1 km/h 24,7 s – 209,7 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h 2,6 s 2,6 s
Retomada de 60 a 100 km/h 2,7 s 2,8 s
Retomada de 80 a 120 km/h 3,2 s 3,5 s
Frenagem 60/80/120 km/h 15,9/26,7/60,3 m 15,4/26,4/57,8 m
Consumo urbano 8,3 km/l 10,5 km/l
Consumo rodoviário  11,6 km/l 10,7 km/l

Custos

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