Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Picape do Corolla? Toyota planeja rival para Maverick e Toro para 2027

Projeto ainda está em fase inicial, mas montadora já da indicios de que sua picape de entrada será baseada na próxima geração dos Corolla e Corolla Cross

Por João Vitor Ferreira
7 ago 2023, 21h30
Corolla picape
 (@theottleys/Twitter/Reprodução)
Continua após publicidade

Mais uma fabricante estaria empenhada em lançar uma picape monobloco como Fiat Toro, Ford Maverick, Chevrolet Montana e a mais recente Ram Rampage. De acordo com o site Automotive News, a Toyota está planejando sua própria picape intermediária com a plataforma da próxima geração dos Corolla e Corolla Cross.

“Uma picape baseada no Corolla continua sendo uma possibilidade, mas a sua aparência ainda está sendo definida”, disse a Toyota ao site americano. O projeto ainda estaria em fase embrionária, mas a nova picape ficaria alinhada com o design dos novos sedã e SUV.

Corolla picape
Nos renders, a dianteira ficou indêntica ao Corolla Cross, enquanto a traseira é mais original (@theottleys/Twitter/Reprodução)

 

É claro que as primeiras projeções, como as  feitas pelo usuário @theottle do Twitter, vemos uma picape com a mesma dianteira do Corolla Cross, apenas ilustram como seria a picape com base nos carros atuais. 

Continua após a publicidade

O que importa é que essa nova picape da Toyota será baseada em uma evolução da plataforma TNGA dos Corolla e Corolla Cross atais, garantindo a base monobloco. Vale lembrar que, em maio, uma revista da África do Sul sugeriu que a montadora japonesa estaria trabalhando em um modelo semelhante, mas baseado na Hilux e usando um chassi, em vez da estrutura monobloco.

Corolla Cross
Visual do designer se baseia no Corolla Cross (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Outra incógnita é o nome. Por enquanto, o nome mais comum e que está sendo usado pela mídia é Corolla Truck. Mas não seria estranho ver a montadora ressuscitar uma nomenclatura antiga, como a Stout, vendida entre as décadas de 1950 e 1990.

Continua após a publicidade

A imprensa norte-americana aponta a fábrica de Blue Springs, Mississippi, onde o Corolla é feito, como um possível local de produção para a picape. Essa categoria de picapes intermediárias passou a bombar com o lançamento da Ford Maverick, ainda que a Hyundai Santa Cruz tenha vendas modestas.

corolla altis premium 2023
O Corolla ainda aguarda uma reestilização no Brasil, mas sua próxima geração tem deve estrear no mundo em 2025 e deve ser vir de base para a picape intermediária (Divulgação/Quatro Rodas)

Mas uma produção nacional não seria estranha, muito longe disso. A fábrica de Indaiatuba, no interior de São Paulo, atualmente produz apenas o Corolla sedan, que não vive seu melhor momento nas vendas. Não seria estranho se a picape viesse a ser produzida por lá para abastecer o mercado local e dos países vizinhos.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Também não há qualquer menção sobre motorização. O que sabemos, porém, é que a ideia é que a picape seja lançada em 2027. Antes disso, ainda teremos a reestilização do Corolla sedã, marcada para 2024, enquanto a 13ª geração deve estrear no mundo em 2025.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.