Sai um SUV de marca japonesa, câmbio CVT, dimensões compactas e, para seu lugar, chega um SUV de… marca japonesa, câmbio CVT e dimensões compactas! Simultaneamente à saída do Honda HR-V, entra para a frota o Nissan Kicks.
Apesar da alta procura, o processo de compra do nosso Kicks foi rápido. Entre a localização do carro na concessionária Sinal e a emissão da nota fiscal foram apenas dez dias.
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Iniciamos a busca de olho em um Kicks igual ao que ilustrou a capa de QUATRO RODAS de agosto, na cor Cinza Grafite com teto laranja e couro preto. Mas por conta do teto, a demora poderia ser grande demais: “Terei que colocar o pedido na fábrica, o que significa não ter sequer previsão de entrega”, disse um dos vendedores consultados.
Partimos, então, para os poucos Kicks disponíveis para pronta entrega. Dispensamos o teto laranja, mas compramos o couro Macchiato (marrom), por R$ 500. Na tabela, o carro com pintura metálica e a forração especial sai por R$ 91.840.
CERIMÔNIA DE ABERTURA
Na retirada do carro, o editor de Longa Duração, Péricles Malheiros, ficou satisfeito. “Assisti a uma das melhores entregas técnicas dos últimos anos”, disse. Inicialmente, a consultora apresentou os comandos, destacando a função um-toque em todos os botões dos vidros elétricos e a temporização do limpador de para-brisa. “Depois, passou por todas as páginas do computador de bordo, se predispondo a já fazer o pareamento de Bluetooth entre a central multimídia do carro e o meu celular, além da personalização da tela digital, no painel de instrumentos”, comenta o editor.
Mesmo chegando à Sinal quase uma hora antes do combinado, Péricles esperou apenas 20 minutos pelo carro. Data, horário e unidades de medida do computador de bordo já estavam ajustados, mas a Nissan Sinal cometeu o mais comum dos deslizes no rito de entrega de um veículo zero-quilômetro: todos os pneus estavam com a calibragem incorreta. “Assim que saí da Sinal, encostei no posto para abastecer. No calibrador, notei que os quatro pneus estavam com 36 libras, quando o correto é 32 na frente e 29 atrás”, diz Péricles.
As primeiras impressões sobre o Kicks são positivas. O editor que retirou o carro disse: “Tanto nos bancos como no painel, o revestimento marrom caiu bem. É mais chamativo que o preto, mas ainda assim é elegante”.
O colaborador de QUATRO RODAS Flávio Bari também elogiou: “Achei a direção bem leve, o que facilita muito as manobras. E o que mais gostei foi o sistema que mostra na tela a imagem das quatro câmeras externas. Parece que tem uma única câmera, bem acima do teto”.
O piloto de testes Eduardo Campilongo elogiou o banco, mas também fez sua crítica: “Largo e com bom suporte lateral no assento e no encosto, ele é confortável e seguro. Mas mesmo no ajuste mais baixo de altura, é muito elevado”.
A largada foi dada! Conseguirá o Kicks reprisar o HR-V até na ótima trajetória aqui no Longa Duração?
Versão | SL 1.6 16V |
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Motor | 4 cilindros, dianteiro, transv., 1.598 cm3, 16V, flex, 114 cv a 5.600 rpm, 15,5 mkgf a 4.000 rpm |
Câmbio | automático, CVT |