A alta da produção de SUVs realmente parece inacabável. A grande aceitação do público e o desejo das montadoras de continuarem a produção destes modelos é uma combinação infalível. E, de acordo com últimos relatórios vazados da Renault, mais um modelo deve dar as caras no segmento de SUVs compactos.
Com nome ainda não divulgado, o veículo deve chegar ainda este ano, preenchendo uma lacuna ainda não explorada pela marca. Ele se posicionará entre o Captur, que recentemente deixou de ser vendido no Brasil e deve ganhar uma reestilização em 2024, e o Austral. O objetivo da empresa com esta nova oferta é disputar mercado com modelos como Toyota C-HR e o Honda HR-V.
Em termos de tamanho, o SUV sem nome pode chegar com cerca de 4,4 m de comprimento, 71 cm a mais que o Captur e 1,1 m menor que o Austral.
Relatórios anteriores divulgados na mídia francesa podem ter entregado um pouco do visual do novo SUV. Segundo eles, a Renault estaria trabalhando em uma versão mais longa do Captur com carroceria esticada. Isso não é uma confirmação de que o SUV compartilhará design com seu irmão menor, mas é um indicativo do que pode acontecer. Esta mesma estratégia foi utilizada com os irmãos Austral e Espace, então, nada impede a marca de replicar isto em segmentos menores.
O chefe de desempenho de produto da Renault, Brumo Vanel, disse que a empresa estava muito focada no segmento de subcompactos e deixando os compactos em segundo plano. Mas agora, a estratégia mudou e eles vão equilibrar um pouco a atenção entre os dois.
Segundo a Autocar, o modelo utilizará a plataforma CMF-B, a mesma utilizada no Clio, Captur e Arkana. Além disso, a compatibilidade da plataforma com motorizações híbridas e híbridas plug-in é um grande atrativo para o novo SUV, principalmente para o mercado europeu.
Contando que o novo SUV venha montado na plataforma CMF-B, seus valores devem girar em torno de 25.000 libras (cerca de R$ 156.500). Mais informações devem ser divulgadas pela Renault ao longo do ano.