Toyota antecipa picape elétrica rival de Fiat Toro e Chevrolet Montana
Modelo inédito terá plataforma do Corolla e também será vendido no Brasil, chegando em 2027 com motor híbrido flex

A eletrificação tem ficado cada vez mais comum no segmento de picapes, algo que não acontecia há alguns anos. A Toyota está desenvolvendo versões híbridas e elétrica da Hilux, e este projeto deve sair do papel ainda este ano.
Além de eletrificar a picape média, a marca japonesa parece estar trabalhando em mais uma caminhonete elétrica. O teaser revelado durante um evento na Bélgica mostra mais um modelo, que não parece ser a Hilux.
A única imagem divulgada pela empresa mostra apenas a silhueta de uma caminhonete. Ela foi revelada com outros dois futuros carros da Toyota. Um deles pode ser um SUV elétrico de três fileiras que pode estrear em 2026.
O presidente executivo da Toyota Europa, Yoshihiro Nakata, comentou sobre os três modelos revelados: “esses três carros se concentrarão em melhorar o estilo de vida do cliente com o mesmo poder quanto melhorar nossos objetivos de neutralidade de carbono”.
Como pode ser observado na imagem, a picape mostrada no teaser tem uma carroceria de cabine dupla. Alguns especulam que não deve ser a Hilux por ela já ter uma versão elétrica, na forma da Hilux Revo BEV, vendida somente com cabine simples. Porém, estamos falando de um novo veículo e a Toyota poderia expandir a oferta da Hilux elétrica com novas versões, principalmente agora que está perto de ganhar uma nova geração.

Outros acreditam que trata-se da versão elétrica da Tacoma, inspirada em um conceito revelado em 2021. A fabricante japonesa é uma das poucas que ainda não tem uma caminhonete elétrica à venda nos EUA e isto poderia ser uma forma de responder à Chevrolet, Ford e Ram.
Outra possibilidade, que é a mais levantada pela mídia global, é a versão de produção do EPU Concept de 2023. O conceito antecipa uma picape intermediária e ela poderia ganhar uma variante elétrica para alguns mercados, como a Europa. Este protótipo já havia sido mostrar como um veículo elétrico, embora a Toyota não tenha revelado nenhum dado sobre motor ou bateria.

A versão elétrica dessa picape não deve chegar ao Brasil, mas não significa que não veremos o veículo de forma alguma. A Toyota já trabalha para produzir a caminhonete em Sorocaba (SP) a partir de 2027, de olho no segmento liderado pela Fiat Toro. Adotará a plataforma TNGA-C do Corolla e Corolla Cross, além de aproveitar o conjunto mecânico híbrido.