Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

VW fará motor 1.5 TSI híbrido-flex no Brasil após acordo com sindicato

Depois de muita negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, um acordo foi selado e atividades na fábrica da VW se estendem até 2028

Por Lucas Parente
Atualizado em 15 nov 2023, 11h45 - Publicado em 15 nov 2023, 11h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O acordo entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté e a Volkswagen sinalizou os rumos futuros da fabricante alemã no Brasil. A extensão do contrato entre as partes por mais 3 anos contempla a produção nacional do motor 1.5 TSI EVO2 em versão híbrida-flex, que tende a substituir o 1.4 TSI atual.

    Com o acordo coletivo assinado, o novo motor se tornará o primeiro eletrificado da marca a ser produzido no Brasil, na fábrica de motores de São Carlos (SP).

    1.5 tsi evo Volkswagen Golf 2020 geração 8 (40)
    Motor 1.5 TSI Evo pode entregar até 150 cv e tem assitencia de sistema elétrico de 48V (Divulgação/Volkswagen)

    Em comunicado oficial, o Sindicato reiterou a importância do investimento do motor no Brasil: “Para a planta de São Carlos o investimento negociado para a produção do motor 1.5 híbrido-flex EVO2 e o credenciamento para fabricação de componentes do motor híbrido garantirá o futuro da fábrica, pois o Motor EA 211 atual tem prazo de validade em função das normas de emissão de poluentes.”

    Continua após a publicidade

    As normas das quais o Sindicato se refere são do Proconve L8, que entra em vigor a partir de 2025 na nova fase do projeto que busca a diminuição das emissões de gases poluentes.

    Volkswagen Polo GTS 2024
    Polo GTS utiliza atualmente o motor 1.4 TSI e deve receber atualização no futuro. (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O novo motor 1.5 TSI EVO2 é a segunda geração de uma atualização do atual 1.4 TSI feito por aqui. Ele foi implementado em diversos mercados na Europa e na América do Norte e hoje equipa carros como Golf e Taos que são fabricados no México.

    Continua após a publicidade

    Nos quesitos de configuração e números, ambos são bem parecidos. O 1.5 TSI gera os mesmos 150 cv de potência e 25,5 kgfm, 1,3 kgfm a menos que o 1.4 (26,8 kgfm). No entanto, em questões de modernidade, a versão atualizada está muito a frente. Ele possui tecnologias como turbo de geometria variável e desativação de cilindros (desligando até dois com o carro em movimento).

    Volkswagen Virtus Exclusive 1.4 TSI 2024 (1)
    Motor 1.4 TSI utilizado no novo Virtus Exclusive que também deve ser atualizado em 2025. (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Porém, o destaque fica para a combinação com sistemas híbridos, seja ela leve ou plug-in. Por isso, recentemente a marca estava testando dois carros por aqui, o Golf R-Line, que possui sistema híbrido leve, e uma unidade do Taos com camuflagem, que abre esta reportagem.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Ainda não foi divulgado pela Volkswagen o valor do investimento que será feito no Brasil, mas os sindicatos indicam que gira em torno de R$ 5,4 bilhões. O investimento será direcionado para as 4 fábricas que a empresa possui no Brasil.

    Volkswagen Tarok Concept
    Volkswagen Tarok Concept apresentado durante o Salão do Automóvel em 2018. (Divulgação/Volkswagen)
    Continua após a publicidade

    Esse investimento deverá garantir a atualização dos carros fabricados no Brasil para mecânicas híbridas, além do lançamento de três carros inéditos. Um seria um novo SUV compacto de entrada e outro a picape Tarok, rival da Toro, como já adiantado por Quatro Rodas.

    A Volkswagen também vem investindo alguns milhões de reais em projetos de pesquisa de mecânicas híbridas-flex em universidades brasileiras, como a Unicamp, a UFC, a UECE e a UTFPR.

    As novas normas só entrarão em vigor a partir de 2025, portanto modelos como Taos, T-Cross Highline, Polo GTS e Virtus Exclusive tendem a receber a nova mecânica mais para a frente, até a mudança completa na linha 2025. No caso do Taos, ele deve receber o 1.5 TSI apenas em 2026. Futuros modelos, como os dois híbridos e a picape Tarok também devem vir com a motorização híbrida.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.