Tiggo 9 está em testes no Brasil para ser o Caoa Chery mais luxuoso
SUV pode chegar ao Brasil ainda em 2025 para ser o maior e mais luxuoso carro da Caoa Chery no Brasil

A Caoa Chery está firme no planejamento de expandir a linha Tiggo para além do Tiggo 8 Pro. A fabricante já testa no Brasil o Tiggo 9, seu SUV médio topo de linha e que já havia sido confirmado para o Brasil anteriormente. A novidade poderia ser lançada ainda em 2025.
O flagrante foi feito pelo leitor Flávio Albino em Anápolis (GO), mesma cidade onde a Caoa Chery mantém sua fábrica. A localização do flagra ajuda a diferenciá-lo do Jaecoo 8, seu gêmeo univitelino que vinha sendo cotado para o Brasil.

O Chery Tiggo 9 foi apresentado na China em 2022 e é esperado no Brasil desde 2024, mas foi em fevereiro deste ano, durante o lançamento do Tiggo 7 PHEV, que Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, hoje copresidente executivo da Caoa, confirmou o lançamento do SUV no Brasil ainda para 2025, ainda importado da China.
Primeiro utilitário chegaria com motor a combustão e deixando a versão híbrida plug-in para um segundo momento. O terceiro passo será a nacionalização do veículo.
Como é o Chery Tiggo 9

O Tiggo 9 será posicionado como o topo da linha da Caoa Chery no Brasil, sendo não apenas o maior SUV da empresa, como também o mais equipado. São 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,69 m de altura e com 2,82 m de entre-eixos. Como comparação, o Tiggo 8 Pro mede 4,74 m e tem um entre-eixos de 2,71 m.
Por conta das dimensões, o Tiggo 9 tem versões com 5, 6 e 7 lugares. A versão a ser escolhida dependerá exclusivamente da proposta da Caoa: de oferecer um SUV de sete lugares requintado, a amplitude dos cinco lugares ou a sofisticação dos quatro assentos traseiros individuais da versão de seis lugares.
Na China, o Tiggo 9 é vendido com um motor 2.0 turbo de 265 cv e 41 kgfm, mas não se surpreenda se chegar equipado com o 1.6 turbo de 187 cv e 28 kgfm do Tiggo 8 Pro. Trabalhará em conjunto com uma transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas. Já a versão híbrida plug-in tem um 2.0 turbo e um motor elétrico no eixo traseiro, entregando um total de 366 cv e 40,8 kgfm.
Na aparência, o Tiggo 9 tem traços e desenho que remetem a um segmento mais luxuoso, não por acaso tem inspirações em modelos de luxo. A dianteira tem faróis afilados de leds matriciais, uma enorme grade com o logo da Chery iluminado e aberturas no para-choque em formato de “L”.
As laterais têm vincos marcantes nos para-lamas, na base das portas e na linha de cintura. O aplique que nasce no para-lama e invade a porta dianteira, bem como as maçanetas retráteis, nos fazem lembrar dos Land Rover. O mesmo vale para a janela espia lateral e para o caimento do teto, que busca dar ares de esportividade ao SUV. As rodas são de 20 polegadas.
A traseira tem lanternas interligadas, com iluminação que vai de um lado a outro, passando pela tampa do porta-malas. O formato e a iluminação lembram as peças do Audi Q8, o que é um elogio.

Na cabine, o Tiggo 9 aposta em um conjunto de telas “flutuante” representando o quadro de instrumentos e a central multimídia. O volante, com o nome Chery por extenso, tem comandos sensíveis ao toque, e as saídas de ar são quadradas. O modelo aposta também no uso de materiais macios por toda a cabine, sem abrir mão de costuras aparentes. Os bancos da primeira e segunda fila podem ser elétricos e ter aquecimento, enquanto os dianteiros têm ventilação e massagem.