O sucesso do GR Corolla no Brasil parece ter encorajado a Toyota a expandir sua linha de esportivos no Brasil em 2025. Ainda não será com o lançamento dos Supra ou GT86, mas com o lançamento do GR Yaris.
É um esportivo menor, é verdade, mas isso até é bom: o Toyota GR Yaris tem a mesma mecânica do GR Corolla. Quer dizer que seu motor três cilindros 1.6 turbo gera 304 cv e 40,8 kgfm, graças a uma atualização recente, além da tração integral.
Além disso, a partir deste ano o esportivo pode ser vendido tanto com câmbio manual de seis marchas quanto com um automático de oito marchas devidamente otimizada para o uso em um legítimo esportivo. Tanto que em seu modo Sport, trabalha o giro do motor na faixa entre 4.900 rpm até a linha vermelha de 7.200 rpm.
Quer dizer que o gerenciamento do câmbio pode identificar a maneira como o motorista pisa no freio e opera o acelerador e prever suas intenções, imitando a maneira como o piloto profissional operaria o câmbio, se ele fosse manual. Desta forma, os carros automáticos são mais rápidos em circuitos do que os manuais. Mas também há modos de condução para otimizar o uso do carro no dia a dia.
A Toyota até tem algumas unidades do GR Yaris no Brasil, utilizadas para demonstração durante eventos da Gazoo Racing. Uma delas esteve no Festival Interlagos.
O lançamento do GR Yaris está previsto para o segundo semestre de 2025. Desta forma, já chegará ao Brasil com sua primeira atualização visual, que contempla novo para-choque dianteiro com previsão para os novos coolers do câmbio automático, novo para-choque traseiro e as lanternas passaram a ser integradas por uma barra iluminada.
Por dentro, um novo painel com a parte central totalmente voltada para o motorista, o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas e os bancos 2,5 cm mais baixos são tratados pela Toyota como melhorias para proporcionar uma tocada esportiva melhor e mais apurada.
Também há melhorias na rigidez da carroceria, aumentando os pontos de solda para deixar o carro mais estável, e na fixação da suspensão, que teve o número de parafusos que prendem os amortecedores à carroceria aumentado para três.
O lançamento do GR Yaris no Brasil não vai substituir o GR Corolla, que segue à venda com preço inicial de R$ 416.990. Ne verdade, será a segunda expansão da família Yaris no Brasil prevista para 2025: no primeiro semestre, estreia o SUV compacto Yaris Cross.