A Volvo já eletrificou toda sua gama de automóveis no Brasil, já prevendo que seus próximos lançamentos serão apenas de carros elétricos. Agora a fabricante sueca avança para começar essa transição entre os caminhões: seu primeiro caminhão elétrico já está em testes no Brasil em operações reais.
Atração da última edição da Fenatran, em novembro passado, o Volvo FM Electric agora está em testes nas rodovias brasileiras. Nossa equipe foi surpreendida pelo caminhão elétrico enquanto recarregava um carro elétrico em Limeira (SP). Ele vem sendo utilizado junto com a Citrosuco, empresa que tem fábrica próxima e em outras cidades da região.
Este caminhão elétrico tem PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas e é movido por um motor elétrico de 660 cv (490 kW) combinado com o câmbio automatizado I-Shift de 12 marchas semelhante ao usado pelos Volvo FM com motor turbodiesel.
Destinado a operações urbanas e regionais, o Volvo FM Electric é oferecido com pacotes de duas a seis baterias, com capacidade que varia entre 180 e 540 kWh. O maior conjunto permite rodar cerca de 300 km com uma carga, sendo favorecido pelo freios regenerativos.
Só as baterias podem pesar até 2 toneladas e têm vida útil estimada em 8 anos, mas a fabricante sinaliza que terão pelo menos mais 20 anos com uso de segunda vida, como acumuladores domésticos ou industriais.
O caminhão que está no Brasil é um 4×2, mas há versões 6×2, 6×4 e 8×2 previstas. Na Europa, a Volvo anunciou recentemente que recebeu um pedido da Holcim de 1.000 unidades do FM Electric, que serão entregues entre 2023 e 2030. A Volvo já anunciou que pretende encerrar a produção de caminhões a combustão até 2040.