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BYD Song Plus Premium é híbrido plug-in que mantém fôlego até descarregado

BYD Song Plus Premium dribla a falta de pique do resto da família com novo motor 1.5 turbo e ainda traz um elétrico traseiro para garantir a tração integral

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 mar 2025, 13h05
BYD SONG Plus PREMIUM
Faróis, que lembram os do sedã Seal, se diferem dos outros SUVs da linha (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Há diferentes tipos de atletas. Alguns são melhores em provas de explosão, como as corridas de 100, 200 metros ou o revezamento 4×100 metros para os corredores. Mas não é porque o jamaicano Usain Bolt quebrou recordes em todas essas provas que ele teria resistência para ser competitivo em uma maratona, que exige resistência. O novo BYD Song Plus Premium é o maratonista da família.

Os outros BYD Song, tanto Pro quanto Plus, são muito dependentes da carga da bateria, de até 18,3 kWh, para entregar o desempenho digno de carros com 235 cv. Quando a carga está baixa, porém, ficam dependentes do motor 1.5 16 V aspirado com 105 cv (Plus) ou 110 cv (Pro), enquanto o  elétrico atua pontualmente, em função da reserva de energia. Esse risco a nova versão topo de linha não corre.

BYD SONG Plus PREMIUM
Lanternas de estilo próprio e interligadas por régua estreita (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O BYD Song Premium (chamemos assim para facilitar) tem 334 cv no total. Além do motor elétrico dianteiro de 204 cv e 30,6 kgfm, há um traseiro de 163 cv e 30,6 kgfm que garante a tração integral inédita na linha. Mas quem realmente garante o fôlego em longas distâncias é o motor 1.5 turbo a gasolina de 129 cv e 22,4 kgfm. Ainda são números modestos, equivalentes aos de um Renault Kardian 1.0 turbo, mas fazem toda a diferença.

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Descobrimos isso fazendo dois testes de desempenho do Song Premium, com a bateria carregada e com a bateria descarregada. A versão topo de linha é híbrida plug-in como os outros entes da família Song. Sua bateria também tem 18,3 kWh e continua com a potência de recarga limitada a 6,6 kW (carga completa leva pelo menos 3 horas).

BYD SONG Plus PREMIUM
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
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BYD SONG Plus PREMIUM
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A diferença entre as passagens nas duas condições foi pequena. Com 60% de carga, o Song Premium chegou aos 100 km/h em 6 s e cumpriu os 1.000 m em 27 s a 188,6 km/h. Com 25% de carga (quando restringe o consumo da bateria), chegou aos 100 km/h em 6,6 s e cumpriu os 1.000 m em 28,4 s a 178,9 km/h.

As retomadas tiveram diferenças centesimais, outro bom indicativo. Imediatamente abaixo, o Song Plus com bateria cheia precisa de 8,8 s para chegar aos 100 km/h, leva 30 s exatos para cumprir 1.000 m e chega à marca a 173 km/h. Ele não foi testado com bateria descarregada, mas podemos atestar que fica muito mais lento que isso.

BYD SONG Plus PREMIUM
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Enquanto tem o melhor desempenho da família, o Song Premium também detém o maior consumo: 16,5 km/l no regime urbano e 16,1 km/l no rodoviário, contra 18,1 km/l e 16,1 km/l do Song Plus, o mais econômico. A explicação para isso vem do peso (são 230 kg extras) e por usar mais o motor a gasolina, o que tende a ser mais conveniente para quem faz viagens mais longas.

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BYD SONG Plus PREMIUM
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O BYD Song Premium exibe visual externo bastante distinto e também há explicação para isso: a BYD trabalha com duas linhas na China, a Dynasty (que usa nomes ligados a dinastias como Han, Tan e Song) e a Ocean (com nomes de animais marinhos como Dolphin, Seal e Seagull).

Apesar de manter o nome Song, o Premium veio com o design do Seal U, sua contraparte na Europa. Por isso seus faróis têm um prolongamento na parte de baixo como o sedã Seal e a enorme grade dianteira deu lugar a entradas de ar muito mais discretas.

BYD SONG Plus PREMIUM
O interior é o maior ponto em comum com os outros Song (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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BYD SONG Plus PREMIUM
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
BYD SONG Plus PREMIUM
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A traseira traz outra tampa, lanternas diferentes e com barra interligada mais estreita e com a placa logo abaixo, o que obrigou a BYD a criar um novo para-choque. As rodas aro 19” têm desenho exclusivo.

A cabine do Song Premium é praticamente a mesma de um Song Plus, com quadro de instrumentos digital de 12,3”, multimídia com tela giratória de 15,6”, carregador wireless para smartphones, bancos dianteiros elétricos e com ventilação e sistemas de auxílio ao motorista com piloto automático adaptativo. O que só a versão topo de linha tem é o head-up display e o sistema de som Infinity com dez alto-falantes. Poucos extras para os R$ 299.800 cobrados – é R$ 55.000 mais caro que o Song Plus. O que vale, mesmo, é o desempenho melhor.

BYD SONG Plus PREMIUM
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
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BYD SONG Plus PREMIUM
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
BYD SONG Plus PREMIUM
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Veredicto Quatro Rodas

O Song Premium tem o desempenho que todo Song Plus, mantendo outras características. O preço elevado, porém,  evitará que tenha a mesma popularidade.

Ficha Técnica – BYD Song Plus Premium

Motor: gasolina, 4 cil., turbo, 1.497 cm³, 129 cv a 6.000 rpm, 22,4 kgfm a 4.500 rpm; elétrico diant., 204 cv e 30,6 kgfm; traseiro, 163 cv, 30,6 kgfm
Câmbio: eCVT, tração 4×4 permanente
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
Pneus: 235/50 R19
Dimensões: compr., 477,5 cm; larg., 189 cm; alt., 167 cm; entre-eixos, 276,5 cm; peso, 2.020 kg; porta-malas,
574 litros; tanque de combustível, 57 litros

BYD SONG Plus PREMIUM

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Teste Quatro Rodas – BYD Song Plus Premium

Aceleração
0 a 100 km/h 6 s
0 a 1.000 m 26,9 s / 188,6 km/h
Velocidade máxima 180 km/h*
Retomadas
D 40 a 80 km/h 3,4 s
D 60 a 100 km/h 4,3 s
D 80 a 120 km/h 5,4 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 15,2/27,2/63 m
Consumo
Urbano 16,5 km/l
Rodoviário 16,1 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 43,4 / – dBA
80/120 km/h 57,1/63,8 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h
Volante 2,7 voltas
SEU Bolso
Preço básico R$299.800
Garantia 6 anos

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 33 °C; umid. relat., 36%; press., 757 mmHg. Realizado no ZF Campo de Provas

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