Por muito tempo este que será o SUV mais barato da Volkswagen foi tratado como “SUV do Gol”, mas a fabricante já se decidiu: do Gol, só quer o apelo popular para este que será seu primeiro carro inédito nacional desde o lançamento do Nivus. Seu nome será Volkswagen Tera.
É um carro que precisa ser visto e estar na boca do povo. Por isso, também, começa a ser revelado no Rock In Rio por trás de um ambiente de leds, que a depender da imagem formada e da luminosidade, revela partes do modelo – ou o esconde por completo. E mesmo com toda a camuflagem, há detalhes muito mais visíveis do que os cantores e bandas no palco principal do festival de música.
Aqui vai o que pudemos notar e confirmar “vendo” o carro de perto:
- Como flagras sinalizavam, tem porte e colunas do Skoda Fabia. Pode-se esperar por 4,10 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos.
- A linha de cintura remete ao Skoda, mas há um vinco mais baixo nos para-lamas traseiros que acabam nas lanternas.
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- As lanternas traseiras são de leds e interligadas por uma barra preta com a espessura de metade do logo traseiro.
- O para-choque traseiro tem desenho típico de SUV urbano, com proteção na base, mas parece estar mais recuado que a tampa do porta-malas.
- As rodas são diamantadas e de aro 17. As molduras das caixas de roda são bem salientes.
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- O teto tem relevos bem marcados e as barras longitudinais são elevadas e, aparentemente, funcionais.
- A frente do carro está com todas as tomadas de ar cobertas, mas o teaser mostra bastante. Os faróis têm leds integrados e não são contínuos, o que permite uma fácil identificação.
O VW Tera era tratado pelo codinome VW246. A fabricante até terá uma atração curiosa no evento que patrocina, onde os visitantes do seu estande só poderão dar nomes errados – mas com uma dica real de que o nome final terá cinco letras. Vale lembrar que a Volks começou a trabalhar possibilidades de nomes há um ano.
Sua missão está mais do que definida. Com o Nivus e T-Cross custando a partir de R$ 119.890 nas versões Sense, não é difícil perceber que existe espaço para um SUV mais barato na linha da Volkswagen com preço imediatamente acima do Polo.
O que dá um toque especial ao VW Terra é que este não é mais um derivado do Polo. O “A0” vem da mesma variação da plataforma MQB, mas este SUV compacto foi concebido a partir do Skoda Fabia, o primo tcheco do Polo que também é 5 cm maior, com 4,10 m de comprimento e os mesmos 2,56 m de entre-eixos. Por isso seu porta-malas também será maior e seu interior, completamente diferente do Polo e bastante parecido como o do Skoda.
Fiat Pulse e Renault Kardian serão os principais rivais deste novo VW, que ajudará a formar uma segunda classe de SUVs compactos junto com o futuro SUV do Chevrolet Onix.
Mesmo com toda a camuflagem é possível notar que o Tera 2025 tem coluna C grande e para-lamas largos nessa região para acompanhar a linha de cintura ascendente, o que faz com que pareça mais robusto e aumenta seu porte.
Outros recursos de design são o vidro traseiro menor e em posição mais elevada, a tampa do porta-malas menor e o para-choque traseiro mais elevado. É possível que lanternas e faróis sejam interligados por barra de leds, que estariam escondidos sob a camuflagem. Na primeira imagem divulgada pela marca, porém, a barra central não existe na dianteira.
O Tera será fabricado na unidade de Taubaté ao lado das versões mais baratas do Polo no início de 2025, e faz parte da ofensiva anunciada pela marca de lançar 16 modelos até 2028.
Um ponto importante é que, desde o início, o projeto está adaptado para os planos de híbrido flex da marca, mas com um motor elétrico menor, num arranjo híbrido leve. O motor cotado para o lançamento é o 170 TSI, o 1.0 turbo com 116 cv e 16,8 kgfm já presente no Polo e mais fraco que a versão presente em Nivus e T-Cross, que têm 128 cv e 20,4 kgfm.