Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Volkswagen Tiguan 2026 já está em testes no Brasil; veja o que já sabemos

Importado do México, SUV médio perderá a terceira fileira de assentos e não terá uma versão híbrida no lançamento

Por Nicolas Tavares
18 jun 2025, 16h50
Volkswagen Tiguan 2026 em testes
 (@placaverde/Instagram)
Continua após publicidade

Revelada em 2024, a nova geração do Volkswagen Tiguan para o continente americano já está confirmada para o Brasil, com estreia prevista para 2026. Enquanto isso não acontece, a marca alemã iniciou os trabalhos de homologação e tropicalização do SUV médio no país. O SUV manterá o posicionamento acima do Taos e o motor 2.0 turbo.

O utilitário foi visto em São José dos Campos (SP), como publicou o perfil Placa Verde no Instagram. A unidade em questão já está com uma camuflagem mais leve e sem cobertura no teto, mas ainda esconde a maior parte do design.

View this post on Instagram

A post shared by Placa Verde (@placaverde)

São poucos detalhes que indicam que é o Tiguan, motivo pelo qual nossos colegas do Placa Verde acreditaram ser outro modelo, o T-Roc, um outro SUV feito com a mesma plataforma MQB-A1 e vendido somente na Europa.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Olhando bem para o protótipo, podemos encontrar algumas indicações de que é o novo Tiguan. A primeira é a única parte aparente da lanterna, um triângulo deitado em led, um elemento que é usado pelo SUV médio.

Os demais detalhes são bem sutis. Um deles é o formato da tampa do porta-malas acima da lanterna, formando um leve degrau na traseira, algo que não existe na aparência mais quadrada do modelo atual.

Continua após a publicidade

Tiguan 2026

Além do vidro traseiro ser mais inclinado, ele tem um acabamento na parte lateral que integra o spoiler na parte superior, outra peça nova do Tiguan. Dependendo da versão, pode ser pintada de preto brilhante, cinza ou na cor da carroceria.

A geração atual do Tiguan americano, na verdade, é um outro carro chamado Tayron, desenvolvido na China e que chegou para substituir o Tiguan Allspace no mercado ocidental. No entanto, enquanto a Europa optou por usar o novo nome, a operação norte-americana escolheu rebatizá-lo como Tiguan, para dar continuidade ao batismo já bem conhecido na região.

Continua após a publicidade

Tiguan 2026

Mesmo que tenha o mesmo nome, terá um posicionamento ligeiramente diferente do Tiguan ainda à venda no Brasil por um motivo muito simples: o novo SUV não tem versão de sete lugares na versão americana – o Tayron europeu tem a terceira fileira como opcional. Foi uma escolha curiosa, pois o utilitário segue com tamanho para ter uma terceira fileira de assentos. Tem 4,77 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e um entre-eixos de 2,79 m.

A motorização ainda é um mistério para o Brasil. O Tiguan é vendido nos EUA sempre com um 2.0 turbo de quatro cilindros, nas configurações de 201 cv e 272 cv, o que de qualquer forma é uma evolução em comparação aos 186 cv do SUV ainda disponível por aqui. No México, ainda existe uma versão de entrada com o conhecido 1.4 turbo de 150 cv, opção que foi retirada do catálogo no Brasil há tempos.

Continua após a publicidade

O Tiguan ficará devendo uma versão híbrida plug-in. Apesar do Tayron ter um motor 1.5 combinado a um sistema PHEV na Europa, o Tiguan do continente americano ainda não tem uma única variante eletrificada. No início de 2025, a Volkswagen confirmou os planos de lançar dois híbridos para os Estados Unidos nos próximos anos, para “modelos de maior volume” – praticamente confirmando que o Tiguan será um deles. A tecnologia a ser usada não será a plug-in, mas sim um híbrido pleno.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.