Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Renault voltará a vender 4×4 no Brasil graças a motor elétrico de duas marchas

Sistema inovador francês dispensa cardã e caixa reduzida tradicionais e promete até 183 kgfm com pequeno motor elétrico

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 mar 2025, 11h03 - Publicado em 5 mar 2025, 11h00
Renault Projeto 1312 Boreal
Designers se inspiraram em SUVs da marca (João Kleber Amaral/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Tanto o Renault Boreal, que será lançado no Brasil no segundo semestre, quanto a picape Niagara, que só chega em 2026, terão versões 4×4. A diferença é que não terão o bom e velho cardã atravessando a carroceria de ponta a ponta e a tração nas quatro rodas não afetará o consumo.

A Renault não tem um carro 4×4 no Brasil desde 2020, quando acabou com o Duster 4×4 – a Oroch 4×4 só foi feita para exportação. E com a ajuda de um sistema híbrido diferente seus novos carros 4×4 poderão até ser mais eficientes que as versões convencionais.

O segredo será uma nova tecnologia que está sendo desenvolvida pela também francesa Valeo. Consiste em um eixo traseiro elétrico, comandado por um motor elétrico de 48V e duas marchas.

Sistema Dual Speed 48V da Valeo
Sistema Dual Speed 48V da Valeo (Valeo/Divulgação)

Chamado de Dual Speed 48V, este sistema permite que o motor elétrico síncrono seja usado tanto para propiciar alguma redução no consumo do carro em condução normal quanto para auxiliar a vencer obstáculos no fora-de-estrada. O que há de diferente é que o motor elétrico terá uma segunda marcha que funcionará como uma caixa reduzida.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Todo motor elétrico usado em um um carro tem uma caixa de redução que desmultiplica suas rotações para garantir força às rodas. O que o sistema da Valeo promete é uma marcha para altas velocidades e outra marcha para baixas velocidades, com maior multiplicação da força do motor elétrico.

Ao mesmo tempo, será possível poupar o peso do cardã, que teria que atravessar o carro, e também da caixa reduzida necessária em sistemas de tração 4×4 convencionais. A instalação do Dual Speed é feita no eixo traseiro do carro, que precisa ter suspensão independente.

Câmbio DW23 é o novo padrão da Renault no mundo, mas seu torque é limitado
Câmbio DW23 é o novo padrão da Renault no mundo, mas seu torque é limitado (Magna/Divulgação)

O Dual Speed 48V pode ser usado em carros híbridos leves 48V (MHEV), híbrido (HEV) e híbrido plug-in (PHEV), e também pode ser adaptada em carros elétricos. O motor elétrico tem pico de potência de 34 cv e é capaz de gerar 27 cv constantes por até 10 segundos.

Continua após a publicidade

Com a multiplicação da marcha mais baixa, seu torque aplicado nas rodas pode chegar ao equivalente a 183 kgfm.

Mas não é só uma questão de força. O motor elétrico é controlável, então o software pode ser usado para adaptar sua entrega de força à relação de marcha em uso e a diferentes necessidades.

Também existe um modo “neutro”, que desconecta o motor elétrico das rodas evitando perda por arrasto do conjunto. Ou seja, ele não “pesará” nas rodas, o que ajuda a não prejudicar o consumo.

Continua após a publicidade
Renault Niagara Concept
Renault Niagara Concept (Divulgação/Renault)

A atuação do motor elétrico ainda pode ser usada tanto para corrigir o comportamento do carro nas curvas quanto para regenerar a energia cinética nas desacelerações para recarregar a bateria. Ao mesmo tempo, não obriga que a bateria seja grande.

A estreia do Dual Speed 48V será no Dacia Bigster, o equivalente europeu ao Renault Boreal nacional, cuja versão 4×4 será lançada dentro de um ano, no começo de 2026. Seu motor será o três cilindros 1.2 turbo com sistema híbrido leve 48V.

Novos Renault 4×4 no Brasil

Renault Projeto 1312 Boreal
Renault Boreal (João Kleber Amaral/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

No Brasil, porém, o motor a combustão será o antecessor do três cilindros europeu. O motor 1.3 turbo de 163 cv também terá sistema híbrido híbrido leve e será combinado ao mesmo câmbio DW23, o mesmo automatizado de dupla embreagem e seis marchas usado atualmente pelo Kardian.

Este câmbio de dupla embreagem suporta o torque máximo de 25,5 kgfm.  O sistema Dual Speed 48V na traseira será fundamental para elevar o torque máximo deste conjunto.

Renault Niagara Concept
Renault Niagara Concept (Divulgação/Renault)

Vale lembrar que quando a Renault Niagara foi mostrada, no final de 2023, a fabricante já havia adiantado a presença de um sistema híbrido leve com um motor elétrico traseiro extra. A tecnologia, porém, ainda não está pronta.

Continua após a publicidade

Caberá ao carro fazer a gestão da bateria (que terá cerca de 0,9 kWh) para garantir que o motor elétrico traseiro tenha energia disponível. Ao mesmo tempo, o motor-gerador (BSG) acoplado ao motor 1.3 turbo poderá gerar energia para o sistema.

Além disso, como o câmbio é de dupla embreagem, seria possível desconectar o motor 1.3 das rodas para usar apenas o motor elétrico traseiro em pequenos deslocamentos. Em seus testes, a Valeo diz ter obtido uma redução no consumo médio na ordem dos 4%, com redução de 7% no ciclo rodoviário.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.