Peugeot 3008 elétrico já está no Brasil e será lançado ainda em 2025
Agora um SUV cupê, o médio da Peugeot poderá ter versão elétrica intermediária com autonomia de até 700 km

Fora de linha no Brasil em setembro de 2024, o Peugeot 3008 já iniciou seu retorno por aqui. Mas, conforme esperado e adiantado por QUATRO RODAS, a nova geração do SUV (que em sua terceira geração adota traços de cupê) virá em sua configuração elétrica, a e-3008. Duas unidades do modelo foram flagradas em solo nacional sob pesada camuflagem.
É possível notar que se trata do novo Peugeot e-3008 tanto pelo formato da carroceria, quanto por faróis e lanternas. Na dianteira, os faróis bastante estreitos têm três traços verticais que representam as “garras de um leão”, segundo define a marca. O artifício segue ao lado da grade, mas esta porção permanece escondida pela camuflagem.

A traseira tem lanternas também com três elementos em cada lado, e são ligadas por uma barra em preto, onde o nome Peugeot aparece por extenso. A luz de ré fica no para-choque. Já a lateral destaca a área envidraçada e as rodas, com desenho que remete ao já visto nos novos 208 e 2008.
Por dentro, o Peugeot e-3008 remete ao vanguardismo das gerações passadas, com painel de linhas modernas e acabamento caprichado. O volante segue abaixo do quadro de instrumentos, que agora transformou-se em uma grande tela curva destacada do painel.

Quanto à mecânica, o SUV elétrico oferece três opções na Europa, mas terá apenas uma no Brasil. A primeira, chamada de Electric 210, tem um motor dianteiro de 210 cv e 35 kgfm, e bateria de 73 kWh. Com esse conjunto, a Peugeot promete uma autonomia projetada de até 525 km e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos.
A versão intermediária, batizada de Electric 230 Long Range, também tem motor dianteiro, mas com 230 cv. Seu trunfo está na maior bateria, de 98 kWh, que promete uma autonomia de aproximadamente 700 km. Apesar de ser mais potente, o maior peso da bateria eleva o tempo de 0 a 100 km/h para 8,9 segundos.

Por fim, haverá uma terceira opção, mais potente, de 320 cv. Ela será a única com tração integral, já que ganha um motor traseiro. A autonomia estimada é de 525 km, assim como a versão de entrada, mas o 0 a 100 km/h é feito em 6,7 segundos, de acordo com a marca.
Para o mercado brasileiro, a opção mais provável é a intermediária, por conta da autonomia. A versão de acabamento deverá ser a GT, seguindo a estratégia do “irmão” menor, e-2008.
