Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

VW Tiguan vendido no Brasil pode ser substituído por Nivus gigante chinês

Próxima geração do VW Tayron será fabricada na China, na Alemanha e no México e poderá chegar ao Brasil até como SUV cupê

Por João Vitor Ferreira
19 jun 2023, 01h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Para quem sente falta do Volkswagen Tiguan, o seu retorno pode estar se aproximando. O SUV saiu de linha no Brasil em 2021 com promessa de retorno em breve, mas esse momento nunca chegou. E com o iminente lançamento da terceira geração do Tiguan na Europa, sua estratégia para o resto do mundo pode mudar radicalmente.

    O VW Tiguan que chegava importado do México era uma versão com entre-eixos alongado em relação ao europeu e com possibilidade de sete lugares, o Tiguan Allspace. E é justamente essa configuração que poderá não ter continuidade, sendo substituída por um SUV cupê (ou seja, um Nivus gigante) com projeto chinês.

    vw-tayron-x2
    Volkswagen Tayron X é versão cupê do Tayron (Divulgação/Volkswagen)

     

    O carro em questão seria a segunda geração do Volkswagen Tayron que chega em até dois anos com a promessa de deixar de ser um modelo exclusivo para a China. Em entrevista à Autocar, Karl-Heinz Hell, chefe de engenharia de veículos médios e grandes da Volks, antecipou que esse novo carro assumiria o nome Tiguan nos mercados onde substituirá o Tiguan Allspace, como México, EUA e, muito provavelmente, também o Brasil. 

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Na Europa, a nova geração do Tiguan coexistirá com o Tayron, da mesma forma que o Tiguan Allspace convive com a versão mais curta. Seria posicionado como um novo SUV logo abaixo do Touareg.

    VW Tayron

     

    Como o novo Tiguan, o Tayron de segunda geração também será baseado na plataforma MQB Evo e ficará maior em todas as dimensões, superando os 4,58 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,66 m de altura da geração atual e do Tiguan Allspace.

    Continua após a publicidade

    Poderia, inclusive, receber a mecânica atualizada presente no novo Tiguan. com motores 2.0 turbo com sistema híbrido leve de 48 volts ou híbridas plug-in com alcance elétrico de até 100 km e potência de 204 cv ou 272 cv. Já a tração será dianteira ou integral 4Motion, dependendo da motorização.

    VW Tayron
    (Divulgação/Volkswagen)
    Continua após a publicidade

    Assim como ocorre atualmente na China, o novo Tayron chegará aos EUA com duas opções de carroceria. A padrão terá versão para cinco e sete passageiros, enquanto a variante cupê —  na China, chamado de Tayron X — é só para cinco pessoas. 

    VW Tayron
    (Divulgação/Volkswagen)

    O Tayron continuará sendo fabricado na China pela joint venture FAW-VW, em Tianjin. Mas, para atender os demais mercados, a Volkswagen passará a montá-lo também em Wolfsburg, na Alemanha, e em Puebla, no México. Essa última, também atende o Brasil fabricando o Jetta e é bem provável que ela passe a produzir o novo SUV para o mercado nacional, como fazia com o Tiguan.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.