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Audi Q8 se renova e continua um híbrido leve rápido, mesmo que não pareça

O Audi Q8 chega à linha 2025 com pequenas alterações visuais e equipamentos, mantendo a motorização híbrida leve. A maior novidade fica para seu posicionamento

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 dez 2024, 17h08 - Publicado em 28 dez 2024, 13h00
Audi Q8
As mudanças foram discretas, mas deram novos ares ao SUV (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Primeiro SUV cupê da Audi, feito como uma resposta ao BMW X6, o Q8 chegou ao Brasil em 2019 assumindo o topo entre os SUVs convencionais da marca, excluindo os esportivos da linha RS e os elétricos da linha e-tron. Agora, o modelo estreia sua primeira reestilização, que o mantém no cargo mais alto, mas redefine suas tarefas.

É que o Audi Q8 passa a ser vendido em versão única, a Performance Black, que lhe dá um caráter mais esportivo e deixa para o irmão Q7 a missão de ser um SUV de aparência mais refinada. Assim, a linha 2025 do Q8 parte dos R$ 774.990 – mas que pode beirar os R$ 850.000 quando equipado com todos os opcionais disponíveis.

Audi Q8
Estreiam as lanternas e as saídas de escape reais (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Q8 2025 concentra a maioria de suas novidades na aparência, que tem mudanças discretas – e que ficam ainda mais em unidades de cores escuras, como a cedida para testes. Na dianteira, a nova grade está mais estreita na altura, passa a ter as bordas (que se ligam aos faróis) sempre em preto e ganha trama em formato de gomos, sustentando o novo logotipo da Audi, que adota aspecto 2D.

O para-choque tem aberturas maiores e as das extremidades ficam mais próximas aos faróis. Por falar neles, os faróis são full-led matriciais com quatro opções de assinatura luminosa. Basta selecionar na central multimídia qual o desenho favorito, que é sempre atrelado ao desenho que aparecerá nas lanternas, na traseira, que têm tecnologia OLED para a personalização. Ainda nos faróis, há opção de laser para iluminação complementar por nada menos que R$ 26.000.

Audi Q8
Painel é sóbrio e elegante, mas fica faltando o novo logo da Audi também no volante (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Atrás, além das lanternas que têm o layout renovado, também há um novo para-choque com saída dupla verdadeira de escape – o modelo anterior tinha ponteiras falsas. Nas laterais, quem rouba a cena são as grandes e belas rodas de 23 polegadas, com acabamento diamantado e calçadas por pneus esportivos 285/35.

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Os detalhes externos do novo Q8 são todos pretos, dos frisos nas janelas ao nome do modelo na traseira. O mesmo para a já citada grade e para os apliques dos para-choques dianteiro e traseiro, e os retrovisores. No caso deste último, há opção de capa de carbono, desde que se pague R$ 8.000 extras. O visual escurecido faz parte da nova proposta do SUV.

Audi Q8
Rodas de 23 polegadas são grandes e bonitas, e podem girar até 5° no eixo traseiro (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Audi Q8

Se por fora o Q8 mudou pouco, por dentro ele muda menos ainda. O painel mantém o layout do modelo anterior, dominado por traços retos e horizontais, bem ao gosto alemão. Entre as novidades há uma revisão nos materiais e em detalhes utilizados, já que o modelo tem sempre o kit visual S line, mais esportivo.

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O teto e as colunas são em preto, enquanto os bancos, que são os mesmos do esportivo RS Q8, podem ter revestimento de couro preto ou cinza. O painel traz material emborrachado na porção superior e plásticos rígidos mais abaixo, como a faixa central em preto brilhante e a prateada, com traços que formam uma interessante textura. O preto brilhante também aparece no console central, que, por sua vez, fica devendo porta-objetos mais significativos, além dos dois porta-copos e da área para carga de celulares por indução, que fica abaixo do apoio central de braço. Nada mais.

Audi Q8
Espaço dianteiro é pequeno, mas quem vai atrás tem de sobra; porta-malas com abertura elétrica leva 605 litros (Fernando Pires/Quatro Rodas)

São três telas no painel. A do quadro de instrumentos tem 12,3”, com bom nível de personalização e imagem de alta qualidade. Ela passou por mudanças no layout e agora pode mostrar o tráfego no entorno do veículo. A central multimídia, com boa usabilidade, tem 10”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, comandos por voz e aprimoramentos no navegador nativo, como exibição 3D de cidades e monumentos, e até dez destinos intermediários.

Abaixo da multimídia está a terceira tela, dedicada a comandos como ligar e desligar o start-stop, o head-up display e o assistente de faixa. Sua principal função, porém, é o manuseio do ar-condicionado, que tem quatro zonas (duas dianteiras e duas traseiras). Assim como a tela da multimídia, a do ar-condicionado pode ter um retorno tátil ao ser tocada, como uma espécie de vibração. É interessante, mas exige um pouco mais de pressão na tela para acionar os comandos. É possível desativar a função, se o motorista preferir.

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Audi Q8

Ainda entre os equipamentos, o Audi Q8 tem bancos dianteiros com ajustes elétricos (e memória só para o do motorista), iluminação ambiente com 30 opções de cores, teto solar elétrico panorâmico, sistema de estacionamento semiautônomo, câmeras 360o e sistema de som Bang & Olufsen 3D com 17 alto-falantes e 730 Watts.

Há também piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de troca de faixa, monitoramento de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática, faróis com facho alto adaptativo e um sistema que detecta quando algum obstáculo se aproxima do veículo ao tentar abrir uma das portas. Há um alerta e bloqueio de abertura. O pacote pode crescer com o head-up display, por R$ 16.000, e o sistema Night Vision, com câmera noturna que detecta pessoas e animais grandes. Neste caso, mais R$ 24.000. Ficam faltando ventilação, aquecimento e massagem, ao menos nos bancos dianteiros.

Audi Q8

Como um SUV grande deve ser, o Q8 tem espaço de sobra no interior – desde que para quatro pessoas. O túnel central traseiro é bastante alto e o console com os comandos e as saídas do ar-condicionado invadem o que deveria ser a área das pernas, mesmo que o assento do meio seja mais recuado. Para quem for nos bancos laterais, o espaço é bom. Quem também viaja com folga são as bagagens: o porta-malas tem 605 litros.

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O Audi Q8 não muda na mecânica e segue como um híbrido leve, ou seja, combina o motor a combustão a um sistema elétrico de 48 V. Na prática, é um gerador de partida com correia alimentado por uma bateria que substitui o alternador e ajuda o modelo a consumir menos combustível e emitir menos gases. No dia a dia, o sistema auxilia na partida do motor e entrega o modo roda livre entre 55 e 160 km/h – situação em que, a velocidades lineares e sem demanda de desempenho, o veículo roda em neutro, ou a famosa banguela, com o sistema elétrico monitorando a rodagem. Mas sem tracionar o veículo.

Quem movimenta o carro é, exclusivamente, o motor V6 3.0 turbo a gasolina de 340 cv de potência e 51 kgfm de torque, acompanhado por um câmbio automático de oito marchas e pela tração integral quattro. Com esse conjunto e o sistema MHEV (híbrido leve), o SUV foi de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos em nossos testes. As boas médias de consumo para a categoria foram de 7,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada.

Audi Q8
Quadro de instrumentos mostra o tráfego e imagens da câmera de visão noturna (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Audi Q8
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Os números mostram que o Q8 é um carro rápido, mas no dia a dia, especialmente em situações urbanas, é possível sentir que se trata de um carro de praticamente 5 metros de comprimento e 2,3 toneladas. O motor se esforça e há um delay grande para retomadas ou saídas com o acelerador totalmente pressionado (kick down), o que pode tomar um tempo precioso para ultrapassagens. Mas, passado o tempo de resposta, ele dá conta do recado e mostra que é capaz.

Quem ajuda (e muito) é o eixo traseiro, com esterço de até 5o para auxiliar em manobras em locais mais apertados. Em ruas e estradas o Q8 tem condução prazerosa graças à direção leve e direta. A suspensão pode assumir diversas personalidades, já que é a ar. Ela tem diferentes níveis de altura (pode subir até 5 cm e baixar até 4 cm) e rigidez, a depender do modo de condução escolhido (Off-Road, Comfort, Dynamic, Efficiency, Auto e Individual). No Comfort, a suspensão é mais macia e agradável no urbano. No Dynamic, ela passa a copiar o solo e, até passar por lombadas, passa a ser uma dura (literalmente) tarefa. Mas dá um tempero esportivo extra.

O Audi Q8 mudou pouco e manteve sua essência de SUV topo de linha. Tem bom desempenho, acabamento de primeira e bom pacote de tecnologia, embora não seja mais um conceito revolucionário.

Veredicto Quatro Rodas

O Audi Q8 ainda ocupa muito bem seu posto, mas poderia ter mudado mais. Só não o fez porque caminha para o fim: sua próxima geração será 100% elétrica.

Ficha Técnica – Audi Q8

Motor: gas., diant., long., V6, 2.995 cm³, 340 cv a 5.000 rpm, 51 kgfm a 1.370 rpm; sistema elétrico 48 V, com bateria de 12 V Câmbio: 8 marchas, tração integral
Direção: elétrica
Suspensão: five-link nos dois eixos
Freios: disco nas quatro rodas
Pneus: 285/35 R23
Dimensões: compr., 499,2 cm; larg., 219 cm; alt., 169,7 cm; entre-eixos, 299,8 cm; peso, 2.340 kg; porta-malas,
605 litros; tanque de combustível, 85 litros

Teste Quatro Rodas – Audi Q8

Aceleração
0 a 100 km/h 6,1 s
0 a 1.000 m 26,1 s / 200,9 km/h
Velocidade máxima 210 km/h*
Retomadas
D 40 a 80 km/h 2,8 s
D 60 a 100 km/h 3,6 s
D 80 a 120 km/h 4,2 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 13,2/23,3/52,9 m
Consumo
Urbano 7,1 km/h
Rodoviário 10,5 km/h
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 37,1/59,5 dBA
80/120 km/h 55,7/60,8 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h 1.500 rpm
Volante 2 voltas
SEU Bolso
Preço básico R$774.990
Garantia 3 anos

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 31 °C; umid. relat., 58%; press., 758 mmHg. Realizado no ZF Campo de Provas

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