VW Tiguan Allspace deixou de ser fabricado e nova geração estreia em 2025
Fábrica de Puebla, no México, está com a produção do Tiguan paralisada por até quatro meses em preparação para o novo Tiguan 2026 e também produzirá o Golf

Relançado no Brasil há pouco mais de um ano, o Volkswagen Tiguan Allspace teve sua produção na fábrica de Puebla, no México, encerrada em 15 de novembro. O fim da linha para o SUV de sete lugares marcou o início de uma paralisação que poderá durar até quatro meses, necessária para iniciar a produção da nova geração do Tiguan.
Esta será a maior paralisação da fábrica de Puebla, que foi inaugurada em 1967 e tem o Tiguan como seu principal produto. Em setembro, a unidade produziu 17.102 unidades do Tiguan, 9.224 unidades do Jetta e 9.118 unidades do Taos. Durante a pausa na produção, os cerca de 1.800 trabalhadores envolvidos com a produção do Tiguan serão realocados em outras áreas da empresa.
A nova geração do Volkswagen Tiguan foi revelada logo em seguida. É uma variação do SUV médio Tayron, criado na China e que agora é um modelo global e até será vendido na Europa com este nome.

O Tiguan 2026 segue a nova identidade visual da Volkswagen, com faróis com formato orgânico interligados por uma barra de led e até mesmo logo iluminado. A traseira também tem lanternas interligadas, mais estreitas do que em outros carros da marca.
As dimensões não foram reveladas pela VW, que afirmou que ele terá uma distância entre eixos maior que o seu antecessor. Portanto, é bem provável que ele seja semelhante ao Tayron de duas fileiras vendido na China, com 4,68 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,68 m de altura e os mesmos 2,79 m de entre eixos.

A cabine foi totalmente remodelada. O design mudou e o SUV ganhou duas grandes telas. O quadro de instrumentos digital é de 10,25” e a central multimídia possui 12,9”. No entanto, caso você não ache suficiente, há a opção de trocar este último por uma tela de 15”.

As telas, porém, não são as únicas novidades. O câmbio foi movido para a coluna de direção, deixando assim o console central menor e mais espaçoso. Versões mais caras terão assentos dianteiros de couro acolchoados com configurações de aquecimento, ventilação e massagem. Eles se juntarão a um volante aquecido e uma segunda fila aquecida.
O novo VW Tiguan ainda usa motor 2.0 TSI, mas que agora que gera 204 cv. Isso é um pequeno aumento de 17 cv, acompanhado de uma redução de peso de cerca de 77 kg, o que dará uma grande diferença no desempenho do carro. Contudo, decepcionou os concessionários norte-americanos, que esperavam uma versão híbrida.
Na Europa, o gêmeo Tayron será vendido com motor 1.5 eTSI, combinado com um sistema híbrido leve (MHEV) de 48 Volts, gerando 150 cv, além de duas opções híbridas plug-in baseadas no motor 1.5 eHybrid, com potências de 204 cv e 272 cv. Essas versões são equipadas com uma bateria de 19,7 kWh, oferecendo mais de 100 quilômetros de autonomia em modo totalmente elétrico, segundo a marca.
Golf retornará para o México

Nas últimas semanas, a Volkswagen também decidiu que as versões do VW Golf com motor a combustão terão sua produção deslocada da Alemanha para o México. O Golf foi fabricado em Puebla até 2021, quando cedeu seu espaço na linha de produção para o Taos. ,

O Taos, por sua vez, segue firme e forte no México e foi reestilizado recentemente. Quem está na berlinda é o Taos fabricado na Argentina, de onde é enviado para o Brasil. Os elevados custos de produção podem culminar no encerramento da produção do SUV no país vizinho antes do final de 2025. Se o modelo continuar no mercado brasileiro, será com unidades importadas do México.