Audi A3 e Fiat Mobi fizeram uma pausa no último mês. O primeiro, com 30.000 km, passou pela manutenção que indica a metade de sua trajetória aqui no Longa Duração. O segundo debutou na rede Fiat ao encostar para a revisão dos 10.000 km.
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O agendamento da parada do A3 ocorreu sem problemas. Sem observações anotadas no diário de bordo, o carro foi deixado na concessionária Audi Center ABC, em Santo André (SP), sem nenhum pedido especial. Por esse motivo, foi sugerido o serviço expresso, que consumiria apenas duas horas. Declinamos e só retiramos o carro no dia seguinte.
Mas assim que recebeu o carro, o consultor técnico fez a verificação do filtro de cabine e cravou: “A fábrica recomenda a substituição somente a cada 20.000 km, mas ele já está bastante obstruído. Recomendo a troca”. Como o componente estava visivelmente contaminado, aceitamos a sugestão e pagamos salgados R$ 163 extras.
A revisão, no entanto, saiu bem mais em conta do que a Audi sugere em seu site: R$ 706 ante R$ 1.000. A lista de sugestão da Audi mostra apenas o valor de cada parada até 30.000 km, bem menos completa, portanto, do que o padrão de mercado, com indicação de preço e conteúdo de cada revisão até 60.000 km.
Enquanto o Audi atingiu a segunda metade da jornada, o Mobi fez sua primeira visita à rede Fiat. Aos 10.000 km, ele passou por um rápido pit-stop de 2h40 na concessionária Impéria, em Limeira (SP).
No site da Fiat, o valor sugerido é de R$ 208, com troca de lubrificante do motor e filtros de ar e do óleo. Apesar de rápido, o serviço foi falho. A começar pela conta: R$ 225. Com o carro já fora da oficina, percebemos a presença de um item extra na nota fiscal: filtro de combustível.
Ligamos para a Impéria e, a princípio, o consultor alegou que o componente tem troca prevista em todas as revisões, ou seja, a cada 10.000 km. Rebatemos a informação dizendo que, de acordo com o manual do carro e o site do fabricante, a peça é substituída a cada 20.000 km.
Ele, então, se desculpou e disse que devolveria os R$ 19 do filtro. No entanto, a nossa verificação pós-revisão revelou algo ainda pior: o tal filtro cobrado indevidamente sequer havia sido trocado.
CONSUMO | |
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No mês: | 10,6 km/l com 18,9% de rodagem na cidade |
Desde julho de 2016: | 10,2 km/l com 22% de rodagem na cidade |
Combustível: | etanol |
GASTOS NO MÊS | |
Combustível: | R$ 1.488 |
Revisão: | R$ 207 |
Alinhamento: | R$ 145 |
FICHA TÉCNICA | |
Versão: | Like On 1.0 Flex |
Motor: | 4 cilindros, dianteiro, transv., 999 cm3, 8V, flex, 75/73 cv a 6.250 rpm, 9,9/9,5 mkgf a 3.850 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas |
CONSUMO | |
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No mês: | 8,8 km/l com 29,5% de rodagem na cidade |
Desde fevereiro de 2016: | 8,4 km/l com 25,3% de rodagem na cidade |
Combustível: | etanol |
GASTOS NO MÊS | |
Combustível: | R$ 1.460 |
Revisão: | R$ 706 |
Alinhamento: | R$ 280 |
Filtro de cabine: | R$ 163 |
FICHA TÉCNICA | |
Versão: | Ambiente 1.4 Turbo Flex |
Motor: | 4 cilindros, dianteiro, transv., 1.395 cm3, 16V, flex, 150 cv a 4.500 rpm, 25,5 mkgf a 1.500 rpm |
Câmbio: | aut., seq., 6 marchas |