Apresentado no último Salão de Milão, o belíssimo maxiscooter Aprilia SRV 850 já roda na Europa. A Piaggio ainda não definiu intenções para o Brasil e a expectativa de ver essa supermotoneta por aqui é distante. De qualquer modo, é o scooter mais potente do mundo, o que já é credencial suficiente para apresentá-lo.
Na Europa, não param de surgir lançamentos para o público que deseja manter as origens motonetistas e a praticidade de um scooter, mas também almeja ascender em cilindrada, desempenho e possibilidades esportivas.
Pois é para esses corações que o Aprilia SRV 850 quer falar. Ele disputa espaço com Honda Integra 700,Yamaha TMax 530 e BMW C 600 Sport/C 650 GT. É uma clara evolução do Gilera GP 800, lançado em 2007. A Gilera também é marca do grupo Piaggio.
O Aprilia SRV 850 tem o código genético da superbike RSV4, da qual herda o farol triplo, os espelhos retrovisores e uma traseira com saídas de ar que imitam as ponteiras de escape da Aprilia Dorsoduro 1200. A pegada esportiva começa pelo banco amplo, com a rigidez das máquinas de pista, à bolha de proteção aerodinâmica.
De dimensões e peso que aconselham algum aquecimento antes das manobras de estacionamento, a Aprilia SRV 850 oferece posição que lembra uma esportiva. O piloto senta-se com o corpo apoiado sobre o guidão e os pés afastados, por força do espaço ocupado pelo quadro bem largo, que circunda com quatro vigas tubulares o motorV2 a 90 graus, em posição central.
O desenho esportivo, entretanto, não rouba o conforto do piloto. O passageiro pode até reclamar da área reduzida do banco e das carenagens muito salientes, que acabam incomodando as pernas. Mas o motociclista vai bem instalado e com adrenalina de sobra.
Mesmo com o apelo superesporte, o Aprilia SRV 850 não abre mão da praticidade. O espaço sob o banco permite guardar um capacete integral (pequeno) e a lista de acessórios inclui banco de gel, bolha frontal fumê, top-case, escape Arrow de carbono e titânio, alarme, sistema antirroubo, cobertura para as pernas e decoração tipo carbono para o para-lama frontal.
Tais questões práticas e estéticas são deixadas em segundo plano assim que se coloca em funcionamento o motor V2. Ele estreou na Aprilia Mana e teve gerenciamento eletrônico revisto para maior economia e para atender às normas ambientais. Um ronronar suave disfarça a cilindrada e o espírito picante do SRV 850, aparentando uma serena e prática proposta de versatilidade urbana. O arranque suave e facilmente dosável – desde que não se gire o punho do acelerador abruptamente – contribui para a facilidade na condução urbana, com boa parte do elevado peso se evaporando imediatamente.
Na estrada, o Aprilia SRV 850 é bom de curva, capaz até de envergonhar algumas esportivas. Brilha nas estradinhas recortadas, mostrando uma estabilidade na inclinação que ajuda a esquecer o esforço necessário para as mudanças de direção. E é justamente quando o piloto começa a se empolgar que a suspensão revela algumas limitações, sobretudo quando o piso é irregular ou quando se leva um passageiro.
O sistema de freios, com ABS opcional, mostra eficiência e bom feeling. No entanto, em caso de piso com menor atrito, é fácil travar as rodas.
Com decoração buscando a identidade com a RSV4 – que em 2010 alcançou o título do Mundial de Superbikes sob o comando de Max Biaggi -, a Aprilia SRV 850 surge como brinquedo urbano para os amantes das motos superesportivas. Suas características ficam a meio caminho entre o sentido prático dos scooters e a paixão alucinada pela velocidade – com preço e consumo de moto grande.
TOCADA
Fácil como todo scooter e com potencial de sobra para incomodar até mesmo uma esportiva na estrada.
★★★★
DIA A DIA
Não é pequena, mas traz as inúmeras vantagens do câmbio CVT e a boa proteção para os pés. Pena que o consumo não colabore.
★★★
ESTILO
Excelente a sacada da Aprilia em seguir as mesmas linhas da superesportiva RSV 1000. Ficou uma lindeza!
★★★★★
MOTOR E TRANSMISSÃO
Quase exagerado para um scooter. Com 76 cv e o silencioso câmbio CVT, é o rei da cidade.
★★★★
SEGURANÇA
A versão sem sistema ABS e controle de tração assusta pelo imenso poder de frenagem. A versão com o ABS custa somente 540 euros a mais.
★★★
MERCADO
Cara como uma supersportiva, é um produto tão segmentado quanto seus clientes. Não venderia muito no Brasil, mas sempre encontrará quem sonhe com um superscooter.
★★
Segurança Reforçada
Aprilia SRV 850 oferece ABS e controle de tração.
Muitos maxiscooters oferecem freios ABS como opcionais, mas o SRV 850 é o primeiro a unir o sistema ao controle de tração: ATC. O sistema é compost de uma unidade específica de controle eletrônico ligada a dois sensores que medem e comparam, de forma instantânea e constante, a velocidade entre as duas rodas. Atuando em conjunto, os sistemas ampliam a segurança e o controle da motocicleta em ambiente urbano e facilitam a condução esportiva. Essa modernidade tecnológica tem valor de uso superior ao que é acrescido ao preço final (540 euros na Europa, cerca de 1 340 reais). Para maior diversão, essa parafernália eletrônica poderia ser complementada por um sistema semiautomático de acionamento da caixa de velocidades, semelhante ao oferecido no Burgman 650 à venda no Brasil, já utilizado pela marca na Aprilia Shiver.