Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

BYD Dolphin Plus tem mais autonomia que Ora 03 e acelera até demais

Versão topo de linha do elétrico mais vendido do país adiciona equipamentos, autonomia, desempenho a um carro que já é sucesso pelo conjunto

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 dez 2023, 17h01
BYD Dolphin Plus
BYD Dolphin Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Carro elétrico mais vendido do país, o BYD Dolphin ganhou uma nova configuração. É o Dolphin Plus, uma versão topo de linha cheia dos “mais” – ou, não por acaso, “plus”, em inglês. Ela é ainda mais equipada, com mais autonomia, aparência mais descolada e, principalmente, com mais desempenho para vender ainda mais.

Por todo o chamativo pacote, o modelo também é mais caro e custa R$ 179.800, contra os R$ 149.800 da versão de entrada, até então a única oferecida no Brasil. Testamos a novidade e, no vídeo acima, o colocamos lado a lado com o seu principal oponente: o GWM Ora 03 GT.

Visual chamativo e muito espaço

Embora não tenha nenhum logotipo especial que aponte ser a versão mais cara, o Dolphin Plus tem importantes diferenciações visuais. Os para-choques são maiores, têm traços mais suaves e ganham apliques arqueados em preto brilhante, que buscam dar algum ar de esportividade. Por causa deles, o Dolphin Plus é 16 cm maior que a versão de entrada.

BYD Dolphin Plus
BYD Dolphin Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ele também tem novas rodas de 17 polegadas, com desenho esportivo e detalhes que repetem a cor da carroceria (exceto quando carro é branco, situação em que o desenho da roda é exclusivo). A versão também se diferencia na pintura, sempre em dois tons – azul com cinza (como a unidade testada), rosa com cinza, branco com cinza ou cinza com preto.

Por dentro, o modelo mantém o bom nível de acabamento da versão de entrada, mas com diferentes combinações de cores e materiais. Permanecem os revestimentos macios no painel e nas portas, e os materiais que imitam couro. Há bons encaixes, boa variedade de texturas e cuidados em detalhes, como as “escamas” de peixes no painel e as “ondas” no volante e nas saídas de som.

Continua após a publicidade
BYD Dolphin Plus
BYD Dolphin Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O espaço também segue como destaque: com entre-eixos de 2,70 metros, o mesmo de um Toyota Corolla, o elétrico tem espaço até superior ao do sedã médio por sua boa distribuição interna. Quem vai atrás tem espaço de sobra para as pernas e boa acomodação para ombros e cabeça.

Compartilhe essa matéria via:

Caso uma terceira pessoa precise ocupar o centro, terá que negociar espaço lateral, mas não se preocupará com os pés, já que o assoalho é plano. Por fim, os ocupantes traseiros têm porta-revistas e porta-celulares na traseira dos bancos dianteiros, e duas portas USB C para recarga de telefones.

BYD Dolphin Plus
BYD Dolphin Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O porta-malas do Dolphin segue o bom espaço interno, com ótimos 345 litros – há opção de reduzir o espaço com um tampão modular. A capacidade é melhor do que em qualquer hatch compacto à venda no Brasil e, principalmente, em relação ao seu principal concorrente: o GWM Ora 03 GT, que tem apenas 228 litros.

O que o Dolphin Plus ele tem a mais?

Por R$ 30.000 a mais em relação à versão de entrada, que sai por R$ 149.800, o Dolphin Plus tem uma vasta lista de equipamentos extras e grandes acréscimos mecânicos.

BYD Dolphin Plus
BYD Dolphin Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Desde a versão de entrada, o Dolphin já é equipado com sistema de câmeras 360° com visualização 3D, ar-condicionado automático digital de duas zonas, faróis full led com acendimento automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, freio de estacionamento eletrônico, autohold, piloto automático e seis airbags.

Ele também tem quadro de instrumentos digital, que apesar da pequena tela de 5 polegadas é completo e de fácil leitura, e central multimídia de 12,8 polegadas giratória, com Android Auto e Apple CarPlay.

Continua após a publicidade
BYD Dolphin Plus
BYD Dolphin Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Plus acrescenta teto solar panorâmico, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, airbag central (somando sete) e carregador de celular por indução. Isso sem contar com o principal: o pacote de sistemas de condução e segurança.

Este pacote inclui alerta de colisão com frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos com sistema anti-colisão lateral, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem, manutenção do veículo na faixa com centralização e reconhecimento de placas de velocidade.

BYD Dolphin Plus
BYD Dolphin Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

São itens de extrema importância mas, alguns, têm funcionamento brusco e invasivo. É o caso da correção ativa para manter o veículo na faixa, que acaba sendo brusca e assusta o motorista. Além disso, o sistema vibra o volante e emite alertas muito altos.

O reconhecimento de placas também tem falhas e, em algumas vezes, detecta placas de vias laterais. Assim, também fica apitando, já que pode detectar placas de menores velocidades do que a real velocidade da via em que se está trafegando.

BYD Dolphin Plus
BYD Dolphin Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Assim, o motorista acaba preferindo desligar os sistemas para ter uma condução mais tranquila. Nesta quesito, são dois os problemas: abrir mão de itens de segurança e ter que fazer o processo, que demanda paciência para entrar em vários menus, todas as vezes em que o carro for desligado e religado.

Na comparação com o Ora 03 GT, o Dolphin Plus fica devendo sistema automático de estacionamento, faróis altos adaptativos, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e bancos com massagem.

Continua após a publicidade
BYD Dolphin Plus
BYD Dolphin Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

E não acabou

O Dolphin Plus também tem mudanças significativas na mecânica. Enquanto a versão de entrada tem um motor elétrico de 95 cv e 18,4 kgfm, a topo de linha passa a ter 204 cv e 31,6 kgfm, números muito superiores – mais que o dobro, no caso da potência. Também são números maiores que os 171 cv e 25,5 kgfm do Ora 03 GT.

Em nossos testes, o Dolphin Plus foi de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, uma diferença de 5 s para os 12,3 s da versão mais barata. O rival da GWM fez a mesma prova em 8,1 segundos. Durante o teste de 0 a 1000 metros, o modelo chegou aos 166,9 km/h – uma margem extra diante da velocidade máxima, que é limitada a 160 km/h para preservar a bateria.

BYD Dolphin Plus
BYD Dolphin Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

De fato, o desempenho do hatch empolga. Ele tem acelerações rápidas em saídas e retomadas, e “pancadas” causadas pelo torque instantâneo, mas parece andar mais do que deveria. É divertido? Com certeza. Mas não precisa de tanto, e ele deixa claro que há potência e torque de sobra.

Uma das evidências aparece em saídas ou retomadas a baixas velocidades, quando ele destraciona e canta pneus sem qualquer cerimônia ou discrição. Quando se continua acelerando, ele dá sinais de saída de dianteira, e é necessário segurar mais firme no volante. Não transmite insegurança, porém.

BYD Dolphin Plus
BYD Dolphin Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

É possível que os dois problemas, especialmente o primeiro, seja solucionado com a troca dos pneus Ling Long 205/50 R17 por outro melhores, de pretensões mais esportivas e que possam dar uma melhor aderência ao solo.

A suspensão é diferente, com multilink na traseira, contra eixo de torção no mais barato. Isso deixa o Plus mais capaz de aguentar a potência extra, com mais estabilidade. O ajuste também muda, passa a ser mais firme, mas longe de dar pancadas secas. Apesar disso, a traseira ainda passa pequenos solavancos em asfaltos mais prejudicados, e remete levemente a uma picape vazia.

BYD Dolphin Plus
BYD Dolphin Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A versão também é superior na capacidade da bateria, que tem 60,5 kWh, contra 44,9 kWh do Dolphin comum e 63 kWh do Ora 03 GT. Apesar de ser mais potente e de ter uma bateria menor, o BYD oferece maior autonomia. Segundo o Inmetro, são 330 km projetados. No Ora 03 GT são 319 e, no Dolphin de entrada, 291 km.

É preciso lembrar que desempenho e alcance variam de acordo com direção do motorista e com os modos de condução do veículo, que são quatro: econômico, normal, esportivo e neve. Há também dois níveis para freio motor, cuja função pode aumentar a energia gerada em desacelerações e frenagens. Entretanto, mesmo no modo mais alto, a frenagem é suave.

BYD Dolphin Plus
BYD Dolphin Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Veredicto

A depender do volume de importação e dos preços a serem praticados após a volta dos impostos para carros elétricos no Brasil, o Dolphin Plus tem tudo para fazer com que o Dolphin venda cada vez mais. Ele combina uma extensa lista de equipamentos, acabamento caprichado, bom espaço interno, ótimo desempenho e autonomia suficiente. Isso tudo por um preço convidativo que, por sinal, ainda é mais baixo que o do seu maior rival, o GWM Ora 03 GT.

Teste Quatro Rodas – BYD Dolphin Plus

Aceleração
0 a 100 km/h – 7,3 s
0 a 1.000 m – 28,3 s – 166,9 km/h
Velocidade máxima – 160 km/h (limitada eletronicamente)
Retomadas
D 40 a 80 km/h – 2,8 s
D 60 a 100 km/h – 3,6 s
D 80 a 120 km/h – 4,5 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 – 15/27,2/64,4 m
Consumo
Urbano – 6,6 km/kWh
Rodoviário – 6,4 km/kWh
Ruído interno
Neutro/RPM máx. – – / – dBA
80/120 km/h – 59,8/72,9 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h – 98 km/h
Volante – 2,5 voltas
Seu bolso
Preço básico – R$ 179.800
Garantia – 5 anos

Ficha técnica – BYD Dolphin Plus

Motor: elétrico, dianteiro, 204 cv, 31,6 kgfm
Bateria: íon-lítio, 60,5 kWh, 330 km de autonomia (Inmetro)
Câmbio: 1 marcha, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira), multilink (traseira)
Freios: disco nas quatro rodas
Pneus: 205/50 R17
Dimensões: comprimento 429 cm; largura, 177 cm; altura, 157 cm; entre-eixos, 270 cm; peso, 1.658 kg; porta-malas, 345 litros

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.