A Chrysler já começou a vender no Brasil o 300C reestilizado. É a segunda vez que essa geração do sedã passa por uma reformulação de estilo – a primeira foi em 2011 -, e agora o modelo também conta com novos equipamentos. Por aqui, será equipado com um motor V6 3.6 de 296 cv e transmissão de oito marchas. Em versão única, tem preço sugerido de R$ 204.900.
Na parte externa, a grande diferença está na dianteira. A grade do radiador foi aumentada em 33% e o logotipo da Chrysler passou para a grelha – antes ficava na moldura da peça. Além disso, todos os cromados brilhantes foram substituídos por cromo fosco. E isso conferiu mais elegância ao visual. A régua cromada sob os faróis dianteiros foi eliminada, providência que colabora para limpar o visual do carrão. Agora há um aplique cromado que faz a ornamentação da parte inferior do para-choque, conectando os faróis de longo alcance. A traseira também tem novidades, mas as mudanças são menos óbvias. As lanternas receberam leds e um novo perfil, mais alinhado à lataria do porta-malas.
Por dentro, a alavanca de câmbio convencional deu lugar a um botão seletor giratório – a exemplo dos outros modelos da linha, como o 200. Se preferir, o motorista pode efetuar as trocas de marcha manualmente por meio de borboletas atrás do volante, já que a transmissão é do tipo automática sequencial. Outra novidade é uma tela de alta definição de 7 polegadas no centro do quadro de instrumentos. Em conjunto com o display central do sistema multimídia, não é preciso desviar os olhos da pista para obter informações relevantes à navegação ou sobre o veículo. Antes de curvas, o sistema de GPS exibe simultaneamente a ação a tomar nas duas telas.
Dotado do sistema UConnect, nos Estados Unidos o veículo fica o tempo todo conectado à internet. É possível consultar informações de localidades, atualizações climáticas e até de condições do tráfego. Durante o test-drive, um aviso de tempestade foi dado pelo carro antes de o veículo chegar à região com chuva. Outra vantagem é a possibilidade de utilizar a tecnologia como um hotspot para internet. Os ocupantes têm a possibilidade de sincronizar smartphones ao veículo via wi-fi e aproveitar o sinal fornecido pelo carro.
O novo 300C conta com 10 cv a mais na motorização V6 3.6, resultado de um novo acerto na central eletrônica do propulsor. E a tração continua limitada às rodas traseiras. Nos Estados Unidos, é possível escolher entre uma gama bem extensa de configurações. São quatro versões (300 Limited, 300S, 300C e 300C Platinum), duas opções de motor (V6 3.6 e V8 5.7) e duas opções de tração (traseira ou AWD).
Há sistema de aquecimento para todos os bancos e volante. E os lugares da frente contam com ventilador interno para o encosto e assento. Há ajustes elétricos e memória de posição para motorista e passageiro. Todos os recursos são controlados pela tela touchscreen de 8,4 polegadas do painel. A Chrysler optou por centralizar nesse display os controles de configuração do veículo. Nela é possível exibir informações da viagem, dados do computador de bordo e até sobre o veículo, como temperatura do motor e do câmbio, pressão dos pneus e mapas do GPS. A interface é simples de usar e ajuda a reduzir a quantidade de botões físicos na cabine.
Embora o 300C não seja tradicional no Brasil, é um carro icônico nos Estados Unidos. Além de ser o modelo de maior prestígio na gama da Chrysler, é um sexagenário. O primeiro 300 foi lançado em 1955, na versão cupê. Para alguns entusiastas do mundo automotivo, o Chrysler 300 é considerado o primeiro muscle car do mundo, já que era o mais potente da época, superando o Corvette, por exemplo, e tinha ajustes mecânicos oriundos de tecnologias desenvolvidas nas pistas, como o sistema de carburação dupla.
Motor | dianteiro, longitudinal, V6, 24 válvulas |
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Cilindrada | 3 604 cm3 |
Diâmetro x curso | 96 mm X 83 mm |
Taxa de compressão | 10,2:1 |
Potência | 296 cv a 6 350 rpm |
Potência específica | 82,1 cv/litro |
Torque | 36 mkgf a 4 800 rpm |
Câmbio | automático, 8 marchas, tração traseira |
Dimensões | comprimento 504,4 cm; altura 149,2 cm; largura 190,2 cm; entre-eixos 305,2 cm |
Peso | 1 828 kg |
Porta-malas/caçamba | 500 litros |
Tanque | 70 litros |
Suspensão dianteira | independente com braços duplos articulados |
Suspensão traseira | independente com braços múltiplos articulados (multi-link) |
Freios | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira |
Direção | elétrica |
Pneus | 245/45 R20 |
0 a 100 km/h | 7,9 segundos |
Velocidade máxima | 240 km/h |