Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Audi A3 Sedan 1.4

Ele chega com preço na faixa das versões top dos sedãs nacionais

Por Paulo Campo Grande | Fotos Marco de Bari
Atualizado em 8 nov 2016, 22h05 - Publicado em 5 jun 2014, 17h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • impressoes

    Até agora, as marcas premium se posicionaram apenas nas faixas de preço mais altas. Com a abertura de fábricas no país em breve, empresas como Audi, BMW e Mercedes vão flexibilizar esse posicionamento, como fazem em mercados mais desenvolvidos: elas vão brigar com as marcas generalistas nos segmentos dos médios. Antes mesmo de inaugurar sua linha de montagem local, a Audi já caminha nessa direção ao lançar oA3 Sedan 1.4TFSI.

    Para o consumidor, o aumento de alternativas (e de concorrência) é sempre bom. Mas, ironicamente, ao optar por um modelo premium, o comprador precisa abrir mão de alguns luxos oferecidos pelos carros das marcas generalistas. Vendido por R$ 94 800 na versão básica e R$ 99 900 na Attraction, o A3 Sedan se coloca entre modelos como Toyota Corolla 2.0 Altis, que custa R$ 92 900, e Ford Fusion 2.5 Flex, que sai por R$ 97 990. Ou seja, dois sedãs interessantes, de menor prestígio.

    A diferença entre a versão básica e a Attraction do A3 se resume aos equipamentos. Visto por fora, o sedã não dá pinta de básico. O Audi de entrada tem faróis bixenônio, lanternas de led e rodas de liga leve. Por dentro, ele mantém a pose no estilo e no acabamento, no que se refere à qualidade dos materiais e da confecção das peças. A escassez de detalhes de materiais nobres como alumínio, madeira ou fibra de carbono, que nos acostumamos a ver nos Audi, é o primeiro sinal de despojamento. O segundo é o revestimento dos bancos de tecido – a impressão de simplicidade é acentuada pela estampa, um tipo de padrão quadriculado gigante.

    Motorista e passageiros também se ressentem de equipamentos, e essa sensação não se manifesta só em quem está habituado a sedãs de luxo. O A3 básico não tem, por exemplo, nenhuma entrada para tocadores de música ou celulares, tipo USB ou auxiliar. Sua central multimídia tem só rádio, com o botão de volume bem longe, no console, ao lado do câmbio – no Attraction há ajuste de som na direção. Também não há sensor de estacionamento e o ar-condicionado é manual. Corolla Altis e Fusion 2.5 trazem ar digital automático, central multimídia e câmera de ré.

    Continua após a publicidade

    Ao volante, oA3 é um legítimo Audi, que roda com conforto, mas bem assentado no chão, graças à carroceria de alta rigidez torcional. E seu motor 1.4 é cumpridor: com turbocompressor e injeção direta de combustível, ele gera 122 cv e garante um bom rendimento do carro no dia a dia, como demonstram as medições na pista de testes. Os rivais se garantem com motores tecnicamente mais simples, mas maiores e com tecnologia flex.

    Para quem quer um carro de prestígio, mas sem abrir mão de certos equipamentos básicos, como os que destacamos pela ausência acima, a versão Attaction (que aparece nas fotos) pode ajudar. Ela vem com Bluetooth, que permite conectar tocadores de música, celular e GPS à central multimídia, e volante multifuncional de couro, como itens de série. E, entre os opcionais, há ainda piloto automático, bancos de couro, GPS, sensor de estacionamento e teto solar. Mas, nesse caso, o preço deixa de ser de marca generalista e passa para a faixa dos carros premium.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.