Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

BMW M2 x Mercedes-AMG CLA 45: voando com os alemães

BMW M2 e Mercedes-AMG CLA 45 têm pontos em comum. Mas a comparação deixa claro onde cada um é melhor

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 23 nov 2016, 21h38 - Publicado em 12 set 2016, 14h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mercedes-AMG CLA 45 x BMW M2
    Entradas de ar expõem a esportividade dos modelos ()

    Poucos comparativos geram tanta polêmica quanto os que alinham modelos BMW e Mercedes. As discussões começam já na redação, onde cada marca tem seu grupo distinto de apreciadores. Depois da publicação, é a vez dos leitores se manifestarem. No fundo, os fãs cultuam tanto seus carros preferidos que julgam comparações desnecessárias.

    A verdade é que, apesar de apresentarem diferenças, os modelos das duas empresas têm muitos pontos em comum e é isso que os habilita ao confronto. É o caso de M2 e AMG CLA 45, mostrados aqui. Além da engenharia sofisticada, da qualidade superior no acabamento e do elevado nível de segurança, esses veículos são versões esportivas de modelos de mesmo porte e têm conjuntos mecânicos parelhos.

    O BMW vem com um motor de 370 cv de potência e câmbio automatizado de sete marchas. O Mercedes conta com motor de 360 cv e câmbio igualmente automatizado de sete marchas. Os preços não são lá tão semelhantes. O M2 custa R$ 379.950 e o CLA 45 sai por R$ 338.900. Ainda assim, os dois disputam a mesma faixa do mercado.

    Mercedes-AMG CLA 45
    A linha de teto suaviza e disfarça a silhueta do sedã de quatro portas ()

    BMW M2
    Os para-lamas encorpados dão ar mais agressivo ao design do cupê ()

    Continua após a publicidade

    Fãs não gostam de comparativos porque não querem nem ouvir falar dos pontos fracos de seus modelos queridos e nem dos fortes dos rivais. Mas para quem não é um torcedor fanático, esta é a hora de descobrir os prós e contras de cada opção.

    Esteticamente, o M2 é mais esportivo. Começa pela carroceria de duas portas, enquanto o CLA tem quatro portas. Os designers da Mercedes conseguiram disfarçar bem as portas traseiras, com uma caída de teto suave, mas não foi suficiente para transformar o carro em um cupê.

    Por dentro, o BMW exibe maior complexidade de elementos e diferença nos materiais de acabamento que o AMG, mais simples. Mas isso não causa tanto impacto quando o foco é a esportividade. A cor vermelha das costuras, cintos de segurança e iluminação do painel do Mercedes impressionam mais que o azul aplicado nos detalhes do BMW.

    Mercedes-AMG CLA 45
    Interior do AMG é mais simples, mas vem repleto de detalhes em vermelho ()

    Mercedes-AMG CLA 45
    Fundo dos mostradores imita fibra de carbono ()

    Mercedes-AMG CLA 45
    Posição de dirigir é um pouco mais elevada que no M2 ()

    Continua após a publicidade

    Se perde agressividade por ser um sedã, o Mercedes entrega mais conforto, pois oferece espaço para quatro pessoas, enquanto o rival tem uma cabine 2+2 (atrás só cabem duas crianças).

    No que diz respeito aos equipamentos, parece que os projetistas trabalharam para ter o mesmo conteú­do da concorrência. Assim, as listas de série dos dois modelos coincidem nos itens de maior relevância como sistema de ajustes de modos de condução, ar-condicionado dual zone, teto solar, airbags frontais e laterais, ESP, faróis de xenônio, câmera de ré, central multimídia, GPS e bancos de couro. O CLA vem com airbag de joe­lhos, enquanto o M2 traz airbags de cortina, como diferenciais.

    BMW M2
    BMW é mais sóbrio, mas transmite sensação de maior requinte ()

    BMW M2
    Disposição dos instrumentos é mais compacta, com a inscrição M no conta-giros ()

    BMW M2
    Bancos possuem ajustes elétricos e memória ()

    Ao volante, o BMW mostrou que a sua agressividade não se resume à aparência. A posição de dirigir mais próxima do piso e o sistema de tração traseiro favoreceram a condução esportiva. E além disso, o cupê se revelou um carro mais rápido, estável e obediente que o Mercedes. O AMG tem tração 4×4 sob demanda, que trabalha enviando o torque predominantemente para a dianteira.

    Continua após a publicidade

    Na pista de testes, o BMW também foi o dono do melhor desempenho. Nas provas de aceleração, ele conseguiu o tempo de 4,4 segundos, contra 5,2 segundos obtidos pelo concorrente. As retomadas de 80 a 120 km/h são excepcionalmente rápidas em ambos: 3,1 s no CLA e 2,8 no M2. Na hora de frear, o Mercedes se saiu melhor. Vindo a 80 km/h, o sedã precisou de 23,8 metros para parar, enquanto o BMW percorreu uma distância de 25 metros.

    Mercedes-AMG CLA 45
    Para viagens, o porta-malas do CLA oferece 80 litros a mais ()

    BMW M2
    Visual do M2 é exclusivo: caixas de roda alargadas e quatro ponteiras de escape ()

    E se andou menos, o AMG compensou essa diferença de desempenho com um rendimento exemplar, fazendo valer o conceito do downsizing de seu motor de 4 cilindros e 2,0 litros frente ao 6 cilindros de 3,0 litros do M2. Nas medições de consumo, ele ficou com as médias de 10 km/l, na cidade, e 14,3 km/l, na estrada, enquanto o BMW ficou com 7,8 km/l e 10,7 km/l, respectivamente.

    O CLA acaba de ser atualizado com um leve facelift e pequenas mudanças no motor que elevaram a potência e o torque para 381 cv e 48,5 mkgf (sobre os 360 cv e 45,9 mkgf da versão testada). Isso certamente proporcionará números de desempenho melhores, porém não deve alterar a balança do comportamento mais visceral e dinâmico do M2, graças às características do projeto. Partindo desse princípio, apesar de custar mais, o BMW é o vencedor do comparativo. Mesmo que os fãs da Mercedes discordem desse resultado.

    Continua após a publicidade

    Mercedes-AMG CLA 45
    Tração do CLA 45 é integral 4×4 sob demanda ()

    BMW M2
    No M2, tração traseira na medida para os puristas ()

    VEREDICTO

    O CLA 45 leva vantagem em espaço interno e preço, mas o BMW M2 é o melhor carro para quem aprecia esportivos com os nervos à flor da pele.

    Teste de Pista (com gasolina)
    Mercedes-AMG CLA 45 BMW M2
    Aceleração de 0 a 100 km/h 5,2 s 4,4 s
    Aceleração de 0 a 1.000 m 24 s – 226,4 km/h 22,9 s – 233,8 km/h
    Velocidade máxima 250 km/h n/d
    Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 2,4 s 2 s
    Retomada de 60 a 100 km/h (em D) 3 s 2,2 s
    Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 3,1 s 2,6 s
    Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 14,8  23,8 / 56,1 m 14,9 / 25 / 55,7 m
    Consumo urbano 10 km/l 7,8 km/l
    Consumo rodoviário 14,3 km/l 10,7 km/l
    Ficha Técnica
    Mercedes-AMG CLA 45 BMW M2
    Motor gas, diant., transv., 4 cil., 16V; turbo, 1.991 cm3, 360 cv a 6.000 rpm, 45,9 mkgf a 2.250 rpm gas. diant., long., 6 cil., turbo, 24 V, 2.979 cm3, 370 cv a 6.500 rpm, 47,4 mkgf a 1.400 rpm
    Câmbio automatizado, dupla embreagem, 7 marchas, 4×4 automatizado, dupla embreagem, 7 marchas, traseira
    Suspensão McPherson (diant.) / multilink (tras.) McPherson (diant.) / multilink (tras.)
    Freios discos ventilados na frente e atrás discos ventilados na frente e atrás
    Direção elétrica, 10,8 m (diâmetro de giro) eletro-hidráulica, 11,7 m (diâmetro de giro)
    Rodas e pneus liga leve, 235/35 R19 liga leve, 245/35 R19 (diant.), 265/55 R19 (tras)
    Dimensões comprimento, 469,1 cm; altura, 141,6 cm; largura, 179,6 cm; entre-eixos, 270 cm; peso, 1.585 kg; tanquel, 56 l; porta-malas, 470 l comprimento, 446,8 cm; altura, 141 cm; largura, 185,4 cm; entre-eixos, 269,3 cm; peso, 1.495 kg; tanque, 52 l; porta-malas, 390 l
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.