Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Volkswagen Voyage e Fox deixarão de ser fabricados no Brasil ainda em 2021

Antigos e arcaicos, modelos vêm se tornando um fardo na busca da VW por catálogo mais racional e atraente

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 jul 2021, 12h50 - Publicado em 2 jul 2021, 12h15
Volkswagen Voyage 2019 com transmissão Automática (2)_1
Volkswagen Voyage parou no tempo, sem “maquiagem” que dê jeito (Acervo Quatro Rodas/Quatro Rodas)

Depois de o Up! ter seu fim definido pela Volkswagen, em busca de portfólio mais enxuto e eficiente, o Fox é um dos próximos que se preparam para se despedir. A novidade é que a linha de sedãs da marca vai ser reduzida a Virtus e Jetta no Brasil.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Segundo informações adiantadas pelo colunista Fernando Calmon e o portal Autos Segredos, a montadora prepara a aposentadoria do Fox e do Voyage ainda para este ano. A ideia é produzir os modelos até dezembro, já como linha 2021/2022, vendendo eles enquanto durarem os estoques. 

VW FOX
(Divulgação/Divulgação)

A atual geração do Voyage remonta a 2008, quando foi lançada. Sua plataforma, PQ24, porém, é ainda mais antiga: começou a ser usada pela Volks europeia ainda no século XX. O próprio Fox, lançado no Brasil em 2003, faz uso dela. 

Continua após a publicidade

Como resultado da crescente obsolescência, o sedã carece de itens como controle de estabilidade, em breve obrigatório no Brasil. Estilo datado e mudança no perfil do consumidor vem sacramentando ainda mais o fim do modelo.

Volkswagen Voyage e Fox deixarão de ser fabricados no Brasil ainda em 2021
Para acomodar o futuro SUV compacto, mais barato que o Nivus (foto), a Volkswagen precisa liberar espaço (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Entre 2012 e 2016 o Voyage teve queda de 75% nas vendas. As 96.400 unidades comercializadas há nove anos se tornaram apenas 23.300 quatro depois, com quedas anuais. A reestilização do longevo até surtiu efeito, fazendo-o saltar, em 2017, para 40.800 emplacamentos, antes da queda recomeçar.

Continua após a publicidade

Novidades como transmissão automática e motor 1.6 MSI, entretanto, não foram suficientes para conter o desinteresse.

Diante de novas leis, a Volkswagen ainda melhorou a segurança do Voyage 2021, incluindo cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes.

Na terra, cada vez mais, dos SUVs e caminhonetes, a Volkswagen está mais interessada em conter a ofensiva da Stellantis (principalmente a dupla Fiat-Jeep, da finada FCA) com os novos Pulse, Compass, Commander e o SUV cupê provisoriamente chamado de 376.

Marcando presença com Virtus e Jetta, a VW garante simbolismo de quem já ostentou clássicos como o Santana ao passo que o pragmatismo rouba atenção da alemã ao novo Polo e um suposto novo SUV compacto, abaixo do Nivus e de olho na zona incerta entre as versões mais baratas do Pulse e mais caras do Fiat Argo – também em xeque.

Continua após a publicidade
voyage
Fim de “voyage”? (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Os novos modelos da Volkswagen também usufruem da plataforma modular MQB e, deste modo, sustentar o ferramental específico para modelos impopulares e arcaicos se torna desperdício insustentável.

Interessados nos prováveis últimos Voyage têm dois motores à disposição. Na versão básica quem manda é o 1.0 de 84 cv e 10,4 kgfm. Com transmissão apenas manual, o carro tem máxima de 173 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 13,3 s. Sem opcionais, custa R$ 70.790.

O Voyage 1.6 já tem mais fôlego, com um 1.6 8V de 104 cv nas versões com câmbio manual e o 1.6 16V de 120 cv na opção com câmbio automático. Entre outros detalhes, o modelo oferece opcionais como central multimídia, elevando seu preço aos R$ 90.580.

Continua após a publicidade

O Fox, por sua vez, é vendido em duas versões. O Fox Connect custa R$ 62.340 e o Fox Xtreme, que herdou alguns elementos visuais do falecido CrossFox, custa R$ 67.990. Nos dois casos o motor é o 1.6 8V flex que gera até 104 cv (5.250 rpm) e 15,6 kgfm de torque (2.500 rpm), sempre combinado ao câmbio manual de 5 marchas.

Além do novo Polo Track, que pode assumir o posto de veículo de entrada da Volkswagen, a empresa prepara uma atualização do Virtus, mantendo-se viva na briga dos sedãs médios em diante.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa de QUATRO RODAS 746
A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.