Ram planeja picapes menores contra Ranger e Maverick
As Fiat Strada, Toro e Titano são vendidas como Ram em outros mercados, mas não é disso que a marca está falando

Assim como os carros da Mini já não são mais tão pequenos, a Ram também planeja expandir seus negócios para novas dimensões. Mas, no caso da marca das grandes picapes, os planos são para modelos menores. A informação vem do próprio CEO da Ram, Tim Kuniskis, citando diretamente concorrentes como Toyota Tacoma (equivalente à Hilux) e Ford Maverick.
Durante uma entrevista no Salão de Detroit, Kuniskis apontou sobre a possibilidade e, mais do que isso, a necessidade de se apostar em segmentos de menores custos, abaixo dos US$ 55.000. Isso porque, com a saída da Ram Classic, a marca deixou de atuar abaixo desta faixa. Mas o executivo completou e deu a deixa: “preciso de uma picape de médio porte, com certeza”.

“Somos uma marca de picapes e não temos uma compacta, não temos uma de médio porte. É meio hipócrita me chamar de marca de picapes [sem ter esses modelos], não é?”, disse ainda. “Então, sim, eu preciso. Eu quero, eu preciso. Não estou dizendo que vou ter isso em seis meses, mas eu quero desesperadamente, e há um mercado para isso.”
Kuniskis também relembrou que não há uma picape menor do que a 1500 desde a Dakota, e cita o sucesso feito pela Ford com a dupla Maverick e Ranger, da Toyota, com a Tacoma, e com a GM, com modelos da Chevrolet e da GMC.

Na prática, a Ram já tem picapes menores em locais específicos, mas nenhuma é uma legítima Ram. A começar pela Fiat Strada, vendida como Ram 700 no México e na Colômbia, seguida pela Toro, que se passa por Ram 1000 em outros locais, como em El Salvador e na Colômbia, e pela Titano, que chegou ao México como Ram 1200.
Por fim, há a Rampage, desenvolvida e produzida no Brasil a partir da plataforma Small Wide, dos Jeep Renegade e Compass, e da Fiat Toro. Neste caso, houve um desenvolvimento específico pela própria Ram – inclusive, ela foi a primeira Ram desenvolvida fora dos Estados Unidos.
Com exceção da Rampage, que há rumores sobre vendas nos EUA, as demais têm poucas chances de chegarem por lá. Assim, é possível esperar por modelos menores do que a 1500 totalmente novos.