Omoda e Jaecoo estreiam até março e querem produção nacional ainda em 2025
Marcas internacionais da Chery terão operação própria no país, inclusive com fábrica que pode começar a operar ainda em 2025

Vontade de estrear antes existia, mas a Omoda & Jaecoo deixou o para o primeiro trimestre deste ano o lançamento dos seus primeiros carros. Os Omoda 5 e Jaecoo 7 serão lançados no Brasil até o final de março, com vendas em 50 concessionárias espalhadas pelo Brasil. Mas o planejamento para fabricar carros no Brasil não foi adiado.
Havia negociação com a Caoa para utilizar a fábrica de Jacareí (SP), que também pertence à Chery Global (dona da Omoda & Jaecoo) e está fechada desde 2022. A empresa não fala se essa negociação avançou, mas sempre avaliou outras alternativas e considerou ter suas próprias instalações.
Toda a negociação vem sendo feita pela Chery Global que, inclusive considera possível iniciar a produção em CKD no Brasil ainda em 2025. A intenção é montar carros de volume com peças importadas e motores flex. Esses carros de volume seriam justamente o Omoda 5 e o Jaecoo 7.
Omoda 5

O carro mais barato no início das vendas será o Omoda 5 MHEV. Seu motor é um 1.5 turbo com injeção direta flex combinado com um sistema híbrido leve de 48V, que gera até 157 cv e 23,1 kgfm quando com gasolina. É o mesmo motor dos Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7 Pro Hybrid.
O câmbio é automático CVT com simulação de nove marchas. A marca fala em um consumo médio de 11 km/l com etanol e 16 km/l com gasolina.
O Omoda 5 tem dimensões equivalentes às de um Jeep Compass, com 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, além de 378 l de porta-malas.
Este mesmo SUV terá uma versão elétrica já no lançamento, chamada Omoda 5 EV. Utiliza um motor de 225 cv e 34,7 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 61 kWh.
Os testes na Europa indicam que tem uma autonomia de 430 km, pelo ciclo WLTP. Será lançado simultaneamente à versão a combustão. Enquanto a versão flex terá preço ao redor dos R$ 170.000, o elétrico custaria cerca de R$ 220.000. A diferença visual entre os dois está no visual dianteiro, descartando a grade, e no acabamento melhorado nas portas.
Jaecoo 7

O Jaecoo 7 é um SUV médio e será posicionado como uma opção acima ao Omoda 5. Desembarcará primeiro na versão com o motor 1.5 turbo a gasolina combinado com sistema híbrido plug-in (PHEV), de 339 cv e 52 kgfm, prometendo uma autonomia de até 1.200 km.

Há 204 cv extras dos dois motores elétricos integrados ao câmbio com três marchas físicas. Mas são tantas combinações que o carro terá, virtualmente, 11 marchas. A bateria, de 18,3 kWh, permite percorrer 88 km em modo elétrico, no ciclo de medição padrão chinês.
O painel com linhas horizontais é interessante e tem bons materiais, o console elevado e as telas saltadas, com destaque para a multimídia de 14,8” vertical e para o head-up display, causam boa impressão. Ainda há pacote completo de assistentes autônomos e até reconhecimento facial. Deixa claro que está um patamar acima do Caoa Chery Tiggo 7, que tem praticamente as mesmas dimensões: 4,5 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos.
A fabricante tem planos para lançar uma versão de entrada do Jaecoo 7 com motor 1.6 turbo sem eletrificação. Pode ser uma das novidades que a marca terá antes do fim de 2025.
Omoda 7

Outro carro no horizonte, mas que também deverá ficar para 2026, é o Omoda 7. Será o SUV médio da Omoda, com 4,62 m de comprimento e 2,7 m de entre-eixos, e mecânica híbrida plug-in. Seu design é bastante diferente e futurista, mas seu lançamento está atrasado: a intenção da empresa era lançá-lo na Rússia em novembro, mas ainda está na promessa.
A Omoda & Jaecoo não tem dois anos de existência, mas a meta é audaciosa: vender 1,5 milhão de carros ao redor do mundo até 2030 e figurar entre as cinco principais fabricantes do Brasil até lá. Há mais lançamentos pelo caminho: os Omoda 3 (SUV compacto), Jaecoo 5 (com porte do Omoda 5, descartado para o Brasil) e a picape híbrida monobloco, derivada da Chery KP11, que será lançada até 2026.

Ficha Técnica
OMODA E5
Motor: elétrico, dianteiro, 204 cv, 35,7 kgfm Baterias: íons de lítio, 61 kWh, 28 min. de 20 a 80% (80 kW, DC) Câmbio: automatizado, 1 marcha, 4×4 Suspensão: McPherson (dianteira), multilink Freios: disco ventilado (diant.,) disco sólido (tras.) Dimensões: 0 a 100 km/h, 7,6 s *Dado de fábrica |
OMODA 7 PHEV
Motor: 1.5 turbo, inj.direta com 156 cv e 22,4 kgfm; dois elétricos com 176 cv Câmbio: DCT 3 marchas, tração diant. Bateria: 18,3 kWh Suspensão: McPherson (dianteira), multilink Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.) Dimensões: Desempenho* Autonomia elétrica, 95 km; híbrida, 1.250 km *Dados de fábrica |
JAECOO 7 PHEV
Motor: 1.5 turbo, inj.direta com 156 cv e 22,4 kgfm; dois elétricos com 204 cv; 347 cv e 53,3 kgfm combinados Câmbio: DCT 3 marchas, tração diant. Bateria: 18,3 kWh Suspensão: McPherson (dianteira), multilink Freios: disco ventilado (diant,) disco sólido (tras.) Dimensões: comprimento, 450 cm; largura, 186 cm; alt., 168 cm; entre-eixos, 267 cm; porta-malas, 412 l Desempenho* Autonomia elétrica, 88 km; híbrida, 1.200 km *Dados de fábrica |