Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Renault Kwid 2022 será igual ao indiano e ainda terá motor mais potente

Versão reestilizada já roda em testes no Brasil e receberá novo motor 1.0 até 13 cv mais potente que o atual

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 Maio 2021, 07h58
Renault Kwid Outsider 2022
(Luiz Fernando Moletta/Quatro Rodas)

A mesma Proconve PL 7 que forçará vários modelos mais antigos a saírem de linha obrigará o Renault Kwid 2022 a adotar um novo motor. E ele será acompanhado da primeira reestilização do subcompacto, que já roda em testes no Brasil.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O Kwid tende a ficar bem mais refinado. O flagra enviado pelo leitor Luiz Fernando Moletta, de Curitiba (PR), não só revela que o hatch nacional seguirá o mesmo visual da versão vendida na índia, como será mais refinado.

Trata-se da versão topo de linha Outsider, com barras longitudinais no teto e adesivo na porta dianteira. Mas os destaques vão para as lanternas com luz de posição de led (as demais são convencionais) com o mesmo design usado na Índia e para o para-choque traseiro exclusivo, com refletor maior.

kwid 2022
Na traseira, o que muda no carro indiano são as lanternas e o para-choque (Divulgação/Renault)
Continua após a publicidade

Também vale destacar as rodas de liga leve diamantadas. Hoje o Kwid é vendido com calotas em todas as versões. O que não dá para ver é se as rodas continuam com apenas três furos.

Na dianteira, terá faróis divididos em duas peças. A superior, que é o prolongamento da grade, ficará com as setas e as luzes diurna de leds, uma novidade no Kwid. Os faróis, de fato, ficarão na parte inferior. O para-choque dianteiro também pode ter design exclusivo para o Brasil.

kwid 2023
Faróis divididos, bem ao estilo da Fiat Toro, devem chegar ao Kwid brasileiro (Divulgação/Renault)
Continua após a publicidade

Quanto ao novo motor, o que acontece é que as normas PL 7 deixam mais rígidas as exigências de emissões e ruídos. Fontes de QUATRO RODAS apontam que o atual motor três cilindros 1.0 de 70/66 cv não atenderia essas novas regras e será substituído pelo mesmo 1.0 do Sandero, com 82/79 cv.

A diferença está no cabeçote, que tem duplo comando variável (na admissão e no escape) na versão do Sandero enquanto a versão do Kwid, ainda que tenha comando duplo, não tem qualquer variação no tempo de abertura das válvulas. Espere por uma boa diferença no desempenho e no consumo, até mesmo porque usar o motor mais forte possibilitaria a usar câmbio manual com relações mais longas.

renault_kwid_ultra_94
Na Índia, o interior recebeu pequenas mudanças, como o nome gravado em baixo relevo no painel (Divulgação/Renault)

Com a troca do motor, será necessário fazer uma nova homologação do Renault Kwid. Desta forma, o compacto também será obrigado a contar com controles de estabilidade e tração, além de assistente de partida em rampa.

Continua após a publicidade

A fabricante francesa também vai aproveitar a ocasião para enquadrar seu carro de entrada em normas futuras de colisão lateral. A intenção seria reforçar a proteção proporcionada pelos airbags laterais, equipamentos de série em todas as versões do Kwid desde o lançamento, em agosto de 2017.

renault_kwid_ultra_59
O quadro de instrumentos com luzes que substituem os mostradores analógicos lembram o Chery QQ e do C4 Cactus (Divulgação/Renault)

Uma outra novidade aguardada é o quadro de instrumentos digital usado no mercado indiano. Ele não usa tela colorida, mas telas de cristal líquido e luzes, bem ao estilo do Citroën C4 Cactus, para exibir as informações.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa Maio 2021

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.